Aeroporto da Serrinha

Por



Sexta-feira, 02 de novembro de 2007, atualizada ?s 18h22

ANAC autoriza a realiza??o definitiva dos v?os comerciais no Aeroporto da Serrinha


Ludmila Gusman
Editora Geral

O Aeroporto Francisco ?lvares de Asis, conhecido como Aeroporto da Serrinha, recebeu a autoriza??o da Ag?ncia Nacional Civil (ANAC) para voltar a realizar os v?os comerciais, independente do in?cio do funcionamento do Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado em Goian?. Em setembro, o prefeito Alberto Bejani, j? havia dito, em coletiva ? imprensa, que o aeroporto de Juiz de Fora iria continuar recebendo v?os comerciais, at? que o Aeroporto Regional da Zona da Mata seja homologado e tenha boa infra-estrutura. Mas, na ?ltima quinta-feira, dia 01 de novembro, a decis?o da ANAC foi definitiva, classificando o Aeroporto da Serrinha na categoria V.

De acordo com o documento enviado pela Ag?ncia, a categoria V representa .pista de avia??o regular de m?dio porte de baixa densidade - pista na qual haja ou esteja prevista, num per?odo de 20 anos, a opera??o de aeronaves da avia??o regular de m?dio porte, cuja soma de pousos e decolagens, existente ou prevista, seja inferior a dois mil movimentos anuais ou em que n?mero de opera?es, no per?odo noturno deste tipo de avia??o, seja igual ou inferior a quatro movimentos..

Segundo informou a assessoria de Comunica??o da Prefeitura de Juiz de Fora, esta determina??o tamb?m est? em sintonia com a solicita??o do Governo estadual, que recentemente observou o fato de a homologa??o do Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado em Goian?, em nada interferir nas atividades do aeroporto de Juiz de Fora, que o primeiro trata-se de um aeroporto de categoria internacional (aeroporto de ind?stria).

O titular da Secretaria de Planejamento e Gest?o Estrat?gica (SPGE), Jos? Maur?cio Gomes, informa que algumas obras emergenciais dever?o ser iniciadas em breve como melhorias nos banheiros, que passar?o a ter melhor acessibilidade, na comunica??o visual do local, na pintura e nos gradis. H? ainda a previs?o de se fazer uma separa??o do check-in e do check-out do aeroporto. E j? para o pr?ximo ano, foi previsto no or?amento municipal um valor de R$ 1,1 milh?o para ser aplicado em reformas de grande porte.