Seleção para o Curso Pré-Vestibular Popular da UFJF A primeira avaliação dos candidatos é sobre sua condição sócio-econômica

12/03/2007

O desejo de estudar em uma universidade pública, algumas vezes, pode ser dificultada pela falta de condições econômicas de se fazer um curso pré-vestibular. Este foi um dos motivos que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o curso pré-vestibular Popular da UFJF, em 1999.

Este ano, a inovação será o local onde as aulas serão ministradas, na faculdade de Engenharia da universidade (Campus da UFJF), possibilitando o acesso dos alunos selecionados acesso às bibliotecas e à cantina.

E por falar em seleção, para conseguir entrar no curso popular, é preciso passar por uma avaliação. As inscrições podem ser realizadas até a próxima terça-feira, 20 de março, na Central de Atendimento, no campus, de 8h às 10h.

A primeira etapa da seleção, será feita pela a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da UFJF, que vai analisar as condições sócio-econômicas dos candidatos inscritos. Por isso, os estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estejam concluindo e desejam se inscrever, precisam ter renda familiar (dividida pelo número de pessoas na família) igual ou inferior a um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 90. A divulgação do resultado deve sair no dia 30 de março (sexta).

A segunda etapa vai ser uma avaliação dos conhecimentos, no dia 02 de abril (segunda), na Faculdade de Engenharia, de 19h às 21h30m. O resultado está programado para sair no dia 09 de abril (segunda). São 25 questões distribuídas entre Língua Portuguesa (discursiva e objetiva), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química. Os aprovados já começam as aulas no dia 10 de abril.

A coordenação do projeto avisa que este curso pré-vestibular prepara os estudantes para o ensino superior público, com enfoque maior para os processos seletivos da UFJF.

Quem se interessou e quer se inscrever, deve preencher a ficha de inscrição no local e levar os seguintes documentos:

  • original e xerox da Identidade
  • original e xerox do comprovante de matrícula ou de conclusão do ensino médio
  • original e xerox da certidão de nascimento dos membros da família
  • original e xerox da carteira de trabalho dos maiores de 18 anos
  • original e xerox do comprovante de renda de todos os membros da família (contra-cheque, benefício do INSS, e outros)
  • original e xerox de um comprovante de despesas (aluguel, luz, telefone, água, etc.)

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...