Rousimar Ferreira Neves
Garra e determina??o em busca do T?tulo de
Campe?o Mundial de Karat?

T?mara Lis
10/06/03


Quatro mil d?lares! Esta pode ser a quantia que separa Juiz de Fora de ter o orgulho de possuir um Campe?o Mundial de Karat?.

Embora n?o seja muito divulgado, o que ? uma pena, os juizforanos tem a honra de ter em seu quadro de atletas, Rousimar Ferreira Neves , Faixa preta 3? DAN , tri-campe?o brasileiro e mineiro de karat? tradicional.

E ? s? conhecer um pouco mais da vida deste atleta que come?ou a lutar h? 25 anos atr?s em Rio Pomba-MG atra?do pelos filmes de karat? para perceber que Rousimar ? um lutador t?o bom fora, quanto dentro do tatame.

O atleta ? casado com Eliane (que conheceu na academia durante os treinamentos) e tem duas filhas: Caroline de 12 anos, que vem seguindo os passos do pai e ? bi-campe? mineira de karat? e a pequena Aline de apenas 6 anos que ainda n?o teve tempo de acumular as conquistas da fam?lia.

Dupla Jornada
Al?m de cuidar da manuten??o da casa e da fam?lia, Rousimar trabalha durante todo o dia (de 8h ?s 17h) em uma sider?rgica de Juiz de Fora, como T?cnico de Inspe??o e Desenvolvimento de Manuten??o. A noite ? hora de dar aulas de karat? na Actrium Academia (Rua Tiradentes 567), para ajudar no custeio das viagens para participar de competi?es e campeonatos. Depois? Bem, a? ? que come?a a luta!

Rousimar treina todos os dias e nos fins de semana corre no Campus da UFJF ou viaja para o Rio de Janeiro onde est? o seu mestre e onde ? feito seu acompanhamento t?cnico. Muito esfor?o e dedica??o que v?m dando bons resultados!

Masashico Tanaka
Tri-campe?o mundial
Yasutaka Tanaka
8? DAN- trouxe o Karat? para o Brasil
Tasuke Watanade
T?cnico da Sele??o Brasileira no Canad?
Hidetaka Nyshyama
L?der Mundial do Karat? tradicional
Hiroyasu Inoki
6? DAN - Mestre de Rousimar


Hist?rico de Vit?rias
O atleta, que ? diretor t?cnico da Federa??o Mineira de Karat? Tradicional , esteve representando o Brasil em 1999 no Pan Americano de Winipeg no Canad?, onde foi tetra-campe?o Pan Americano pela sele??o. Em 2002 foi campe?o brasileiro individual (Campeonato em Goi?nia).

Clique aqui e confira os t?tulos do atleta

E a hist?ria de conquistas n?o para por a?. Dia de 18 de maio em Porto Alegre Rousimar consegui uma das quatro vagas individuais para defender o Brasil no Campeonato Mundial no Jap?o. Ele ? o ?nico representante de Minas Gerais, e vai ao lado de um paulista, um carioca e um baiano em busca do ouro para nosso pa?s.

Mundial do Jap?o
Os atletas que v?o representar o Brasil estar?o se concentrando dia 12 de setembro no Rio de Janeiro, de onde seguem no dia 14 para o outro lado do mundo. Rousimar conta que ser?o 20 atletas masculinos mais a delega??o feminina.

Eles come?am o treinamento no dia 16 de setembro no Jap?o, para se acostumar com o fuso-hor?rio e outras peculiaridades da cultura oriental. E nos dias 20 e 21 de setembro entram no tatame para representar o Brasil.

Fazendo a nossa parte!
Mas para que isto aconte?a, e que nossas medalhas passem de sonho a realidade, Rousimar precisa encontrar pessoas dispostas a patrocina-lo e conseguir juntar os 4 mil d?lares necess?rios para bancar a viagem. Rousimar ainda precisa arranjar at? o dia 20 deste m?s US$500,00 para confirmar a sua ida ao mundial.

Em julho acontece o Campeonato Brasileiro em Cuiab? no qual ele ? o atual campe?o, mas o atleta n?o vai poder comparecer este ano, pois precisa juntar o dinheiro para o Mundial.

Uma grande perda para Rousimar mas certamente maior ainda para Juiz de Fora, para Minas Gerais e para o Brasil. Agora ? contar com a conscientiza??o e mobiliza??o de toda a cidade, estado e pa?s para n?o deixar esta hist?ria se repetir!

Se voc? quer e pode ajudar, voc? pode entrar em contato com o Rousimar pelo email rousimar.neves@belgo.com.br ou pelos telefones 9952-0491 e 3236-1287; ou ainda pelo email redacao@acessa.com.

  • Clique aqui e leia a carta de convoca??o