Sorrir faz bem ? sa?de O sorriso ajuda a prevenir doen?as e garante o bom desenvolvimento de v?rias a?es no organismo humano

Renata Cristina
Colabora??o
29/08/2006

Assista o v?deo com a enfermeira Jurema de Oliveira que fala sobre os benef?cios de sorrir. Para ver o v?deo, clique no ?cone ao lado

Veja!


A m?sica incentiva: "Sorria, meu bem!", mas por detr?s desse apelo pode estar a solu??o para uma vida mais equilibrada e saud?vel. Estudos cient?ficos comprovam que o ato de sorrir n?o serve s? para mostrar um rostinho bonito ou para as belas propagandas de cremes dentais. "Quem sorri, produz endorfina, uma subst?ncia respons?vel pela sensa??o de prazer e felicidade nos seres humanos", explica a enfermeira do Pronto Atendimento Infantil, Jurema de Oliveira (foto abaixo).

E n?o bastasse a sensa??o de leveza proporcionada pela endorfina, Jurema esclarece que o estado de alegria ativa o sistema imunol?gico, ajudando a prevenir doen?as ocasionadas por situa?es de elevado grau de stress, al?m de gripes, resfriados, viroses, entre tantas outras.

"Com o sistema imunol?gico em boas condi?es, as chances de ficar doente s?o m?nimas", revela a enfermeira. Portanto, se voc? ainda n?o deu aquela risada gostosa, aproveite para sorrir!

Se escancarar os l?bios acarreta em diversas rea?es qu?micas no organismo humano, lembre-se, ainda que ? poss?vel movimentar diversos m?sculos da face, evitando rugas e a sensa??o de cansa?o. Logo, se voc? previne esses sintomas do envelhecimento, ter? uma fei??o mais bonita e jovem ao longo da vida..

O poder do sorriso
Diferentemente de quem j? est? com sa?de - e n?o quer abrir m?o dela - h? pessoas em hospitais que contam com a ajuda do sorriso para a recupera??o. Ele serve como uma terapia alternativa, respons?vel por proporcionar o bem-estar de pacientes. Foi pensando nisso que, em 1988, no Estado de S?o Paulo, surgiram os Doutores da Alegria, atores que levam recrea??o aos centros de tratamento infantis. Inspirados por eles, a turma de palha?os juizforanos que comp?e Os M?dicos do Barulho completou dez anos de atua??o nas pediatrias da cidade.

No total, foram cerca de 72 mil crian?as que tiveram o seu atendimento incrementado com um bom e leve sorriso. Os atores realizam atividades l?dicas e recreativas com os pacientes e alteram a rotina hospitalar, marcada pela trauma e dor, em alguns casos. "Apesar de todos os obst?culos, percebemos que a nossa miss?o ? contribuir para a recupera??o dessas crian?as", afirma o codernador do projeto sem fins lucrativos, Amaury Mendes.

O grupo formado por Dr. Fuzil (Amaury Mendes), Dra. Floripes (Alessandra Visentim), Dr. Till (Marcos Bavuso), Dra. Pop? (Ivonete Neves, Dra. Miloca (Gilmara Delmonte e Dr. Kiko (Rodolfo Lisboa) contam com o patroc?nio da Lei de Incentivo ? Cultura - Lei Murilo Mendes.

De acordo com a m?dica pediatra Patr?cia Boechat (foto ao lado) a recrea??o nos hospitais acelera a repera??o dos pacientes. "N?o s? as crian?as, mas tamb?m os m?dicos sentem uma mudan?a no ambiente. J? trabalhamos em um ambiente pesado e quando vemos uma crian?a sorrindo ? muito gratificante", diz.

Al?m das visitas nas pediatrias, os M?dicos do Barulho j? alegraram idosos e adultos em alguns hospitais da cidade. Mesmo com uma espontaneidade menor, o Dr. Fuzil garante que o hospital vira uma festa. "Um olhar diferente, humanizado, j? representa muito para essas pessoas".