"Lar doce lar" dos estudantes forasteiros




Deborah Moratori
02/11/03

Baladas regadas a cerveja à vontade, muuuuuuito beijo na boca, mulherada disponível, gatos interessantes. E vizinhos estressados. Essa é a primeira idéia que vem à cabeça quando a gente pensa em república de estudantes.

O quadro ao lado, refere-se à transcrição do blogg da República Gandaia, "comandada" por Ellem, Rejana, Patrícia, Raquel, Lidiana, Drucilla e Juliana de Piracicaba (SP), e comprova a impressão inicial. Nem só de estudo, vivem os moradores das repúblicas.

Se você não pensou nisso, com certeza, não deve saber o que é uma república. República, nesse sentido, é o local de moradia de estudantes que se mudam de sua cidade natal para uma outra cidade onde vai para estudar.

.:. REPÚBLICA GANDAIA .:.

segunda-feira, 10 de novembro de 2003


Bom dia!!!, este final de semana foi especial, fizemos uma balada ke há tempos naum faziamos . Teve "bailinho" na rep , só kem já morou na gandaia sabe como é, só faltou a Ju. E teve um motivo especial , tirar uma gandaia da depre. Nos divertimos muito : musica, bebida , dança, e porradinhas(51) ops rs rs rs...
No Dom. o ap estava inreconhecivelmente deturbado, mais nada ke uma faxina coletiva naum desse jeito e foi o ke fizemos, com um empurãozinho da Rejana, ke ficou berrando na minha cabeça ,eu ainda estava meio zonza, . Por volta de 15:00hs ja estava tudo limpo e com a comida na mesa , o resto do dia foi giboiar em frente a tv , terminei meu dia revendo matrix . Por hoje é só.
postado por kel às 10:45:06


Festa "comportada"
- Rep. Favelinha
No capricho
- Rep. Gandaia

Chimarrão do Sul
- Rep. Bandar-log

"Com cerca de 30m², o pequeno apertamento, digo, apartamento, conta com dois quartos, cozinha, banheiro e sala. Porém, como qualquer República, pode abrigar um número ainda incerto de pessoas."
Rep. Bandar-log
Estudar é o motivo da mudança e da reunião de grupos de universitários, principalmente, para formarem uma república, mas na prática o estudo às vezes fica relegado à segundo plano... Apartamentos, casas, quitinetes, enfim, qualquer tipo de construção entre quatro paredes sob um telhado pode abrigar uma república. Mas não vá pensando em palacetes ou residências luxuosas, geralmente as repúblicas são bem apertadinhas e abrigam um montão de estudantes. Leia o depoimento dos moradores da República Bandar-log, de Curitiba.

Conheça algumas repúblicas de Juiz de Fora!



República (b)em "família"

Cada um na sua...

Hora de coisa séria

De norte a sul do país, as repúblicas são uma realidade de universidades e faculdades sejam elas públicas ou privadas. Com seus códigos de ética, lemas, dicionário e regras revelam o comportamento do estudante que sai de casa para estudar fora. Deixando de lado as festas - mesmo porque reunião de estudantes, de república ou não, é sinônimo de diversão - morar fora significa ser responsável por uma série de coisas que antes papai e mamãe resolviam.

Conheça o dicionário e os "mano" da República Favelinha. Clique!

Luz, água e esgoto, telefone, condomínio, aluguel.... Ufa! Contas a pagar são só o começo. Tem ainda a divisão da geladeira e da dispensa, a limpeza da casa, os afazeres domésticos em geral. Isso tudo você soma e divide por dois, três, quatro, o número de moradores da república. Imagina a confusão? Sem contar que tem sempre alguém para contestar "eu não fiz isso tudo de ligação", "eu quase nem fico em casa", "o que eu sujo, eu limpo", blá, blá, blá, blá...
"Finalmente! Trocamos os vidros quebrados (depois de oito meses com o vento entrando pela janela da sala), compramos gás (após duas semanas aquecendo água com um rabo-quente) e trocamos o chuveiro (após vários meses com ele não esquentando direito e após um dia sem banho com ele queimado)."
Rep. Bandar-log

Lição de vida

Sem dúvida as festas, os estudos e a falação fazem parte do dia-a-dia de quem mora numa república. Essa rotina serve como uma lição de vida que vai estar no "curriculum" do estudante para sempre. Mais importante do que saber dividir as contas é aprender a conviver em grupo. E a experiência de morar numa república é o melhor estágio nesse campo de trabalho.

As fotos não deixam mentir... Você reparou no detalhe?


Rep. Bandar-log
Rep. Favelinha

Rep. Gandaia

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.