Inscri?es para o ProUni Cerca de 50 mil bolsas ser?o oferecidas no segundo semestre de 2007. Nesta edi??o, os estudantes poder?o optar por sete cursos ou institui?es

02/03/2007

Os estudantes que pretendem iniciar a carreira universit?ria no 2? semestre de 2007, j? tem data marcada para se inscrevem no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Minist?rio da Educa??o (MEC) divulgou que vai come?ar a receber os pedidos a partir do dia 23 de maio.

Nesta edi??o, os candidatos a uma bolsa poder?o fazer at? sete op?es de curso ou institui??o, enquanto que nos outros anos, os alunos deveriam escolher apenas cinco. De acordo com o MEC, a divulga??o dos selecionados est? marcada para 14 de junho.

Os interessados em participar do ProUni devem comprovar renda familiar per capita de at? um sal?rio m?nimo e meio, para uma bolsa integral, e at? tr?s sal?rios m?nimos para a bolsa de 50% do valor da mensalidade. Outros requisitos s?o exigidos, como a participa??o no Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem 2006) e m?dia superior de 45 pontos no total; al?m de ter feito escola p?blica durante o ensino m?dio ou estudado em escola p?blica com bolsa integral.

O que ? o ProUni?

"O Programa Universidade para Todos foi criado pela MP n? 213/2004 e institucionalizado pela Lei n? 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concess?o de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de gradua??o e seq?enciais de forma??o espec?fica, em institui?es privadas de educa??o superior, oferecendo, em contrapartida, isen??o de alguns tributos ?quelas que aderirem ao Programa.

No seu primeiro processo seletivo, O ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 institui?es de ensino superior de todo o pa?s. Nos pr?ximos quatro anos, o programa dever? oferecer 400 mil novas bolsas de estudos".

O que ? o ProUni? - Informa?es extra?das do site do Min?st?rio da Educa??o