Badminton
Mistura de peteca com t?nis vai virar moda em JF

Ana Let?cia Sales
12/02/03

Roberto Carlos Lacordia Uma nova modalidade esportiva est? prestes a chegar em Juiz de Fora. ? o Badminton, um esporte que mistura peteca com t?nis. Jogado em gin?sios cobertos, al?m do prazer esportivo, o Badminton tamb?m traz ?timos resultados para quem quer manter a forma. De acordo com o professor de educa??o f?sica, Roberto Carlos Lacordia (foto ? direita), que est? trazendo a novidade para Juiz de Fora, o Badminton pode ser praticado por qualquer pessoa, de todas as idade, inclusive crian?as. "Vamos criar cursos para adultos e crian?as, sendo que para os adultos ser?o realizadas aulas individuais e para as crian?as vamos formar turmas de quatro a seis jogadores, como tamb?m acontece no t?nis", explica Roberto.

De onde vem o jogo

Segundo os estudiosos, o Badminton teve sua origem, h? cerca de dois mil anos, na Gr?cia. L? existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crian?as. O jogo tinha como objetivo rebater uma peteca com tacos, sem deixar ela cair no ch?o. Muitos anos depois o esporte foi incorporado na ?ndia e batizado de "Poona".

Oficiais ingleses de passagem pela ?ndia gostaram do jogo e o levaram para a Europa. No s?culo XVII o "Poona" j? havia se espalhado pelo continente europeu. Foram encontradas algumas evid?ncias de que o "Poona" tamb?m era jogado na Am?rica colonial. O jogo passou a se chamar Badminton quando, em 1870, uma nova vers?o do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, na Inglaterra.

Federa?es e campeonatos

Em 1934 foi fundada a Federa??o Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canad?, Dinamarca, Esc?cia, Fran?a, Holanda, Inglaterra, Nova Zel?ndia e Pa?s de Gales. Nos anos seguintes mais pa?ses se tornaram membros, especialmente ap?s a estr?ia do esporte nas Olimp?adas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 pa?ses membros da IBF.

Existem, atualmente, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. No Brasil, o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984, com a realiza??o da I Ta?a S?o Paulo, organizada pela Associa??o Paulista de Badminton. Em 1993 ? criada a Confedera??o Brasileira de Badminton (CBBd) cujos os fundadores s?o a Federa??o Paulista de Badminton, a Federa??o Catarinense de Badminton e a Federa??o de Badminton de Bras?lia.

Roberto Lacoste conheceu o Badminton no Rio de Janeiro, onde faz mestrado em Treinamento Desportivo. Ele quer promover campeonatos de Badminton na cidade e regi?o. Mas al?m de promover a forma??o de atletas, Lacoste pretende tamb?m fazer um trabalho esportivo que melhore a qualidade de vida das pessoas. "Queremos conscientizar as pessoas de que ? poss?vel fazer exerc?cios com prazer, combatendo os males do sedentarismo como o excesso de peso e o stress", completa Roberto.

Como ? o jogo

As raquetes (foto ? esquerda) podem ser de v?rios materiais, desde carbono, cer?mica at? alum?nio ou a?o. Elas s?o muito leves, pesando cerca de 90 gramas. As petecas s?o de corti?a, couro e penas de ganso, com peso fica em torno de 5g. A rede tem altura de 1,55m. E a quadra ? bem menor que a de v?lei ou basquete. Suas medidas s?o: 13m40 x 6m10, enquanto a quadra de v?lei tem 18m x 9m.

O esporte pode ser disputado individualmente ou entre duplas, inclusive mistas. "Podemos colocar homens e mulheres disputando o Badminton", conta Roberto, o que democratiza ainda mais o esporte. A t?cnica do jogo se assemelha ao t?nis, ou seja rebater a peteca atrav?s da rede com as raquetes. A din?mica ? mais parecida com o vol?i, j? que a peteca n?o pode cair no ch?o e nem fora da quadra.

Para competir no Badminton, o ideal ? ter um bom reflexo e coordena??o motora, pois ? um esporte de explos?o. A peteca pode alcan?ar quase 300 km/h.? mais veloz que o saque mais r?pido do t?nis. Em cerca de 20 segundos, chega-se a bater na peteca entre 40 e 50 vezes. Badminton exige constante aten??o. Al?m de exigir um grande esfor?o f?sico, j? que o praticante ter? que correr, saltar e virar bruscamente. Durante uma partida, chega-se a correr quase dois quil?metros. Podem ser queimadas 468 calorias praticando uma hora de Badminton.

Mas Roberto explica que os jogos tamb?m podem ser mais lentos, de acordo com o gosto do praticante. "Tudo depende da abertura que se d? ? peteca (foto ? direita). As penas da peteca podem ficar mais abertas ou fechadas, de acordo com a velocidade que se quer no jogo", afirma. Por isso, esse esporte tamb?m pode ser praticado por idosos e crian?as, j? que ? poss?vel fazer jogos mais lentos, que n?o necessitam de tanta correria. Segundo Roberto, n?o existem contra-indica?es para praticar o esporte. "Qualquer pessoa que queira fazer uma atividade f?sica, seja um idoso ou um jovem, deve sempre fazer uma avalia??o m?dica antes de come?ar a praticar", adverte.

Se voc? quer saber mais sobre o Badminton ligue para 3218-3049.