Programa de trainee Em JF, as grandes empresas oferecem programas de trainee, uma oportunidade para rec?m-formados adquirirem pr?tica e conhecimento

Renata Cristina
Colabora??o
18/08/2006

Para o profissional rec?m-formado que deseja aliar os conhecimentos adquiridos na faculdade ? experi?ncia profissional, os programas de trainee, ou em portugu?s, de treinamento, oferecem boas oportunidades. Ao contr?rio dos est?gios, voltados para estudantes que, ainda n?o conclu?ram seus cursos, o trainee objetiva preparar um novo profissional para atuar em determinados campos de uma empresa.

Assim aconteceu com Bruno Fragoso (foto ao lado) que, ao terminar a faculdade de engenharia, ingressou no programa da MRS Log?stica. Atualmente, ele trabalha na ?rea de ger?ncia de engenharia e ? liderado por um outro ex- trainee, Filipe de Castro (foto abaixo). Segundo Fragoso, o tempo de trabalho, que antecedeu a designa??o de um cargo efetivo, foi essencial para adquirir uma vis?o integrada do funcionamento da empresa. ?Passei por diversos setores da empresa, tive que viajar para outras cidades e pude desenvolver projetos significativos que me acrescentaram experi?ncia?, destaca.

O colega de setor Adgenor Lima Neto (foto abaixo, ? esquerda) ingressou no processo seletivo em 2005 e deixou para tr?s 9.500 candidatos. Apesar de ter passado por uma disputa t?o acirrada, o engenheiro acredita que fatores como flexibilidade, aptid?o para trabalhar no cargo almejado e humildade, podem ajudar durante as etapas de sele??o. ?O trainee ? a melhor forma de adquirir o primeiro emprego e ser treinado sem assumir, teoricamente, responsabilidades efetivas?, considera.

Para o gerente, Filipe de Castro (foto acima, ? direita), que entrou na MRS no ano de 2000, tamb?m por interm?dio de trainee, afirma que a perspectiva das empresas ? a de aproveitar todos os profissionais classificados. "Durante o treinamento h? como verificar se aquela pessoa tem o perfil de interesse da empresa. Caso o trainee se mostre inapto, esse aproveitamento n?o acontece", diz.

Palavra de especialista

A coordenadora do programa de trainee da empresa, V?nia Nogueira, acredita que o primeiro passo para quem deseja ser selecionado em um programa como esses ? fazer uma boa escolha, que combine o perfil do candidato ? vaga. "N?o adianta for?ar a barra talvez pelo sal?rio ou pelas possibilidades de crescimento que aquela vaga oferece, pois no desenrolar da sele??o percebemos quem n?o se encaixa naquele setor", esclarece.

Para isso, a especialista em Recursos Humanos, indica a realiza??o de uma boa pesquisa de mercado. "O profissional deve analisar a cultura de cada organiza??o e ver qual ? o seu objetivo central". Segundo V?nia, h? empresas que atuam com focos distintos que podem interferir em uma melhor ou pior atua??o daquele colaborador.

Em rela??o ao processo de sele??o, a especialista acredita que a auto-confian?a ? fundamental. "? preciso estar com a auto-estima bem elaborada e ter um posicionamento pessoal firme, aut?ntico". Entre as etapas que mais assustam os candidatos, ela destaca as que visam avaliar os aspectos comportamentais, como as din?micas de grupo. Nesse momento, V?nia recomenda naturalidade. "N?o se deve camuflar uma situa??o. Quanto mais veracidade e ?tica, melhor. A pessoa pode se enrolar contando vantagens ou falando coisas irreais".

O analista comercial, Carlos Eduardo Rizo (foto ao lado), j? passou por processos disputados de sele??o. Ele d? algumas dicas para quem pretende seguir o caminho dos programas de trainee:

  • 1? Passo: Elabora??o do curr?culo

Em geral, as empresas que abrem processos de trainee ?peneram? os curr?culos enviados pela Internet. N?o deixe de colocar palavras-chave que poder?o deix?- lo na frente dessa disputa.

  • 2? Passo: Prova on-line

Nessa etapa, para se preparar ? necess?rio estar por dentro de disciplinas, como l?ngua estrangeira, portugu?s, racioc?nio l?gico e conhecimentos gerais. Treine com provas de sele?es anteriores e veja qual ? a ag?ncia que est? realizando a prova. Isso pode ajudar a encontrar um par?metro para o teste.

  • 3? Passo: Din?mica de grupo

N?o force rea?es e force perfis. Seja voc? mesmo. Fale com flu?ncia, sem gaguejar e mostre seguran?a em suas atitude. Aproveite os poucos momentos em que voc? tem para se expressar em grupo e seja aut?ntico.

  • 4? Passo: Entrevistas

Se voc? chegou at? essa etapa n?o coloque tudo a perder. N?o exagere em sua experi?ncia profissional e seja realista em suas respostas.

Aten??o: essas etapas n?o s?o necessariamente de todos os programas de trainee

Em Juiz de Fora

As empresas que oferecem programas de trainee em Juiz de Fora s?o a DaimlerChrysler, Votorantim, MRS Log?stica e Belgo Mineira. Em geral, os processos de sele??o acontecem no 2? semestre de cada ano.