A import?ncia dos lactobacilos Esses "bichinhos" s?o importantes para o nosso sistema digestivo e imunol?gico. Pele e cabelo tamb?m saem ganhando

Fernanda Leonel
Rep?rter
10/07/2006

Nada de nojo ou cara feia: internamente, nosso corpo est? repleto de microorganismos e todos, mesmo que para serem substitu?dos ou "jogados fora" em algum momento, s?o muito importantes para o perfeito funcionamento do corpo.

Para se ter uma id?ia, s? no nosso intestino, mais de quatrocentas esp?cies de bact?rias est?o presentes. Juntas, elas auxiliam no sistema imunol?gico (80% dos anticorpos s?o formados no intestino a partir desses seres vivos), ajudam na digest?o dos alimentos e impedem a entrada de microrganismos nocivos ? sa?de.

Esses "bichinhos" melhoram a integridade da parede intestinal e com essa integridade em dia, absorvemos melhor os nutrientes importantes para o organismo, como o c?lcio e o ferro, por exemplo. Se voc? n?o sabe, anote: alimenta??o saud?vel nem sempre ? certeza de uma flora intestinal sadia.

Como fazer ent?o para ter uma flora intestinal equilibrada e sadia? D?-lhe lactobacilos nela! Esses s?o os microorganismos mais indicados para o bom funcionamento do intestino.

Como explica o engenheiro de alimentos Pedro Henrique Baptista (foto), que ? especialista no assunto, ao ingerir alimentos que contenham lactobacilos, estamos promovendo uma esp?cie de "competi??o" entre os "bichinhos" que vivem na nossa flora. Nessa batalha, os lactobacilos se agarram ao nosso intestino e acarretam um processo de substitui??o de microorganismos.

O resultado desse duelo? Uma flora intestinal equilibrada que, "de bem com a vida", melhora o funcionamento do intestino, impede a multiplica??o de bact?rias nocivas, inibe a produ??o de toxinas, melhora a digest?o e de quebra, fortalece nosso sistema imunol?gico.

Pedro Henrique destaca ainda os reflexos da ingest?o de lactobacilos em outras partes do corpo. De acordo com o profissional, a pele que quem est? com a flora equilibrada fica mais bonita e com mais textura, o cabelo se torna menos quebradi?o e ganha mais brilho, assim como o ind?viduo sente mais disposi??o e tamb?m percebe mudan?as na qualidade do seu sono.

Onde encontrar lactobacilos?

Como o pr?prio nome indica, os lactobacilos s?o encontrados em produtos l?cteos, como o queijo, o iogurte, o leite e a coalhada. A import?ncia ? tamanha que existem produtos enriquecidos com lactobacilos, como os leites fermentados.

Leite fermentado ? todo produto que coagula e diminui o ph do leite, por fermenta??o l?ctea, feita atrav?s dos organismos microsc?picos. Qualquer pessoa pode consumir estes alimentos depois da fase do desmame. Quanto maior a freq??ncia, melhor a manuten??o da flora bacteriana e a ingest?o de c?lcio, pois o leite fermentado tamb?m ? fonte deste mineral.

A nutricionista Clorisana Abreu (foto) destaca a import?ncia do consumo de alimentos que cont?m esse microorganismo para o bom funcionamento do organismo. Para a nutricionista, dois potinhos de leite fermentado ao dia, aliados a uma alimenta??o que traga consumo de queijos frescos, iogurtes, ou coalhadas - s?o suficientes para proteger o organismo contra os fatores que desequilibram a flora intestinal.