Artigo
Aten??o: Cont?m Gl?ten
::: 28/04/2006

Freq?entemente nos deparamos com esta frase estampada nos r?tulos de diversos alimentos. A maioria das pessoas n?o sabem o que ? o gl?ten e porque a legisla??o brasileira exige a presen?a deste alerta nas embalagens.

O gl?ten ? uma prote?na encontrada nos cereais: trigo, centeio, aveia e cevada. Esta prote?na possui uma capacidade el?stica que quando desenvolvida no ato de esticar e amassar a massa confere a caracter?stica t?pica dos p?es. Por isso n?o conseguimos fazer p?es caracter?sticos com outros carboidratos (maisena, mandioca, fub? arroz, etc.)

O alerta dos r?tulos exigidos pela Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (ANVISA) deve-se a uma doen?a chamada Doen?a Cel?aca, uma alergia intestinal ao gl?ten caracterizada por diarr?ia persistente seguida de perda de peso, anemia, dor de cabe?a, descama?es da pele, atrofia das vilosidades intestinais, seguida de desnutri??o generalizada grave.

? uma doen?a de dif?cil diagn?stico sendo confundida com v?rias outras.O diagn?stico ? feito por bi?psia intestinal onde decta-se o achamento da mucosa. ? rara em negros, chineses e japoneses e atinge especialmente mulheres em idade reprodutiva. ? forte as evid?ncias da predisposi??o herdada. No Brasil estima-se que a cada 300 brasileiros, um ? portador da doen?a cel?aca s? que a maioria n?o sabe.

Uma nova onda de dieta atinge o Brasil. Trata-se da dieta sem gl?ten. Com argumentos pouco consistentes, cientificamente falando, ela promete combater a obesidade, melhorar o sistema imune e combater doen?as como a artrite e artrose, reduzir as enxaquecas, combater depress?o e car?ncia de c?lcio. Usando o argumento de que o gl?ten forma uma cola na parede intestinal bloqueando o seu funcionamento, o que ? preciso bi?psicos e necr?psias de animais para comprovar e ser creditado por exemplo por uma entidade cient?fica de renome internacional.

O gl?ten ? uma das melhores fontes do amino?cidos glutamina um nutriente importante para a mucosa intestinal, para sistema imune e para o metabolismo muscular. O trigo ? a base da alimenta??o de v?rias popula?es e os relatos do seu consumo vem de muito antes da idade antiga, sem transtorno alimentares, exceto a doen?a cel?aca.

A redu??o do consumo do p?o implica em redu??o do consumo de calorias, uma vez que dentro dos p?es normalmente vem gordura na forma de manteiga/margarina, requeij?o, maionese, queijos, mortadelas o que torna explosiva a mistura caloricamente falando e da? esta redu??o de consumo levar? a menor ingesta cal?rica e conseq?ente redu??o da gordura abdominal.

Sou a favor da redu??o do consumo do trigo por ser importado e acho que temos que valorizar nossos costumes, nossa cultura: nossos av?s e bisav?s comiam nos lanches prepara?es saud?veis a base de fub?, batata doce, inhame, e da nacional?ssima mandioca.

Estamos diante de uma proposta radical de dieta com pouco embasamento cient?fico.Acho cedo para concluir alguma coisa precisamos de mais argumentos cient?ficos, trabalhos randomizados, amostragens seguras que tragam resultados conclusivos. O mercado oferece macarr?o e arroz, j? p?es s?o poucos restando o p?o de queijo (leia o r?tulo) e biscoito de povilho.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com