Sele??o para o Curso Pr?-Vestibular Popular da UFJF A primeira avalia??o dos candidatos ? sobre sua condi??o s?cio-econ?mica

12/03/2007

O desejo de estudar em uma universidade p?blica, algumas vezes, pode ser dificultada pela falta de condi?es econ?micas de se fazer um curso pr?-vestibular. Este foi um dos motivos que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o curso pr?-vestibular Popular da UFJF, em 1999.

Este ano, a inova??o ser? o local onde as aulas ser?o ministradas, na faculdade de Engenharia da universidade (Campus da UFJF), possibilitando o acesso dos alunos selecionados acesso ?s bibliotecas e ? cantina.

E por falar em sele??o, para conseguir entrar no curso popular, ? preciso passar por uma avalia??o. As inscri?es podem ser realizadas at? a pr?xima ter?a-feira, 20 de mar?o, na Central de Atendimento, no campus, de 8h ?s 10h.

A primeira etapa da sele??o, ser? feita pela a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da UFJF, que vai analisar as condi?es s?cio-econ?micas dos candidatos inscritos. Por isso, os estudantes que j? conclu?ram o ensino m?dio ou que estejam concluindo e desejam se inscrever, precisam ter renda familiar (dividida pelo n?mero de pessoas na fam?lia) igual ou inferior a um quarto do sal?rio m?nimo, ou seja, R$ 90. A divulga??o do resultado deve sair no dia 30 de mar?o (sexta).

A segunda etapa vai ser uma avalia??o dos conhecimentos, no dia 02 de abril (segunda), na Faculdade de Engenharia, de 19h ?s 21h30m. O resultado est? programado para sair no dia 09 de abril (segunda). S?o 25 quest?es distribu?das entre L?ngua Portuguesa (discursiva e objetiva), Biologia, F?sica, Geografia, Hist?ria, Matem?tica e Qu?mica. Os aprovados j? come?am as aulas no dia 10 de abril.

A coordena??o do projeto avisa que este curso pr?-vestibular prepara os estudantes para o ensino superior p?blico, com enfoque maior para os processos seletivos da UFJF.

Quem se interessou e quer se inscrever, deve preencher a ficha de inscri??o no local e levar os seguintes documentos:

  • original e xerox da Identidade
  • original e xerox do comprovante de matr?cula ou de conclus?o do ensino m?dio
  • original e xerox da certid?o de nascimento dos membros da fam?lia
  • original e xerox da carteira de trabalho dos maiores de 18 anos
  • original e xerox do comprovante de renda de todos os membros da fam?lia (contra-cheque, benef?cio do INSS, e outros)
  • original e xerox de um comprovante de despesas (aluguel, luz, telefone, ?gua, etc.)