Matem?tica


J? se foi o tempo que matem?tica era s? "decoreba"

S?lvia Zoche
06/08/04

O professor de matem?tica e f?sica, Anderson de Castro Oliveira, fala que decorar f?rmulas ? coisa do passado. Clique e ou?a!

Ou?a!

Foto ilustrativa Saber a matem?tica b?sica, que ? teoricamente a do gin?sio, ? essencial para a compreens?o da matem?tica do 2? grau. Uma boa base, isso n?o somente nesta mat?ria, facilita qualquer estudo.

Alguns exemplos de matem?tica b?sica s?o:


  • ?lgebra b?sica
  • produtos not?veis
  • equa?es do 1? e 2? graus
  • artim?tica dos inteiros

Segundo o professor de matem?tica e f?sica, Anderson de Castro Oliveira (foto abaixo), a aritm?tica dos inteiros Anderson de Castro Oliveira est? sempre aparecendo no vestibular e, ?s vezes, com uma ou duas quest?es na prova aberta. Mas n?o existe motivo para temores. Atualmente, as provas de vestibular est?o enfatizando o uso da matem?tica no dia-a-dia do aluno. "L?gico que voc? n?o consegue contextualizar todos os assuntos da matem?tica, mas a banca elabora o m?ximo de quest?es contextualizadas poss?veis. Ou seja, n?o existe mais aquela prova de decoreba de f?rmula, de macete, muito pelo contr?rio. Algumas quest?es, inclusive, s?o direcionadas para que o aluno consiga resolver, mesmo que tenha somente um conhecimento m?nimo", diz Anderson.

Mais freq??ncia

O professor d? algumas dicas do que mais freq?entemente tem aparecido nas provas de vestibular. Mas ressalta que isto n?o ? via de regra. "Eu n?o tenho a pretens?o de falar que vou acertar os assuntos da prova. Eu estou dando uma diretriz pelo que vem caindo nas ?ltimas provas e pelas reuni?es que temos com o departamento de matem?tica", esclarece.

Para quem n?o est? com tempo suficiente para estudar toda a mat?ria, Anderson fala sobre alguns t?picos que a pessoa pode priorizar.


  • Arim?tica dos inteiros, chamados problemas do 1? grau,
    que t?m ca?do bastante
  • Geometria plana: ? fundamental o estudo de tri?ngulos
    e ?reas das principais figuras
  • Geometria espacial: o volume dos principais s?lidos
    (prisma, cil?ndro, cone, pir?mide e esfera), c?lculo de
    volume (sem preocupar com decorar f?rmula)
  • Geomestria anal?tica: equa??o da reta e da circunfer?ncia
  • ?lgebra e an?lise: fundamental saber fun??o de 1? grau
    e fun??o de 2? grau.
  • Segundo o professor, tem aparecido menos em prova,
    mas ? sempre bom estudar logaritmo e exponencial.
    "No nosso dia-a-dia, grande parte dos problemas que um
    bot?nico, um m?dico, um engenheiro lidam, s?o curvas
    chamadas de exponenciais", diz.
  • Estat?stica, m?dia aritm?tica simples e ponderada
  • Saber interpretar gr?ficos. "Eu tenho que saber gr?ficos
    de estat?stica? Sim. S?o os mesmos gr?ficos que voc? interpreta,
    por exemplo, para estudar geografia", diz.
  • Probabilidade, "que sempre aparece em nosso cotidiano"
  • Porcentagem e juros. "Qualquer prova de matem?tica que
    se fa?a, hoje em dia, cai uma quest?o de porcentagem", conclui.

O professor completa dizendo que se a banca mantiver a linha de trabalho, 60% a 70% da prova est? nos conte?dos listados acima.

Na pr?tica

Foto ilusrativa

Quando for resolver um problema, a dica ? n?o pensar que est? resolvendo uma quest?o de matem?tica. "? tentar se colocar diante do problema como se fosse um problema da sua vida pr?tica", indica Anderson. Dessa forma, o trauma pode ser banido. "Quando se fala em matem?tica e f?sica, o que vem na cabe?a ? f?rmula e decoreba. E ? tudo que n?o ? cobrado na prova da UFJF e nas provas dos vestibulares da redondeza que a gente acompanha", explica.

Ler com bastante aten??o ? outra dica do professor. Ele costuma dizer que 50% dos problemas s?o de interpreta??o de texto. "Se voc? conseguir interpretar as informa?es do enunciado e o que ele est? pedindo, j? ? metade do caminho andado. L?gico que o aluno deve ter algum conhecimento b?sico", diz.

Vis?o em 3D

Foto ilusrativa

Assistir ?s aulas de geometria espacial requer facilidade em visualizar em tr?s dimens?es. Para quem acha essa tarefa dif?cil, Anderson recomenda um exerc?cio em casa, antes de resolver qualquer problema.

"Em casa, voc? est? assistindo ? televis?o. Se tiver um tempinho, pegue um papel e tente desenhar a estante e a televis?o que voc? est? vendo. Assim voc? acostuma o seu c?rebro a enxergar em tr?s dimens?es", explica. Procure mudar o seu ?ngulo de vis?o e fa?a mais desenhos. Quando for estudar, tente desenhar as figuras do livro.

"No in?cio, voc? pode at? desenhar olhando no livro e, simplesmente, tentar redesenhar a figura para que seu c?rebro se acostume com esta vis?o", completa a dica.

Quando come?ar a estudar, o aluno deve associar as quest?es a seu cotidiano. Anderson exemplifica com a figura de um paralelep?pedo reto ret?ngulo. "Esta sala ? um paralelep?pedo reto ret?ngulo, por exemplo. Um cil?ndro: lembre-se de uma latinha de refrigerante. Um cone: a casquinha do sorvete. Associe sempre com imagens do dia-a-dia, porque nosso c?rebro j? est? acostumado".