Novidades da inform?tica n?o s?o muito procuradas em JF Acess?rios do mercado de inform?tica voltados para o p?blico infantil n?o s?o muito procurados na cidade. Algumas lojas n?o investem para evitar preju?zo

Priscila Magalh?es
Rep?rter
08/09/2008

? fato que a inform?tica j? faz parte da vida das crian?as. Elas navegam na internet, batem papo com os amigos, baixam m?sicas, jogam, e assistem a filmes. Algumas chegam a passar todo o hor?rio vago na frente do computador ou da televis?o, onde mant?m os olhos fixos no jogo que roda no videogame.

Alguns acess?rios, como mouse, caixas de som e web cam, s?o confundidos com simples enfeites, j? que tomam as fei?es de bichinhos de pel?cia, bonecos, animais e grandes castelos. Todos eles produzidos para conquistar as crian?as e fazerem parte dos desejos, para desespero de alguns pais.

Entretanto, vendedores e propriet?rios de lojas de inform?tica dizem que esses produtos n?o t?m sido muito procurados. ? o que diz Laura Cristina Caruso, de uma loja no centro. "N?o estamos vendendo muito". A esperan?a ? que o Dia das Crian?as e o Natal contribuam para incrementar as vendas.

Foto do teclado para jogo Foto da web cam de bonequinho Foto da web cam de cachorrinho

Entre as novidades est?o web cam em forma de boneco, guitarra para tocar no computador e um teclado todo em pl?stico flex?vel e em cores variadas. "Ele ? bom para locais onde as crian?as usam o computador, pois se entornar l?quido ou comida, n?o h? problema. ? f?cil limpar", explica ela. A guitarra ? ligada no computador e a pessoa toca atrav?s de um programa instalado.

Outro produto ? um teclado pr?prio para quem usa muito o computador para jogar. H? uma manete acoplada do lado esquerdo do teclado. Do outro lado, um espa?o espec?fico para o mouse. Os produtos, geralmente, s?o inspirados em algum personagem da televis?o ou do cinema.

Foto da caixa de som em forma de castelo Foto da guitarra

O vendedor Rodrigo Carvalhotamb?m confessa que os produtos diferenciados n?o t?m muita sa?da, mas h? uma boa quantidade e variedade deles na loja em que trabalha. "Algu?m acaba procurando alguma coisa. Ent?o, temos que atender os clientes quando algu?m quer".

Entre os diferenciados est?o "mouses" coloridos, com brilho e em formato de animais. A maioria deles traz a comodidade de ser sem fio. Olhando rapidamente, ? dif?cil perceber que o castelo com drag?o, ponte e lago ? uma caixa de som. "Ela serve como enfeite tamb?m", diz Rodrigo. Para estes produtos, a esperan?a do vendedor ? que, no Natal, as vendas se tornem mais fortes.

Foto de mouse Foto de mouse Foto de mouse

Enquanto alguns investem, outros preferem n?o arriscar e fogem do preju?zo. ? o que acontece na loja onde Andr? Felipe Duarte trabalha. "N?s n?o temos esses produtos, pois n?o h? procura. Ent?o, para n?o ficar encalhado no estoque, n?o compramos".

Entre os produtos mais vendidos est?o o conjunto de teclado e mouse, seguindo as mesmas cores e o notebook em tamanho bem pequeno. Entretanto, eles n?o est?o sendo muito procurados pelas crian?as. "Os estudantes t?m comprado muito, principalmente o computador. Ele tem o tamanho reduzido e ningu?m percebe que dentro da bolsa tem um desses", diz Rodrigo. Segundo ele, a m?quina tem as mesmas fun?es de um notebook em tamanho normal. "A ?nica defici?ncia ? que ele n?o tem DVD".

Foto de conjunto de teclado e mouse Foto de notebook aberto Foto de notebook fechado