• Assinantes
  • Saúde

    A importância dos lactobacilos Esses "bichinhos" são importantes para o nosso sistema digestivo e imunológico. Pele e cabelo também saem ganhando

    Fernanda Leonel
    Repórter
    10/07/2006

    Nada de nojo ou cara feia: internamente, nosso corpo está repleto de microorganismos e todos, mesmo que para serem substituídos ou "jogados fora" em algum momento, são muito importantes para o perfeito funcionamento do corpo.

    Para se ter uma idéia, só no nosso intestino, mais de quatrocentas espécies de bactérias estão presentes. Juntas, elas auxiliam no sistema imunológico (80% dos anticorpos são formados no intestino a partir desses seres vivos), ajudam na digestão dos alimentos e impedem a entrada de microrganismos nocivos à saúde.

    Esses "bichinhos" melhoram a integridade da parede intestinal e com essa integridade em dia, absorvemos melhor os nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e o ferro, por exemplo. Se você não sabe, anote: alimentação saudável nem sempre é certeza de uma flora intestinal sadia.

    Como fazer então para ter uma flora intestinal equilibrada e sadia? Dá-lhe lactobacilos nela! Esses são os microorganismos mais indicados para o bom funcionamento do intestino.

    Como explica o engenheiro de alimentos Pedro Henrique Baptista (foto), que é especialista no assunto, ao ingerir alimentos que contenham lactobacilos, estamos promovendo uma espécie de "competição" entre os "bichinhos" que vivem na nossa flora. Nessa batalha, os lactobacilos se agarram ao nosso intestino e acarretam um processo de substituição de microorganismos.

    O resultado desse duelo? Uma flora intestinal equilibrada que, "de bem com a vida", melhora o funcionamento do intestino, impede a multiplicação de bactérias nocivas, inibe a produção de toxinas, melhora a digestão e de quebra, fortalece nosso sistema imunológico.

    Pedro Henrique destaca ainda os reflexos da ingestão de lactobacilos em outras partes do corpo. De acordo com o profissional, a pele que quem está com a flora equilibrada fica mais bonita e com mais textura, o cabelo se torna menos quebradiço e ganha mais brilho, assim como o indíviduo sente mais disposição e também percebe mudanças na qualidade do seu sono.

    Onde encontrar lactobacilos?

    Como o próprio nome indica, os lactobacilos são encontrados em produtos lácteos, como o queijo, o iogurte, o leite e a coalhada. A importância é tamanha que existem produtos enriquecidos com lactobacilos, como os leites fermentados.

    Leite fermentado é todo produto que coagula e diminui o ph do leite, por fermentação láctea, feita através dos organismos microscópicos. Qualquer pessoa pode consumir estes alimentos depois da fase do desmame. Quanto maior a freqüência, melhor a manutenção da flora bacteriana e a ingestão de cálcio, pois o leite fermentado também é fonte deste mineral.

    A nutricionista Clorisana Abreu (foto) destaca a importância do consumo de alimentos que contém esse microorganismo para o bom funcionamento do organismo. Para a nutricionista, dois potinhos de leite fermentado ao dia, aliados a uma alimentação que traga consumo de queijos frescos, iogurtes, ou coalhadas - são suficientes para proteger o organismo contra os fatores que desequilibram a flora intestinal.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.