Fim para a "carteirinha de estudante" paga Membros do DCE, Diret?rios Acad?micos e Centros Acad?micos da UFJF prop?em uma carteira de meia-entrada sem nenhum gasto para o estudante

Renata Cristina
Rep?rter
19/01/2007

Uma nova carteira de meia-entrada, totalmente gratuita, pode vir a circular, a partir do pr?ximo semestre entre os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora. A proposta ser? discutida at? o fim desta semana por representantes do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), dos Diret?rios Acad?micos (DA's) e dos Centros Acad?micos (CA).

Segundo um dos membros do conselho diretor do DCE, Fabr?cio Linhares, a inten??o do grupo ? transformar o cart?o de acesso da UFJF em uma carteira de meia-entrada. Atualmente, o cart?o ? utilizado pelos estudantes para o ingresso no Restaurante Universit?rio (RU) e tamb?m no empr?stimo de livros da Biblioteca Central.

O DCE encaminhou a proposta ? reitoria e ao Procon-JF para uma avalia??o jur?dica. Segundo Fabr?cio, o projeto ? legalmente vi?vel e s? precisa da aprova??o dos estudantes. "A parte frontal do cart?o corresponderia ? UFJF, no verso, far?amos a carteira de meia entrada com todos os dados necess?rios para as casas de cultura, fazendo valer o nosso direito", explica.

Como ? exigido um selo de validade para a carteira de estudante, o pr?prio DCE emitiria um selo anual e se responsabilizaria pela renova??o do mesmo. Outra proposta do grupo, ? agregar a filia??o ao DCE tamb?m neste documento. Para isso, outro selo seria confeccionado com a logomarca da atual gest?o.

Para os membros do DCE, a justificativa para a proposta estaria na gratuidade do documento, ampliando o acesso da comunidade acad?mica ? cultura regional. "O direito a meia-entrada n?o pode ser condicionado a uma venda", ressalta Linhares.