Cantoterapia
Din?mica utiliza a m?sica para pessoas que querem sair da depress?o, liberar a raiva, acabar com a timidez e melhorar a voz

S?lvia Zoche
Rep?rter
04/04/2005

A psicoterapeuta Cida Rigotti explica o que ? a Cantoterapia. O terapeuta Newton Ferruggini d? um exemplo de vocalize, ensinado durante o curso

Veja! Veja!

"Quem canta, seus males espanta", diz o ditado e tamb?m o que prega o curso de cantoterapia.

A terapia atrav?s da m?sica trabalha a timidez, a depress?o, o stress e libera a raiva, que intoxica o organismo. Com t?cnicas respirat?rias, aulas de express?o corporal e de canto, propriamente dito, os alunos aprendem a se soltar e conseguem aliviar as tens?es do dia-a-dia e a enfrentar o medo. Assim definem a psicoterapeuta, Cida Rigotti, e o terapeuta e tenor, Newton Ferrugginni.

Com experi?ncia de dois anos na ?rea, eles afirmam que os alunos conseguem notar a diferen?a nas pr?prias vidas. "Voc? transforma o 'elefant?o' em 'formiga'. Voc? aprende a ver o mundo de frente", explica Cida. "A m?sica faz a pessoa descobrir a pr?pria voz, conhece os pr?prios recursos e limites e passa a gostar mais de si mesma", completa Ferrugginni.

"Na din?mica, a pessoa aprende a fazer a troca energ?tica com o mundo", diz Cida. Para que todos os alunos possam ter aten??o dos professores, a turma de cantoterapia chega, no m?ximo, a oito pessoas. "A gente quer dar aten??o a cada um deles", explicam.

As t?cnicas
O primeiro momento para o aluno ? respirar. "? a hora do relaxamento, de fazer troca energ?tica com o ambiente", diz Cida.

Depois, Ferrugginni ensina a forma correta de respirar que ? movimentando o diafragma. Inspira-se e enche de ar o abd?men e expiram, esvaziando o abd?men. Esta ? a respira??o dos beb?s.

"Depois que colocamos um espelho grande na sala, os alunos t?m gostado muito de se ver respirando corretamente", conta Ferrugginni. "A respira??o ? o sopro da vida", e Ferrugginni completa: "A respira??o ? o som do sil?ncio".

O segundo passo s?o as t?cnicas corporais usando a dan?a - em que os alunos acompanham o ritmo da m?sica da forma que desejarem - e atrav?s de exerc?cios teatrais. "Usamos textos de Maria Clara Machado e Augusto Boal". Para o conhecimento corporal, os terapeutas utilizam o livro O corpo Fala, de Pierre Weil.

O momento mais esperado ? a hora de soltar a voz. "Come?amos com o aquecimento vocal, pelos vocalizes", que modula a voz sobre uma vogal. Cida acompanha os alunos no teclado.

As m?sicas v?o dos temas cl?ssicos aos populares. O carro-chefe do curso s?o as letras do compositor Renato Russo. "Temos alunos da 3? idade, que acham que Renato Russo ? rock e que n?o v?o gostar. Ma acabam descobrindo o poeta. ? divertido", fala Cida. Primeiro estuda-se o poema, em seguida, l?em ou cantam os nomes das notas e, finalmente, cantam. E o importante ? que cada um encontre o seu pr?prio tom. "N?o queremos ningu?m imitando o Renato Russo ou outro cantor. A inten??o ? que, ao descobrir o seu potencial de voz, o aluno perca o medo, a timidez e mostre sua personalidade", explicam.

A voz
Depois de fazer o curso, os terapeutas percebem que os alunos perdem a timidez. Um exemplo que deram foi de uma senhora que faz parte de um coral, mas n?o tinha pot?ncia de voz. "Foi poss?vel notar o avan?o dela. A voz dela quase n?o sa?a. Agora ele canta que ? uma maravilha", diz Ferrugginni.

Quem participa do curso tem a exata no??o de como sua voz deve ser empostada em um coral e isoladamente. "Cada um sabe o registro de sua voz", explicam.