
Inscrições para o ProUni Cerca de 50 mil bolsas serão oferecidas no segundo semestre de 2007. Nesta edição, os estudantes poderão optar por sete cursos ou instituições
Assuntos relacionados
Os estudantes que pretendem iniciar a carreira universitária no 2º semestre de 2007, já tem data marcada para se inscrevem no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Ministério da Educação (MEC) divulgou que vai começar a receber os pedidos a partir do dia 23 de maio.
Nesta edição, os candidatos a uma bolsa poderão fazer até sete opções de curso ou instituição, enquanto que nos outros anos, os alunos deveriam escolher apenas cinco. De acordo com o MEC, a divulgação dos selecionados está marcada para 14 de junho.
Os interessados em participar do ProUni devem comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, para uma bolsa integral, e até três salários mínimos para a bolsa de 50% do valor da mensalidade. Outros requisitos são exigidos, como a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) e média superior de 45 pontos no total; além de ter feito escola pública durante o ensino médio ou estudado em escola pública com bolsa integral.
O que é o ProUni?
"O Programa Universidade para Todos foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.
No seu primeiro processo seletivo, O ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. Nos próximos quatro anos, o programa deverá oferecer 400 mil novas bolsas de estudos".
O que é o ProUni? - Informações extraídas do site do Minístério da Educação