• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Programa de trainee Em JF, as grandes empresas oferecem programas de trainee, uma oportunidade para recém-formados adquirirem prática e conhecimento

    Renata Cristina
    Colaboração
    18/08/2006

    Para o profissional recém-formado que deseja aliar os conhecimentos adquiridos na faculdade à experiência profissional, os programas de trainee, ou em português, de treinamento, oferecem boas oportunidades. Ao contrário dos estágios, voltados para estudantes que, ainda não concluíram seus cursos, o trainee objetiva preparar um novo profissional para atuar em determinados campos de uma empresa.

    Assim aconteceu com Bruno Fragoso (foto ao lado) que, ao terminar a faculdade de engenharia, ingressou no programa da MRS Logística. Atualmente, ele trabalha na área de gerência de engenharia e é liderado por um outro ex- trainee, Filipe de Castro (foto abaixo). Segundo Fragoso, o tempo de trabalho, que antecedeu a designação de um cargo efetivo, foi essencial para adquirir uma visão integrada do funcionamento da empresa. “Passei por diversos setores da empresa, tive que viajar para outras cidades e pude desenvolver projetos significativos que me acrescentaram experiência”, destaca.

    O colega de setor Adgenor Lima Neto (foto abaixo, à esquerda) ingressou no processo seletivo em 2005 e deixou para trás 9.500 candidatos. Apesar de ter passado por uma disputa tão acirrada, o engenheiro acredita que fatores como flexibilidade, aptidão para trabalhar no cargo almejado e humildade, podem ajudar durante as etapas de seleção. “O trainee é a melhor forma de adquirir o primeiro emprego e ser treinado sem assumir, teoricamente, responsabilidades efetivas”, considera.

    Para o gerente, Filipe de Castro (foto acima, à direita), que entrou na MRS no ano de 2000, também por intermédio de trainee, afirma que a perspectiva das empresas é a de aproveitar todos os profissionais classificados. "Durante o treinamento há como verificar se aquela pessoa tem o perfil de interesse da empresa. Caso o trainee se mostre inapto, esse aproveitamento não acontece", diz.

    Palavra de especialista

    A coordenadora do programa de trainee da empresa, Vânia Nogueira, acredita que o primeiro passo para quem deseja ser selecionado em um programa como esses é fazer uma boa escolha, que combine o perfil do candidato à vaga. "Não adianta forçar a barra talvez pelo salário ou pelas possibilidades de crescimento que aquela vaga oferece, pois no desenrolar da seleção percebemos quem não se encaixa naquele setor", esclarece.

    Para isso, a especialista em Recursos Humanos, indica a realização de uma boa pesquisa de mercado. "O profissional deve analisar a cultura de cada organização e ver qual é o seu objetivo central". Segundo Vânia, há empresas que atuam com focos distintos que podem interferir em uma melhor ou pior atuação daquele colaborador.

    Em relação ao processo de seleção, a especialista acredita que a auto-confiança é fundamental. "É preciso estar com a auto-estima bem elaborada e ter um posicionamento pessoal firme, autêntico". Entre as etapas que mais assustam os candidatos, ela destaca as que visam avaliar os aspectos comportamentais, como as dinâmicas de grupo. Nesse momento, Vânia recomenda naturalidade. "Não se deve camuflar uma situação. Quanto mais veracidade e ética, melhor. A pessoa pode se enrolar contando vantagens ou falando coisas irreais".

    O analista comercial, Carlos Eduardo Rizo (foto ao lado), já passou por processos disputados de seleção. Ele dá algumas dicas para quem pretende seguir o caminho dos programas de trainee:

    • 1° Passo: Elaboração do currículo

    Em geral, as empresas que abrem processos de trainee “peneram” os currículos enviados pela Internet. Não deixe de colocar palavras-chave que poderão deixá- lo na frente dessa disputa.

    • 2° Passo: Prova on-line

    Nessa etapa, para se preparar é necessário estar por dentro de disciplinas, como língua estrangeira, português, raciocínio lógico e conhecimentos gerais. Treine com provas de seleções anteriores e veja qual é a agência que está realizando a prova. Isso pode ajudar a encontrar um parâmetro para o teste.

    • 3º Passo: Dinâmica de grupo

    Não force reações e force perfis. Seja você mesmo. Fale com fluência, sem gaguejar e mostre segurança em suas atitude. Aproveite os poucos momentos em que você tem para se expressar em grupo e seja autêntico.

    • 4° Passo: Entrevistas

    Se você chegou até essa etapa não coloque tudo a perder. Não exagere em sua experiência profissional e seja realista em suas respostas.

    Atenção: essas etapas não são necessariamente de todos os programas de trainee

    Em Juiz de Fora

    As empresas que oferecem programas de trainee em Juiz de Fora são a DaimlerChrysler, Votorantim, MRS Logística e Belgo Mineira. Em geral, os processos de seleção acontecem no 2° semestre de cada ano.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.