• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Engenheiro Campo vasto e opções em diversas áreas

    Fernando Rocha
    Repórter
    27/01/2006
    Para quem, um dia, pretende ser engenheiro, o gosto pela matemática e física são apenas alguns dos muitos outros requisitos para se dar bem na profissão. Além dessas matérias curriculares, pelas quais os profissionais da área sentem grande simpatia durante a formação escolar, ser engenheiro hoje requer algo a mais.

    "É uma profissão dinâmica que exige aprendizado constante," afirma o engenheiro civil, Luis Guilherme Rosa Filgueiras (foto abaixo).


    Se nos antigos escritórios de engenharia a paisagem era dominada pelas grandes mesas de projeto com folhas, réguas, compassos e transferidores específicos, para estes profissionais, hoje, são os computadores com seus mouses e programas complexos que dominam os escritórios e são essenciais na profissão.

    E, sobre isso, Luis Guilherme afirma: "conhecer informática do simples ao complexo é imprescindível para o profissional de engenharia."

    Mercado de trabalho

    Com a diminuição dos investimentos estatais nas grandes obras de infra-estrutura como estradas, porto e aeroportos, o mercado de trabalho para o engenheiro sofreu alterações nas últimas décadas, provocando mudanças, do ontem para o hoje, no campo de trabalho.

    "Antigamente era grande o número de profissionais no serviço publico, hoje o mercado do profissional está mais na iniciativa privada", analisa Luis Guilherme sobre esta outra mudança na profissão de engenheiro.

    "É muito comum os grandes bancos do país terem entre seus principais executivos engenheiros", diz. A principal razão para isso, na opinião de Luiz Guilherme "é a autoconfiança, a capacidade de liderança e de tomar decisões, que estes profissionais tem".

    Na mesma linha de raciocínio está o diretor da faculdade de engenharia da UFJF, Carlos Elizio Barral Ferreira. "Na realidade o engenheiro tem uma formação muito ampla, com uma forte base em matemática, física e cálculo, e essas habilidades e competências são muito úteis em outras áreas do mercado profissional", acresenta. E, completa "o engenheiro sempre tem que dar uma solução boa, bonita e barata para os problemas".

    Em se tratando de salário, a remuneração varia de acordo com a função e a quantidade de horas trabalhadas. "O salário médio de um engenheiro recém-formado ou trainee "é algo em torno de R$ 2.500 a R$ 3.000", comenta Carlos Barral.

    Áreas de atuação

    O campo para quem quer ser Engenheiro é vasto. Existem diversas áreas em que o engenheiro pode atuar, e, em Juiz de Fora, a UFJF oferece três especialidades; Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção.

    Já o Centro de Ensino Superior (CES) oferece o curso de Engenharia de Telecomunicações. Veja no quadro abaixo, as opções e áreas de atuação:

    Áreas de atuação Tempo de duração Número de Vagas Características do curso
    Engenharia Civil Cinco anos ou dez semestres 100 por ano 50 no primeiro semestre e 50 no segundo semestre Projetos, execução de obras (edificações, pontes, estradas, obras de saneamento, etc), consultorias.
    Engenharia Elétrica Cinco anos ou dez semestres 60 vagas no período diurno, sendo 30 para o primeiro semestre e 30 para o segundo. Para a noite são oferecidas 30 vagas. Ênfase em eletrotécnica, sistemas de potência, sistemas eletrônicos e sistemas de controle.
    Engenharia da Produção Cinco anos ou dez semestres São oferecidas 20 vagas por semestre, com entrada única. Gerência de produção, qualidade, gestão, econômica, ergonomia e segurança do trabalho, engenharia do produto, pesquisa operacional, estratégia e organizações, gestão da tecnologia, sistemas de informação, gestão ambiental, educação em engenharia
    Engenharia de Telecomunicações Cinco anos ou dez semestres São oferecidas 100 vagas por semestre, 50 para o diurno e 50 para o noturno O foco do curso são as grandes infraestruturas de comunicações, como; satélites, telefonia fixa e móvel, redes nacionais e metropolitanas de comunicação.

    Para ver outras áreas de atuação do Engenheiro, clique aqui

    Prazer e recado

    Para quem gosta de ver e, se possível, tocar no resultado de seu trabalho ser engenheiro tem um prazer, segundo Luis Guilherme: "é uma das poucas profissões onde o profissional vê o resultado físico de seu trabalho. O engenheiro é quem faz o seu mercado".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.