Aparelhos dentais "invis?veis"
Dicas para quem n?o quer um sorriso met?lico

Ana Let?cia Sales
7/10/02

Os aparelhos dentais, at? pouco tempo, eram utilizados praticamente por jovens. Os adultos n?o procuravam o tratamento por vergonha do sorriso met?lico. Mas agora surgem novas tecnologias que podem disfar?ar, quase de forma impercept?vel, os aparelhos ortod?nticos. Essas t?cnicas est?o sendo usadas por pessoas que deixaram de corrigir os dentes na adolesc?ncia, e que agora, come?aram a se preocupar mais com a imagem.


At? gal?s de cinema, como o astro Tom Cruise, de 40 anos, aderiram a estes novos tratamentos. Resultado: a procura por aparelhos ortod?nticos entre adultos aumentou. Motivados pela vaidade, ou para corrigir imperfei?es, eles perdem a vergonha especialmente com os invis?veis.


Aparelho de porcelana
Um dos modelos mais populares ? o aparelho fixo de porcelana. O dentista especializado em ortodontia, Anderson Barbosa de Almeida, afirma que neste tipo de aparelho os braquetes s?o feitos de porcelana branca e n?o de metal como os convencionais. "Os braquetes s?o pe?as que ficam coladas em cada dente e ? por onde passa o fio met?lico que vai consertar a arcada do paciente", explica.

Anderson diz que a desvantagem deste tipo de tratamento ? que o pre?o costuma ser dez vezes maior do que o do aparelho tradicional. "Al?m disso, a pessoa pode se sentir incomodada com o fato de que as pe?as costumam alterar de cor de acordo com a alimenta??o do paciente", afirma. O tratamento pode durar de um a tr?s anos, dependendo do paciente.

Invisalige System
Existe ainda uma t?cnica chamada Invisalige System, que foi apelidada de lente de contato dos dentes. Ela ? indicada apenas para corrigir pequenas imperfei?es, pois a efic?cia do material ainda ? inferior a do fio de metal, e o uso ? limitado. O Invisalige System n?o ? indicado para todas as idades. Geralmente a partir dos 15 anos para as meninas e dos 16 para os meninos. Do contr?rio, o tratamento n?o ? poss?vel, j? que a tecnologia do aparelho n?o ? capaz de prever o quanto e como os dentes v?o crescer.

Nesse tratamento ? feito um molde da arcada dent?ria que vai servir de modelo para confeccionar os aparelhos de pl?stico transparente. Esses s?o m?veis, sendo trocados a cada duas semanas e retirados para comer e durante escova??o.

Ortodontia Lingual
Outro tratamento com aparelho impercept?vel ? a Ortodontia Lingual. A t?cnica consiste em instalar braquetes na parte interna de cada dente. A novidade est? sendo usada por artistas e modelos que querem manter o sorriso bonito, mas precisam corrigir problemas nos dentes. O paciente tira todas as medidas da arcada, que depois s?o levadas para os Estados Unidos para a confec??o do aparelho. Atualmente j? existem laborat?rios no Brasil que fazem esse servi?o. A Ortodontia Lingual pode custar at? seis vezes mais que a convencional.

Est? t?cnica ? t?o eficiente quanto o modelo convencional e pode ser aplicada em 99% dos casos. O tratamento com ortodontia lingual ? indicado para qualquer um que necessite usar aparelho fixo. N?o h? contra-indica?es (exceto para pacientes com faces linguais muito curtas), nem limites de idade para faz?-lo. E os cuidados com o aparelho "invis?vel" s?o os mesmos do convencional: deve-se evitar alimentos muito duros e higienizar bem a boca e as pe?as.