O ensino superior em JF nos ?ltimos 10 anos


Na d?cada que passou, o ensino superior em Juiz de Fora se expandiu e teve incrementos significativos de escolas, cursos, alunos e professores

Marcelo Miranda
Rep?rter
27/04/2006

Os ?ltimos 10 anos foram marcantes para a educa??o superior em Juiz de Fora. De 1996 para 2006, a cidade sofreu um boom impressionante e assumiu de vez sua voca??o para o ensino e a caracter?stica de centro universit?rio. Se antes era a UFJF que movia os estudantes, agora s?o no m?nimo outras nove universidades ou faculdades que disputam espa?o e aten??o na mente de centenas de alunos dispostos a se formar num curso superior.

Segundo dados mais recentes do Anu?rio Estat?stico elaborado pela UFJF, cujas informa?es se referem aos anos de 2002 a 2004, a maioria das institui?es locais aumentaram seu n?mero de alunos e professores em rela??o aos anos 90, fora as que foram criadas no per?odo. Em 1996, havia quatro universidades/faculdades na cidade, 958 professores e 11.470 alunos matriculados no ensino superior - destes, 7.456 apenas na federal. O total de alunos ? emblem?tico para se ter no??o do tal boom: em 2004, foram computados 20.785 matriculados em faculdades, equivalente a 9.315 a mais que em 1996.

A quantidade de professores tamb?m ? um fator significativo. H? 10 anos, eram os 958 citados, sendo 732 apenas na UFJF (foto). Em 2004, esse n?mero total subiu para 1.578 - e curiosamente, na universidade federal, a marca diminuiu para 723 no quadro permanente. Ou seja, o incremento de mais 620 profissionais em sala de aula foi devido quase que exclusivamente ao grande n?mero de novos cursos inaugurados.

Ali?s, os cursos englobam outros dados significativos. Se em 1996 havia apenas a UFJF como grande centro estudantil e algumas faculdades no Centro com foco maior principalmente na ?rea de Humanas (Direito e Administra??o, por exemplo), o quadro evoluiu na d?cada. Pelo Anu?rio, Juiz de Fora possui 94 cursos superiores, espalhados pelas mais variadas ?reas e institui?es. Mesmo a UFJF (foto) n?o ? mais t?o grandiosa em termos de quantidade: oferece 29 cursos de gradua??o, enquanto a Universo n?o fica longe com seus 21. Outras que j? possuem mais de dez cursos em seus quadros s?o pelo menos o CES e a Est?cio de S?.

No Relat?rio de Gest?o do ano de 2005, apresentado pela reitora da UFJF, Margarida Salom?o no ?ltimo dia 26 de abril, constam dados dos ?ltimos oito anos, o que muito tamb?m demonstram o quanto Juiz de Fora cresce cada vez mais em se tratando de estudantes. Um dos principais fatores, no caso da universidade, foi a cria??o de cursos noturnos. Em 1998, o total de alunos era de 7.600. Em 2005, subiu para 10.409. Os formandos saltaram de 1.302 para 2.589. S? na gradua??o noturna, a matr?cula triplicou de alguns para c?.

Competi??o e qualifica??o

O secret?rio de Imagem Institucional da UFJF, M?rcio Guerra (foto), acredita que essa expans?o conjunta da federal e das particulares deveu-se ? pr?pria universidade n?o poder atender a todos os alunos do ensino m?dio. "? medida que o mercado vem exigindo mais qualifica??o, as pessoas tem procurado completar seus estudos e buscar uma faculdade. E nem sempre h? vagas para todos, o que atraiu institui?es privadas ? cidade na busca por essas pessoas", diz M?rcio, que n?o v? problema nisso a partir do momento em que haja compromisso constante com a qualidade dos cursos oferecidos.

"N?o temos sentido isso. Mesmo que o mercado selecione por si mesmo o bom profissional, sempre h? o risco de algu?m de forma??o limitada e defasada abra seu pr?prio neg?cio de forma aut?noma e atenda sem a qualidade exigida". Ainda assim, M?rcio v? lados positivos dessa expans?o do ensino. "A competi??o acirrada exige que as institui?es se adequem cada vez mais e sejam refor?adas. A federal mesmo aumentou o quadro de professores e criou novos cursos de especializa??o e p?s-gradua??o na ?ltima d?cada".

Marcelle Louzada, diretora geral da Universo - Universidade Salgado de Oliveira em Juiz de Fora, acredita que o aumento no n?mero de cursos de gradua??o na cidade beneficia os estudantes, uma vez que "acirra a concorr?ncia entre as institui?es e traz mais op?es para o aluno, com mais qualidade". Ela afirma que "foram efetuadas pesquisas na cidade, e verificou-se a necessidade desta expans?o, j? que foi detectado que havia mercado para novas institui?es e novos cursos".

"Se pensarmos no mercado de ensino superior de Juiz de Fora h? dez anos atr?s, t?nhamos um n?mero bastante limitado de institui?es e cursos e a demanda j? existia e s? foi aumentando", diz Marcelle (foto). "Tanto que o n?mero de faculdades aumentou e ainda h? procura por novos cursos. Ou seja, o mercado ainda tem muito para expandir". Ela n?o cr? que o alto n?mero de formados na cidade anualmente possa provocar uma "superporpula??o" de profissionais. "muitos estudantes nem s?o da cidade e sim das regi?es vizinhas. Estes alunos, ao se formarem, ou voltam para o lugar de origem para exercerem suas profiss?es, ou procuram novos mercados".

Mais do que isso, Marcelle enxerga uma "sele??o natural" em todo o processo. "O mercado de trabalho aqui tem melhorado bastante com a abertura de novos postos, novas empresas e, como o n?mero de profissionais dispon?veis ? grande, h? uma sele??o natural, imposta pelo pr?prio mercado, por aquele que apresentar melhor qualidade, o que acaba trazendo um resultado bastante positivo".