Artigo
Inverno e Aumento de Peso
::: 30/04/2007

Feij?o amigo com bacon por cima A proximidade do inverno sempre nos traz algum sinal de introspectividade. Precisamos de calor e vamos procurar nas companhias, nos programas aconchegantes, nas calorias, j? que estamos gastando um pouco delas para manter a temperatura corporal.

Produzir calor para manter a temperatura corporal ? queimar calorias e por isso temos o aumento de do apetite e a procura por alimentos mais cal?ricos. Precisamos conciliar o prazer de fazer os deliciosos programas de inverno sem, no entanto, perder a forma.

A grande maioria dos pratos da esta??o faz uma combina??o perigosa , a associa??o de muito carboidrato com gorduras. Vale a pena lembrar que esta ?ltima, al?m de muito cal?rica, pode aumentar o colesterol total e o sempre repudiado LDL colesterol, respons?vel pela ades?o de placas gordurosas nas paredes de veias e art?rias.

Os carboidratos nos fornecem 4 cal por grama, enquanto as gorduras fornecem 9 cal por grama. Para piorar a situa??o, n?s nos lembramos que estamos comendo carboidratos e nos esquecemos que aquele alimento tamb?m tem gordura e em alto teor.

Os caldos, pratos t?picos e muito consumido no inverno, s?o feitos ? base, quase sempre, de carboidrato e uma gordura que normalmente vem associda a carne, que comp?e o prato como a vaca atolada, a canjiquinha, o mocot? e outros.

Outro prato bastante comum e requintado s?o os fondues. ? base de carne frita recobertas com molhos, quase sempre a base de gorduras ou de queijo fundido ou frutas recobertas de chocolate, ? um prato requintado, de ritual aconchegante e sempre acompanhada de vinho. Vale lembrar que o ?lcool fornece 7 cal por grama e o vinho, quando tinto, pode combater radicais livres, prevenir a aterosclerose, e, dependendo da quantidade consumida, pode tornar-se vil?o por ajudar no aumento da oferta cal?rica.

Muitos bombons nas m?os de uma pessoa Algumas atitudes podem manter o prazer dos programas e das comidas de inverno sem, no entanto, perder a forma. Procure comer caldos que tenham carnes magras. Use lombo su?no limpo de gorduras, fil? de peito de frango ou carne bovina magra como patinho ou m?sculo. Procure comer at? um prato fundo. Prefira bebidas destiladas que combinam com a esta??o, possuem maior valor cal?rico, mas por ter alto teor alco?lico, consumimos em menor quantidade.

Evite os chocolates. Quando consumir, coma-os sozinhos, sem outros alimentos juntos, e em quantidades de 30 g (1 diamante negro, 1 talentinho, etc.) ou, para melhorar ainda mais, 1 barrinha de cereal que tenha chocolate.

Alimento Calorias
Ta?a de vinho 127,5
Garrafa de vinho 750 ml 637,5
Cacha?a dose 50 ml 115
U?sque 120
Vaca atolada 410
Vaca atolada de frango 250
Canja 442

Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com