Nossa L?ngua Portuguesa... Nossa l?ngua ? linda, mas as d?vidas s?o muitas, quando se fala o Portugu?s. Mais um motivo para estudar em dobro para o vestibular...

Djenane Pimentel
Rep?rter
10/12/2004
A L?ngua Portuguesa ? inegavelmente bela, mas, venhamos e convenhamos... s? mesmo os brasileiros (e, consequentemente, aqueles que nos "deram a vida" - os portugueses), para entender esta linguinha dif?cil. Se Portugu?s nunca foi o seu forte, ent?o, este ? mais um motivo para enfiar a cara nos estudos e n?o deixar que ele o ven?a! Afinal, voc? precisa saber se comunicar bem, n?o s? para prestar o vestibular mas tamb?m em toda a sua vida, social e profissional.

Oh, d?vida cruel!
O vestibular est? na porta e voc? ainda n?o sabe o que estudar direito? A professora de Portugu?s e Literatura, Genoveva de Carvalho Schiavon, d? as dicas para os alunos que ainda est?o meio perdidos. "Neste momento, o aluno n?o deve se prender a coisas sem import?ncia e deve tentar estudar apenas pontos da mat?ria que exigem memoriza??o, como sufixos, prefixos, reg?ncias, etc... Ficar estudando feito louco, agora, s? vai causar mais stress", destaca.

A professora deixa algumas dicas da mat?ria, para quem est? correndo contra o tempo, ou mesmo para aqueles que desejam refor?ar o conte?do que j? est? bem guardado na cuca.

Preste bastante aten??o em:
  • Interpreta??o de texto: aten??o na leitura e no enunciado da pergunta, para saber o que est? sendo pedido.
  • Conjun?es
  • Pronomes pessoais, demonstrativos e relativos
  • Vocabul?rio e Linguagem Figurada
  • Estrutura e forma??o das palavras
  • Preposi?es
  • Reg?ncia

Genoveva aconselha que, nestes ?ltimos dias, os alunos n?o deixem de se alimentar direito, com uma comidinha mais leve e saud?vel; n?o durmam muito tarde, respeitando as oito horas de sono; e n?o fiquem bitolados nos estudos. "Agora n?o ? hora de tentar recuperar o tempo perdido", avisa.

Algumas dificuldades
Segundo a professora, uma das maiores dificuldades que enfrenta ao ensinar o Portugu?s ? o "tal" do Pronome Relativo. "Normalmente, ? a parte da mat?ria que os alunos possuem mais dificuldade, porque s?o quest?es que exigem conhecimento abrangente de an?lise sint?tica. Percebo que eles t?m muito mais intui??o gramatical, na verdade, do que conhecimento s?lido para resolver as quest?es", diz.

Uso do Ger?ndio
Usar o ger?ndio em certas frases, informa Genoveva, n?o est? errado. O problema est? na m? coloca??o da forma nominal do verbo. "O ger?ndio s? deveria ser usado em alguns contextos, quando houver uma a??o em processo", afirma. Como, por exemplo, na frase: "N?o telefone nessa hora, porque eu vou estar almo?ando".

Em frases como "vou estar fazendo, vou estar entrando", o ger?ndio caracteriza-se como um v?cio da linguagem coloquial brasileira, e, se analisado conforme a norma culta da l?ngua, est? errado.

Portanto, se depois de ler esta mat?ria, voc? percebeu que ainda falta uma parte da mat?ria para colocar em dia, antes do vestibular, n?o se desespere. Siga os conselhos da professora Genoveva, estude somente o necess?rio nestes dias, e BOA SORTE!