Designer de j?ias ? preciso ter vis?o de futuro...
Rep?rter
02/12/2005
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"Aquele capaz de transformar id?ias em produtos; o intang?vel no tang?vel". Essa pode ser uma das in?meras defini?es para a fun??o de designer. Uma mistura de arte e ci?ncia, teoria e t?cnica. Mais do que isso, o designer, e principalmente o designer de moda, precisa saber, acima de tudo, visualizar o futuro. Estar a frente de seu tempo.
? a partir dessa an?lise do que ser? tend?ncia que um designer pode trabalhar, representar de fato o que est? em sua cabe?a. E para isso, ? importante que ele esteja antenado e se preocupe com os detalhes. ? tamb?m o caso de um designer de j?ias ou bijouterias que, muitas vezes, vai ter que lidar com pe?as pequenas, mas que fazem uma grande diferen?a.
Antes de habilidade manual, ? preciso ter feeling. ? o que pensa Luiz Fernando Ribeiro (foto abaixo), que trabalha desenhando bijouterias e j?ias h? 15 anos. Arquiteto por forma??o ele sempre entendeu que os acess?rios eram um ponto fraco, que poderiam ser muito melhor utilizados. Come?ou, gostou e passou ent?o a fazer cursos e se especializar. ? toda a sensibilidade que adquiriu no curso de arquitetura, alia uma boa dose de conhecimento. E n?o ? necessariamente sobre moda e grandes desfiles.
"? preciso ter uma vis?o do futuro e pensar no que a mulher quer. Est? tudo muito ligado. Economicamente, politicamente, tudo faz diferen?a", diz ele, associando at? mesmo atentados terroristas ao fato de as pessoas quererem se enfeitar mais.
Prever o futuro significa tamb?m trabalh?-lo. O que significa que um designer de j?ias vai passar uma esta??o j? trabalhando o que vai ser moda na pr?xima. Nesse ritmo ele gasta 12 horas por dia, dividindo o tempo entre cria??o, administra??o de seu neg?cio e da imagem dele.
? bem comum ver arquitetos ou artistas trabalhando com design de moda. E com as bijouterias e j?ias n?o ? diferente. Simone Gouv?a (foto ao lado) ? artista pl?stica e n?o abandonou as obras de arte. Parte delas, no entanto, de um ano para c?, s?o menores e usadas no dia-a-dia. Ela explica que gostar de moda, claro, ? fundamental.O trabalho de um designer ? basicamente criar, mas muitas vezes eles colocam a m?o na massa tamb?m para executar, por isso Simone ressalta que a habilidade manual ajuda muito. Para isso existem cursos ministrados em escolas das capitais. Mas ? a cria??o que de fato toma mais tempo.
"Desenhar demora mais. ? preciso ter no??o de cor, espa?o. Eu tenho mais de 200 tipos de missanga e tenho que definir exatamente o que vou usar. Ent?o eu desenho no papel, analiso o material e depois vamos partir para a montagem".
Crise como motiva??o
Al?m dos profissionais, artistas e pessoas j? ligadas ? arte, muita gente se rendeu aos encantos do design de j?ias e bijouterias nos ?ltimos anos. E Luiz Fernando Ribeiro tem uma explica??o na ponta da l?ngua para isso: crise. De acordo com ele, ? a possibilidade de ganhar dinheiro que faz com que muitas pessoas procurem cursos, ou comecem a fazer bijouterias por conta pr?pria. Satisfeito com a concorr?ncia ele explica como n?o perder espa?o nessa hora:
"Hoje os produtos s?o mais acess?veis a todo mundo ent?o temos que fazer diferen?a. Ent?o buscamos fazer pe?as exclusivas, individualizadas. Normalmente as pessoas nos procuram, trazem desenhos dos vestidos e n?s fazemos produtos cada vez mais exclusivos. Ent?o tem que ter um estilo pr?prio", diz ele.
Embora muitos dos grandes criadores mundiais sejam homens, segundo Luiz Fernando Ribeiro, hoje tanto homens quanto mulheres trabalham igualmente com as pe?as. Simone Gouv?a ressalta, no entanto, que as mulheres procuram mais a profiss?o hoje em dia.
"Uma prova disso ? que fizemos uma sele??o para contratar uma pessoa h? pouco tempo e dos dez inscritos nove eram mulheres", lembrou ela.
Mais dicas
A ACESSA.com entrou em contato com importantes nomes do design de j?ias no Brasil. Alguns deles aceitaram dar as dicas para quem est? querendo come?ar na profiss?o. Val?ria S?, por exemplo, cria pe?as em metal e cera, em Porto Alegre (RS). Entre as muitas j?ias que a designer criou, est? um crucifixo para o cantor Lenny Kravitz, que esteve recentemente no Brasil. Val?ria diz que a profiss?o de designer de j?ias ? um tanto nova, j? que antigamente quem trabalhava com j?ias eram apenas os ourives. Al?m do n?mero de pessoas, mudou tamb?m o n?mero de possibilidades de cria??o.
"Passamos da utiliza??o do ouro, prata e platina para uma gama de gemas, mat?rias org?nicas, tecidos e tudo quanto a imagina??o inventar", explica ela que ressalta a import?ncia da profiss?o.
"? uma profiss?o alegre, lida-se com o criar, com as vaidades e at? mesmo com temas s?rios como cren?as e religi?es, pois ? assim que as tribos se expressam, mas exige muito estudo, pesquisa, aperfei?oamento e amor", termina.
Maria Jos? Rosa Ribeiro da Silva ? de S?o Jos? do Rio Preto, SP. Formou-se em artes pl?sticas e depois foi fazer um curso de designer de j?ias no Senac da cidade. Foi assim que come?ou sua carreira. A designer foi vencedora da Etapa S?o Paulo do XII Pr?mio IBGM de Design e participou de outros concursos importantes como o da "Vogue Gioiello" e da "Samshim". Ela concorda com os colegas na id?ia de que o designer tem que estar sabendo de tudo.
"Acredito que ser designer de j?ias seja antes de tudo lidar com criatividade, ser antenado com as tend?ncias mundiais no meio joalheiro, da moda e das artes em geral. O bom profissional ? aquele que al?m de talento, opta por aperfei?oar-se cada vez mais, atrav?s de cursos, leituras, participa??o em feiras e eventos do setor. Apesar de ainda n?o ser regulamentada a profiss?o (est? em andamento no Congresso) quem escolhe este caminho e a ele dedica-se com afinco tem chances de sucesso, pois o Brasil j? est? sendo reconhecido l? fora pelo talento de nossos designers", diz ela que aproveita para dar dicas b?sicas para quem quer seguir a profiss?o.
Confira algumas dicas de Maria Jos? Ribeiro: |
Onde cursar designer de j?ias
(Espa?o Mix) ,
Escola de Arte e Joalharia
Associa??o Brasileira de Gemologia e Mineralogia - S?o Paulo
Tel: 11 3231-0916 - Fax: (11) 3259-9801
contato@abgm.com.br
Escola de Joalheria (Arte e Of?cio)
Tel/fax: (11) 5072.9509
Universidade Veiga de Almeida (UVA) - Rio de Janeiro
N?cleo de Forma??o e Treinamento em Joalheria do Senai de BH
Av. Presidente Ant?nio Carlos, 561 - Lagoinha - Belo Horizonte
Tel: (31)3422-5023 / 3422-5040 Fax: (31)3422-5026
arg@fiemg.com.br
Patr?cia Amorim e Sonaya Cajueiro
Tel.: (31) 9981-7969 / 8899-9186
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