• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Como procurar um novo emprego, sem perder o atual Veja alguns exemplos de quem tem mais de um emprego e
    as dicas de uma consultora em Recursos Humanos

    Renata Cristina
    Repórter
    26/07/2006
    ACESSIBILIDADE:
    Ouça a matéria

    A jornada dupla de trabalho é praticada por muitos profissionais no país. Médicos, dentistas, enfermeiros, arquitetos, biólogos, administradores de empresas, jornalistas, advogados, psicólogos... Todos estão à procura de uma alternativa que amplie o leque de oportunidades no trabalho e, ainda, complemente a renda mensal. Alguns preferem realizar serviços diferenciados, associando lazer e dinheiro, outros optam por uma atividade no mesmo ramo de sua atuação.

    O produtor de eventos, Beto Campos (foto abaixo), é um dos que possui jornada dupla e, às vezes, tripla ou até quádrupla. Ele diz que essa é uma das características de sua profissão. "No meu trabalho, não fico eternamente em uma única função, fato que me exige trabalhar em vários projetos simultaneamente. Com isso, tenho hora para começar, mas nunca sei quando o meu expediente irá encerrar", afirma.

    foto de Beto Campos Para os profissionais que desejam encarar esse desafio, o produtor aconselha: "é interessante pensar na experiência de mercado, ver o que já foi feito e conquistado. Não é necessário abandonar uma causa em prol de outra". Além disso, ele acredita que a dedicação deve ser uma das qualidades desse profissional.

    Também adepto da múltiplas jornadas, o jornalista, ator, escritor e professor, Robson Terra, atualmente, desenvolve quatro trabalhos e diz que a remuneração é o fator menos importante para a sua carreira. "A gente sempre arruma tempo para fazer o que gosta. Faço do meu trabalho a minha maneira de ser feliz", resume. O jornalista acredita que essa variedade de funções só é possível através de criatividade e da capacidade de realização. "O mercado de trabalho, hoje, exige pessoas competentes, que estão preparadas para o ofício. Mas só agüenta muito trabalho quem ama aquilo que faz", salienta.

    Como procurar um novo emprego?

    Mas a saia justa pode acontecer justamente na hora de procurar um novo emprego. O que fazer para não perder o atual? Como não desagradar os chefes e outros funcionários? A psicóloga e consultora em Recursos Humanos, Maria Aparecida Frade (foto abaixo), aposta na sinceridade quando o assunto é duplicar a jornada de trabalho. "Acredito que a transparência é a melhor solução nesses casos. Não adianta tentar esconder uma situação que pode ser revelada por terceiros ou pela própria carteira de trabalho", exemplifica.

    foto de Maria Aparecida Frade Até mesmo para os empregos informais, os chamados freelancers, a consultora aconselha que a empresa "oficial" seja avisada. "É melhor contar e transmitir confiança do que gerar insegurança por parte dos colegas de trabalho", orienta. A psicóloga acredita, ainda, que muitas empresas passam a valorizar mais os seus colaboradores, após vê-los em outros campos de atuação. "Alguns desses profissionais são considerados pessoas de peso no mercado e por esse motivo, são também estimulados pelos próprios patrões a experimentar diferentes ramos".

    Apesar dessa possibilidade, é preciso estar atento aos riscos quando se assume um compromisso com o novo empregador. "É comum ver casos em que o excesso de trabalho acaba prejudicando o rendimento do profissional, acarretando em problemas de saúde e elevado grau de estresse", diz a consultora. Outro ponto importante é conciliar os horários e compromissos. Há empresas que precisam de seus funcionários em jornadas alternativas para participarem de eventos, congressos e viagens de negócios.

    Fique atento às dicas para manter-se na jornada dupla
    • Lembre-se de que o mais importante é a sua qualidade de vida. Pese na balança se um novo emprego não irá exigir muito de você.
    • Cuidado para não desrrespeitar os horários e os compromissos das duas empresas.
    • Em hipótese nenhuma, coloque em risco os trabalhos já realizados.
    • Não divulge informações das duas empresas. Mantenha sigilo em todos os casos. É uma questão ética.
    • Não confronte realidades distintas. Cada empresa tem uma política de trabalho.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.