Equoterapia M?todo terap?utico que utiliza o cavalo nas sess?es, auxilia no desenvolvimento de crian?as com problemas f?sicos e mentais

Renata Cristina
*Colabora??o
21/01/05

Foto: ACESSA.com O portador de dist?rbios psiqu?cos, Victor Roberto Greg?rio (foto ao lado), vivencia problemas de sociabiliza??o, concentra??o e aprendizado. Ap?s seis meses de pr?tica da equoterapia, o menino de apenas 8 anos, alcan?ou avan?os f?sicos e mentais.

A m?e, Rosane Greg?rio, conta com entusiasmo que, logo nas primeiras semanas de tratamento, ele passou a agir de forma mais soci?vel. "Ele melhorou o relacionamento com os irm?os e tamb?m o jeito de andar, falar e aprendeu at? as cores", diz orgulhosa.

A psicopedagoga, Luciana Rocha, uma das profissionais que atua no seu tratamento equoter?pico, explica que as atividades propostas para Victor s?o focadas no aprendizado e na capacidade de concentra??o. Al?m da equoterapia, o garoto conta com o acompanhamento psiqui?trico, fato que contribui ainda mais para o seu desenvolvimento.

O que ? equoterapia?
Segundo a Associa??o Nacional de Equoterapia (ANDE/Brasil), este ? um m?todo terap?utico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas ?reas de sa?de, educa??o e equita??o, buscando o desenvolvimento biol?gico, psicol?gico e sociol?gico de pessoas portadoras de defici?ncias ou com necessidades especiais.

Foto: ACESSA.com Luciana acredita que a viv?ncia de novas experi?ncias e desafios, o contato com a natureza, o est?mulo a aprendizagem, memoriza??o e concentra??o est?o entre os benef?cios da pr?tica. "A equoterapia possibilita uma rela??o concreta e interpessoal, oferecendo formas de aplica??o que nenhuma outra terapia pode oferecer, como o ambiente de trabalho: o picadeiro (coberto ou descoberto); a pista (de areia ou grama); enfim, ambientes que fogem aos padr?es convencionais", diz.

"As principais indica?es s?o para os casos de paralisia cerebral, autismo, hiperatividade, depress?o infantil ou at? mesmo problemas comportamentais e dist?rbios de aprendizado", diz a psic?loga Christiana Cunha.

Ela ressalta que a efic?cia desse tratamento est? na atua??o de v?rios profissionais. "A equoterapia ? marcada pelo trabalho conjunto de psic?logos, fisioterapeutas, fonoaudil?gos, terapeutas ocupacionais, professores de educa??o f?sica, etc".

Por que o cavalo?
Foto: ACESSA.com A utiliza??o de cavalos para fins terap?uticos atravessa a hist?ria - desde 458-377 AC s?o registradas essas experi?ncias. A t?cnica foi se aprimorando e em 1965, a Universidade de La Salpenti?re (Paris) adotou a equoterapia como mat?ria did?tica universit?ria.

Durante 20 anos (1974 a 1994) foram realizados diversos congressos internacionais para a discuss?o da pr?tica. No Brasil, a ANDE oficializou a terapia com cavalos em 1989 e em 1997 o Conselho Nacional de Medicina reconheceu esse programa.

A psicopedagoga explica que o cavalo ? um animal d?cil, capaz de aceitar com facilidade diferentes relacionamentos. "Ele aceita qualquer crian?a de forma incondicional. Al?m disso, sua estrutura f?sica permite a realiza??o de um movimento tridimensional, que ? semlhante ao do homem quando caminha. Isso ajuda em corre?es de posturas, por exemplo".

Programas
A equoterapia abriga programas espec?ficos para determinadas patologias. No entanto, Christiana orienta que esses itens n?o s?o obrigat?rios e podem ser combinados de acordo com a demanda do paciente. Veja quais s?o os programas b?sicos:

  • Hipoterapia: ? um programa da ?rea de reabilita??o, voltado para as pessoas portadoras de defici?ncia f?sca e/ou mental. Os profissionais de sa?de s?o os mais voltados para esse tipo de terapia, que necessita de um mediador montado ou a p?, para a execu??o dos exerc?cios programados.
  • Educa??o - Reeduca??o: este programa pode ser aplicado tanto na ?rea reabilitativa quanto na ?rea educativa. O praticante tem condi?es de exercer alguma atua??o sobre o cavalo e conduzi-lo, dependendo em menor grau do auxiliar-guia. A a??o dos profissionais de equita??o tem mais intensidade, embora os exerc?cios devam ser programados por toda a equipe.
    Pr?-esportivo: ? aplicado nas ?reas reabilitativas e educativas. O praticante tem boas condi?es para atuar e conduzir o cavalo, podendo praticar exerc?cios de hipismo.
    Saiba Mais:
  • ANDE Brasil

    *Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF