Quando o assunto é sobremesa, pudim é a paixão nacional

Por

Quando o assunto ? sobremesa, pudim ? a paix?o nacional
Felipe Reis 15/02/2014

Quando o assunto é sobremesa, pudim é a paixão nacional

Todo mundo tem uma receita de pudim ou se não tem deveria ter. O pudim é uma dessas sobremesas fáceis, rápidas de fazer – o que demora mais é assar – e que, geralmente, agradam a maioria. Parece coisa de vó.

A minha receita preferida é essa: pudim de cream cheese com caramelo. O cream cheese, além de deixar um gostinho de cheesecake, ajuda a quebrar um pouco daquela doçura que torna a maioria dos pudins enjoativos. O que é um perigo também. É muito fácil comer esse pudim sedoso todo de uma vez.

Um dos ingredientes que trouxe nessa receita é a vagem de baunilha, que pode ser substituída por essência ou ainda raspas de laranja.

Pudim de cream cheese com caramelo

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 3 ovos
  • ¾ de xícara de açúcar
  • ¼ de xícara de cream cheese
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 vagem de baunilha ou uma colher de sopa de essência de baunilha

Passo-a-passo

Primeiro, vamos preparar uma calda de caramelo.

Utilize 1/4 de xícara do açúcar e misture com duas colheres de sopa de água. Nessa receita aqui dá para pegar umas dicas básicas para fazer caramelo.

É bem simples. Derreta o açúcar com a água em fogo baixo. Quando o açúcar derreter aumente o fogo para alto e não mexa até que alcance uma cor dourada escura. Desligue o fogo e rapidamente despeje a calda na forma.

Deixe esfriar, mas não coloque o caramelo na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Na mesma panela que preparou o caramelo, ferva 500ml de leite com as sementes de uma vagem de baunilha. Para retirar as sementes, abra a vagem ao meio com uma faca e raspe as sementes.

Caso não encontre a vagem, substitua por uma colher de sopa de essência de baunilha.

Em um tigela grande, misture o restante do açúcar (1/2 xícara) com ¼ de xícara de cream cheese. Em seguida, acrescente três ovos, um a um, misturando bem entre um e outro.

Adicione o leite com a baunilha na mistura mexendo rapidamente para evitar que os ovos cozinhem

Transfira o creme para a forma com a calda. Coloque a forma em um tabuleiro e encha com água fervente até a altura da metade da forma mais ou menos.

Leve ao forno e cozinhe de 45 minutos até uma hora.

DICA: Para saber se está no ponto, espete a faca no pudim. Ela tem que sair limpa.

Deixe esfriar e na hora de servir, descole delicadamente as bordas do pudim da forma para facilitar na hora de desmontar.

Quem preferir pode usar também forminhas individuais.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias