Engenheiro Campo vasto e op?es em diversas ?reas

Fernando Rocha
Rep?rter
27/01/2006
Para quem, um dia, pretende ser engenheiro, o gosto pela matem?tica e f?sica s?o apenas alguns dos muitos outros requisitos para se dar bem na profiss?o. Al?m dessas mat?rias curriculares, pelas quais os profissionais da ?rea sentem grande simpatia durante a forma??o escolar, ser engenheiro hoje requer algo a mais.

"? uma profiss?o din?mica que exige aprendizado constante," afirma o engenheiro civil, Luis Guilherme Rosa Filgueiras (foto abaixo).


Se nos antigos escrit?rios de engenharia a paisagem era dominada pelas grandes mesas de projeto com folhas, r?guas, compassos e transferidores espec?ficos, para estes profissionais, hoje, s?o os computadores com seus mouses e programas complexos que dominam os escrit?rios e s?o essenciais na profiss?o.

E, sobre isso, Luis Guilherme afirma: "conhecer inform?tica do simples ao complexo ? imprescind?vel para o profissional de engenharia."

Mercado de trabalho

Com a diminui??o dos investimentos estatais nas grandes obras de infra-estrutura como estradas, porto e aeroportos, o mercado de trabalho para o engenheiro sofreu altera?es nas ?ltimas d?cadas, provocando mudan?as, do ontem para o hoje, no campo de trabalho.

"Antigamente era grande o n?mero de profissionais no servi?o publico, hoje o mercado do profissional est? mais na iniciativa privada", analisa Luis Guilherme sobre esta outra mudan?a na profiss?o de engenheiro.

"? muito comum os grandes bancos do pa?s terem entre seus principais executivos engenheiros", diz. A principal raz?o para isso, na opini?o de Luiz Guilherme "? a autoconfian?a, a capacidade de lideran?a e de tomar decis?es, que estes profissionais tem".

Na mesma linha de racioc?nio est? o diretor da faculdade de engenharia da UFJF, Carlos Elizio Barral Ferreira. "Na realidade o engenheiro tem uma forma??o muito ampla, com uma forte base em matem?tica, f?sica e c?lculo, e essas habilidades e compet?ncias s?o muito ?teis em outras ?reas do mercado profissional", acresenta. E, completa "o engenheiro sempre tem que dar uma solu??o boa, bonita e barata para os problemas".

Em se tratando de sal?rio, a remunera??o varia de acordo com a fun??o e a quantidade de horas trabalhadas. "O sal?rio m?dio de um engenheiro rec?m-formado ou trainee "? algo em torno de R$ 2.500 a R$ 3.000", comenta Carlos Barral.

?reas de atua??o

O campo para quem quer ser Engenheiro ? vasto. Existem diversas ?reas em que o engenheiro pode atuar, e, em Juiz de Fora, a UFJF oferece tr?s especialidades; Engenharia Civil, Engenharia El?trica e Engenharia da Produ??o.

J? o Centro de Ensino Superior (CES) oferece o curso de Engenharia de Telecomunica?es. Veja no quadro abaixo, as op?es e ?reas de atua??o:

?reas de atua??o Tempo de dura??o N?mero de Vagas Caracter?sticas do curso
Engenharia Civil Cinco anos ou dez semestres 100 por ano 50 no primeiro semestre e 50 no segundo semestre Projetos, execu??o de obras (edifica?es, pontes, estradas, obras de saneamento, etc), consultorias.
Engenharia El?trica Cinco anos ou dez semestres 60 vagas no per?odo diurno, sendo 30 para o primeiro semestre e 30 para o segundo. Para a noite s?o oferecidas 30 vagas. ?nfase em eletrot?cnica, sistemas de pot?ncia, sistemas eletr?nicos e sistemas de controle.
Engenharia da Produ??o Cinco anos ou dez semestres S?o oferecidas 20 vagas por semestre, com entrada ?nica. Ger?ncia de produ??o, qualidade, gest?o, econ?mica, ergonomia e seguran?a do trabalho, engenharia do produto, pesquisa operacional, estrat?gia e organiza?es, gest?o da tecnologia, sistemas de informa??o, gest?o ambiental, educa??o em engenharia
Engenharia de Telecomunica?es Cinco anos ou dez semestres S?o oferecidas 100 vagas por semestre, 50 para o diurno e 50 para o noturno O foco do curso s?o as grandes infraestruturas de comunica?es, como; sat?lites, telefonia fixa e m?vel, redes nacionais e metropolitanas de comunica??o.

Para ver outras ?reas de atua??o do Engenheiro, clique aqui

Prazer e recado

Para quem gosta de ver e, se poss?vel, tocar no resultado de seu trabalho ser engenheiro tem um prazer, segundo Luis Guilherme: "? uma das poucas profiss?es onde o profissional v? o resultado f?sico de seu trabalho. O engenheiro ? quem faz o seu mercado".