Artigo
Depilação a laser

13/02/2001


Como o laser funciona para redução de pelos?
O laser para redução permanente de pelos funciona porque ele esquenta a haste do cabelo que é escura, funcionando como um pára-raio que leva o calor até a matriz do cabelo, destruindo-a. Para não esquentar e queimar a pele, o laser de alexandrita que usamos tem um sistema que esfria a pele e a protege. Por isso, pode também ser feita em pessoas morenas. Não existe ainda nenhum tipo de laser que dê bom resultado em cabelos brancos. Este laser é liberado para uso pelo Ministério da Saúde do Brasil e é aprovado pelo FDA. Existem também outros tipos de laser para redução de pelos, como o de Rubi, Diodo e o Neodym-Yag. O laser é apenas uma luz, e não tem nenhum risco de ser cancerígeno, podendo ser usado inclusive em gestantes e em qualquer idade.

Que regiões podem ser depiladas?
Qualquer região, como face, buço, sobrancelha, pescoço, seios, abdomen, virilha, axilas, orelhas e pernas.

Os homens podem ser beneficiados?
Claro, principalmente os atletas cujos pelos poderiam atrapalhar um melhor rendimento ou homens que gostariam de se ver livres da barba, por estética ou por terem pelos encravados. Também costumamos fazer nos cabelos da orelha ou na narina.

Quanto tempo dura cada sessão?
A ponteira de nosso laser é de 18 mm, fazendo com que o procedimento seja muito rápido. Um bigode dura cinco minutos, uma face total 30 minutos e a perna 1 hora. A vantagem também de uma ponteira grande, além da rapidez, é permitir uma penetração maior do laser, conseguindo atingir pelos muito profundos como os do bigode e queixo. O tratamento causa um pequeno desconforto local, mas é mais tolerável que a cera ou eletrólise.

Quantas sessões são necessárias?
Em cada sessão ocorre uma redução definitiva de 25% dos pelos e os demais voltam enfraquecidos, portanto em duas sessões já se nota resultados satisfatórios.

Como fica a pele depois da aplicação?
Pode aparecer um discreto eritema, que na maioria dos pacientes volta ao normal após 30 minutos. Raramente podem aparecer manchas escuras ou claras que desaparecem com o tempo. O laser que usamos, de Alexandrita com sistema especial de refrigeraçao, tem dispositivos de segurança que previnem efeitos indesejáveis graves.

Quais os cuidados deve-se tomar antes do tratamento?
No caso das mulheres, o ideal seria ficar um mês sem usar pinça ou depilar com cera o local, para que a maioria dos pelos estejam crescidos quando for feito o laser. O cabelo não precisa estar grande, apenas 1mm fora da pele já seria suficiente para funcionar como pára-raio e atrair a luz do laser até a raiz do cabelo e destruí-lo. Já os homens deveriam cortar ou mesmo raspar os pelos dois dias antes. Quanto mais branca for a pessoa e mais escuro o pelo melhor o resultado.Por isso recomendamos usar filtro solar ou evita-se fazer em pessoas muito bronzeadas, porque além do resultado ser um pouco menos eficaz pode deixar manchas temporárias.

Cristina Mansur
é dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Serviço
de Pós-Graduaçao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de dermatologia) você quer ler novos artigos nesta seção? A médica Cristina Mansur aguarda suas sugestões no e-mail mansur@jfservice.com.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.