Aparelhos dentais "invisíveis"
Dicas para quem não quer um sorriso metálico

Ana Letícia Sales
7/10/02

Os aparelhos dentais, até pouco tempo, eram utilizados praticamente por jovens. Os adultos não procuravam o tratamento por vergonha do sorriso metálico. Mas agora surgem novas tecnologias que podem disfarçar, quase de forma imperceptível, os aparelhos ortodônticos. Essas técnicas estão sendo usadas por pessoas que deixaram de corrigir os dentes na adolescência, e que agora, começaram a se preocupar mais com a imagem.


Até galãs de cinema, como o astro Tom Cruise, de 40 anos, aderiram a estes novos tratamentos. Resultado: a procura por aparelhos ortodônticos entre adultos aumentou. Motivados pela vaidade, ou para corrigir imperfeições, eles perdem a vergonha especialmente com os invisíveis.


Aparelho de porcelana
Um dos modelos mais populares é o aparelho fixo de porcelana. O dentista especializado em ortodontia, Anderson Barbosa de Almeida, afirma que neste tipo de aparelho os braquetes são feitos de porcelana branca e não de metal como os convencionais. "Os braquetes são peças que ficam coladas em cada dente e é por onde passa o fio metálico que vai consertar a arcada do paciente", explica.

Anderson diz que a desvantagem deste tipo de tratamento é que o preço costuma ser dez vezes maior do que o do aparelho tradicional. "Além disso, a pessoa pode se sentir incomodada com o fato de que as peças costumam alterar de cor de acordo com a alimentação do paciente", afirma. O tratamento pode durar de um a três anos, dependendo do paciente.

Invisalige System
Existe ainda uma técnica chamada Invisalige System, que foi apelidada de lente de contato dos dentes. Ela é indicada apenas para corrigir pequenas imperfeições, pois a eficácia do material ainda é inferior a do fio de metal, e o uso é limitado. O Invisalige System não é indicado para todas as idades. Geralmente a partir dos 15 anos para as meninas e dos 16 para os meninos. Do contrário, o tratamento não é possível, já que a tecnologia do aparelho não é capaz de prever o quanto e como os dentes vão crescer.

Nesse tratamento é feito um molde da arcada dentária que vai servir de modelo para confeccionar os aparelhos de plástico transparente. Esses são móveis, sendo trocados a cada duas semanas e retirados para comer e durante escovação.

Ortodontia Lingual
Outro tratamento com aparelho imperceptível é a Ortodontia Lingual. A técnica consiste em instalar braquetes na parte interna de cada dente. A novidade está sendo usada por artistas e modelos que querem manter o sorriso bonito, mas precisam corrigir problemas nos dentes. O paciente tira todas as medidas da arcada, que depois são levadas para os Estados Unidos para a confecção do aparelho. Atualmente já existem laboratórios no Brasil que fazem esse serviço. A Ortodontia Lingual pode custar até seis vezes mais que a convencional.

Está técnica é tão eficiente quanto o modelo convencional e pode ser aplicada em 99% dos casos. O tratamento com ortodontia lingual é indicado para qualquer um que necessite usar aparelho fixo. Não há contra-indicações (exceto para pacientes com faces linguais muito curtas), nem limites de idade para fazê-lo. E os cuidados com o aparelho "invisível" são os mesmos do convencional: deve-se evitar alimentos muito duros e higienizar bem a boca e as peças.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.