A cura atrav?s das plantas
A fitoterapia prop?e um tratamento natural com baixos custos

Fl?via Machado
27/12/01

Erva-cidreira, espinheira santa, guaco. S?bios os nossos antepassados que h? muito conheciam e utilizavam os princ?pios ativos das chamadas plantas medicinais. Agora, a ind?stria farmac?utica vem dando tratamento de rem?dio comum aos fitoter?picos, investindo em pesquisas e patenteando as f?rmulas. O investimento tem dado retorno, al?m de ser realmente eficaz, tendo, inclusive, efeitos colaterais como qualquer outro rem?dio.

Pensando nisso, a Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com as Secretarias Municipais de Sa?de e Agricultura e Abastecimento desenvolveram um projeto que prop?e a utiliza??o de plantas medicinais no tratamento de diversas doen?as.

O projeto come?a com o fornecimento e abastecimento das plantas pela SMAA, cultivadas na Fazenda Santa C?ndida, e passa pela pesquisa das propriedades terap?uticas e desenvolvimento dos medicamentos na Faculdade de Farm?cia, sendo posteriormente vendidos na Farm?cia Universit?ria. A Secretaria Municipal de Sa?de tamb?m pretende ampliar a utiliza??o dos fitoter?picos dentro do Sistema ?nico de Sa?de.

De acordo com o respons?vel, o professor da Faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF, Jo?o Batista Picinini, o projeto ? bastante vi?vel, pois al?m de ter uma efic?cia j? comprovada, possui um baixo custo de aquisi??o e cultivo das plantas. A faculdade tamb?m vai ser respons?vel pelo beneficiamento das ervas, an?lises das amostras e por manter o controle de qualidade. Atualmente, a Farm?cia Universit?ria (Campus Universit?rio) fabrica e comercializa Xarope de Guaco (comum e diet), os ch?s de capim-lim?o, hortel?, camomila e poejo.

As plantas e seus princ?pios ativos

Os princ?pios ativos naturais s?o agrupados de acordo com a sua estrutura qu?mica e fun??o medicinal. Dentro de cada um desses grupos, podemos encontrar um n?mero praticamente infinito de subst?ncias e derivados.

Os grupos mais importantes s?o:

    Alcal?ides: S?o compostos org?nicos nitrogenados, geralmente de estrutura qu?mica complexa. Por terem uma atividade biol?gica muito grande, devem ser usados com muito cuidado e com dosagens feitas em laborat?rio. Aparecem principalmente nas fam?lias bot?nicas Buxacaceae (bux?ceas), Amarilidaceae (amarilid?ceas), Euphorbiaceae (euforbi?ceas), Liliaceae (lili?ceas), Papaveraceae (papaver?ceas), Solanaceae (solan?ceas), entre outras. Eles t?m a?es diversas, tais como colagoga, antiespasm?dica e antitumoral.
    Antraquinonas: S?o compostos derivados de metil-antraquinona e exercem uma a??o irritante sobre as mucosas do intestino grosso, aumentando o peristaltismo intestinal.
    B?lsamos e Resinas: S?o compostos de natureza complexa originados da mistura de ?steres de ?cido cin?mico, benz?ico e terpenos diversos. Essas subst?ncias s?o exsudadas pelos caules e ra?zes. As resinas normalmente s?o s?lidas e os b?lsamos, l?quido-viscosos. T?m a??o anti-s?ptica, queratol?tica, citost?tica e protetora.
    Flavon?ides: S?o compostos relacionados com o grupo qu?mico flavona e normalmente d?o cor amarela, rosa e azul aos vegetais. Est?o amplamente presentes principalmente nas flores e nos frutos das fam?lias bot?nicas Rutaceae (rut?ceas), Myrtaceae (mirt?ceas), Rosaceae (ros?ceas), Malvaceae (malv?ceas) e Asteraceae (compostas). Exercem a??o protetora sobre os vasos sang??neos e capilares e antiinflamat?ria, entre outras.
    Glicos?deos Cardiot?nicos: S?o compostos t?xicos e devem ser usados em doses m?nimas, controladas em laborat?rios. T?m a??o t?nica sobre a musculatura do cora??o.
    Mucilagens e Gomas: S?o polissacar?deos que, dilu?dos em ?gua, formam solu?es viscosas e adesivas. As mucilagens t?m o poder de absorver grande quantidade de ?gua, aumentando assim de volume. Elas exercem a??o protetora do tubo gastrintestinal, laxativa suave, antiinflamat?ria e sedativa da tosse.
    ?leos Essenciais: S?o compostos arom?ticos, de composi??o complexa, numa mistura de ?lcoois, terpenos, alde?dos, cetonas e ?steres. S?o vol?teis e n?o se misturam com ?gua. T?m a??o anti-s?ptica e estimulante, entre outras.
    Saponinas: s?o compostos de natureza heteros?dica que, quando dilu?dos em ?gua e agitados, produzem espuma abundante, assim como os sab?es. As saponinas exercem a?es variadas, incluindo a hemol?tica, a expectorante, a fluidificante do muco e a t?nica.
    Taninos: S?o compostos fen?licos com poder de precipitar prote?nas. Eles t?m a??o adstringente, protetora das mucosas do tubo digestivo, bactericida, anti-s?ptico e cicatrizante.

Fonte: Ervas do S?tio