Deite e relaxe!
Confira dicas de massagens relaxantes para aliviar as tens?es

Ana Let?cia Sales
14/03/03

Ana Carolina
Assis Voc? chega em casa depois de um dia de trabalho estressante. Suas costas, seu pesco?o e ombros est?o doloridos e enrijecidos. Sua cabe?a e seus olhos doem. Nada melhor para acabar com toda essa tens?o do que uma sess?o de massagem relaxante. Existem v?rias t?cnicas que podem ser utilizadas e os resultados deixam qualquer um novinho em folha. A esteticista Ana Carolina Assis (foto ? direita), conta que a Massagem Ayurv?dica e a Reflexologia Podal s?o duas grandes aliadas no combate ao stress no al?vio das tens?es. "At? quem precisa de um revigoramento espiritual tamb?m pode recorrer ? essas t?cnicas", afirma Carolina. Conhe?a mas um pouco dessas massagens:

Massagem indiana para harmonia


Um dos tipos mais utilizados atualmente como massagem relaxante ? a Ayurv?dica. H? cerca de seis mil anos atr?s, na ?ndia, a ci?ncia da Ayurveda dava seus primeiros passos. Em s?nscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ci?ncia, sendo assim, a Ayurveda pode ser traduzido como a ci?ncia ou conhecimento da vida.

A Massagem Ayurv?dica ? uma vigorosa massagem que estimula os m?sculos e a circula??o, liberando as toxinas presas aos m?sculos e tecidos. Carolina Assis explica que atrav?s de toques profundos com os dedos, as m?os, os cotovelos e at? com os p?s, a massagem Ayurv?dica propicia o realinhamento postural, o al?vio de tens?es (por vezes cr?nica) no corpo f?sico, al?m de fortalecer o sistema imonol?gico. "Os efeitos anti-stress e anti-depressivos tamb?m podem ser notados", afirma.

Contando com alguns alongamentos, a t?cnica proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articula?es, fazendo com que a energia vital possa circular livremente. "A Massagem Ayurv?dica tem, ainda, efeito terap?utico a n?vel espiritual", conta a esteticista. As emo?es vivenciadas e contra?das no corpo, s?o "tocadas" e liberadas, propiciando um processo de auto conhecimento e transforma??o interna e externa, a partir da consci?ncia corporal.

Carolina Assis conta que gosta de usar tamb?m a Aromoterapia em suas sess?es de massagem. "Quando vou fazer uma massagem pergunto para a cliente o que ela deseja, se quer mais sa?de, se quer melhorar espiritualmente... De acordo com a resposta eu fa?o a massagem com um determinado tipo de ?leo. Existem ?leos que s?o para o relaxamento, como o de Sete Ervas, os que s?o para aliviar o esp?rito como o de S?ndalo, entre outros", conta.

Os p?s na cabe?a


A Reflexologia Podal ? outra terapia de relaxamento feita atrav?s de massagens nos p?s. "Cada ?rg?o do nosso corpo tem um ponto espec?fico de reflex?o no p?", afirma Carolina. De acordo com a esteticista, uma massagem nos p?s pode equivaler a uma massagem no corpo todo.



A Reflexologia ? mais uma das terapias alternativas atribu?da ao chineses. Mas h? registros de desenhos de eg?pcios praticando a terapia, datados de 2330 a.C. Os p?s s?o divididos em ?reas que tem rela?es diretas com o Sistema Nervoso Central. Quando massageadas, essas ?reas s?o capazes de provocar rea?es no c?rtex cerebral na regi?o correspondente ao reflexo. A teoria chinesa chama o p? de um microcorpo, com 72 mil termina?es nervosas.

Massageando ?reas espec?ficas dos p?s, ? poss?vel fazer um mapa da situa??o org?nica da pessoa, ajudando a amenizar dores e at? prevenindo doen?as. "Com este m?todo pode-se aliviar os mais variados sintomas, desde dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, al?rgicos, sexuais, relativos ? menopausa, at? aqueles de ordem emocional como as depress?es, ansiedades, dentre outros", afirma Carolina.

Agora ? s? escolher o seu tipo ideal, deitar e relaxar!