Pilates para o cora??o Pilates de solo conjugado ? atividade a?robica ? a nova
tend?ncia do mundo fit

Renata Cristina
R?porter
19/09/2006

Saiba quem foi o criador do m?todo Pilates. Clique no ?cone ao lado e leia a hist?ria do alem?o Joseph Hubertus Pilates!!!

Leia!


Mulher fazendo pilates Quem j? passou por uma aula de pilates sabe que os exerc?cos proporcionam fortalecimento muscular, al?m de uma melhora na postura e o desenvolvimento de uma consci?ncia corporal. Por?m, este m?todo desenvolvido pelo alem?o Joseph Pilates, n?o prioriza os exerc?cos aer?bicos. Se esse era o ?nico defeito encontrado por quem pratica a atividade, agora n?o ? mais! Aliando o condicionamento f?sico (pilates) ao cardiovascular (aer?bica) ? que surge uma nova modalidade no universo da vida saud?vel.

Ainda n?o h? nome para definir a atividade f?sica, mas o que se percebe ? que os resultados s?o positivos. A seq??ncia de pilates de solo, baseada em exerc?cios para a musculatura abdominal, tronco e pernas, ? associada a a?es aer?bicas, como a caminhada em esteira, por exemplo. O diferencial ? que tudo isso est? reunido em um ?nico m?todo, ao contr?rio do que ? feito nas academias convencionalmente.

Reabilita??o atrav?s do Pilates Reabilita??o atrav?s do Pilates Reabilita??o atrav?s do Pilates

Assim como no pilates, o acompanhamento ? feito por um profissional qualificado, com forma??o em Educa??o F?sica ou Fisioterapia. As aulas s?o individualizadas e comportam no m?ximo tr?s alunos por turno, com a dura??o de uma hora. Cada movimento ? monitorado pelo professor, respons?vel por acompanhar os batimentos card?acos e a press?o arterial de quem se exercita.

"As pessoas est?o procurando cada vez mais atividades personalizadas", diz a professora Jakeline Trevisani (foto acima). Segundo ela, est? sendo criada uma consci?ncia em torno das atividades f?sicas, favorecendo os m?todos de aulas assistidas por profissionais, como ? feito no caso dos personal trainners.

Benef?cios
Mulher idosa fazendo pilates A professora Fab?ola de Melo Medeiros (foto ao lado) explica que o objetivo da atividade ? melhorar as condi?es f?sicas e cardiovasculares de quem as pratica. Traduzindo: se exercitar para "ficar de bem" com o corpo e o cora??o.

As aulas s?o indicadas para todas as idades e trazem resultados j? nas primeiras semanas. "As pessoas sentem menos cansa?o corporal e logo melhoram a postura", revela Fab?ola. Outros ganhos s?o vistos pelos alunos, como o aumento do f?lego e da for?a muscular em situa?es di?rias, como ao subir uma escada e carregar sacolas, por exemplo. "Tudo depende do objetivo de cada um", salienta a professora.

A aposentada Raquel Caldas (foto acima) j? aprovou a nova t?cnica. H? dez anos, ela pratica hidrogin?stica e explica que o acompanhamento individualizado direciona suas metas. "? muito diferente das outras atividades f?sicas, estou adorando", comemora.

Reabilita??o atrav?s do Pilates Reabilita??o atrav?s do Pilates Reabilita??o atrav?s do Pilates

Fab?ola ressalta que, no caso de idosos, os exerc?cios visam a coordena??o motora e o ganho de massa muscular, al?m de al?vio de dores musculares, maior percep??o dos movimentos, maior equil?brio, aumento da flexibilidade e o al?vio do estresse. "A partir dos 30 anos, o corpo humano sente essa perda de massa muscular, por isso o enfoque", justifica.

Os exerc?cios podem auxiliar pessoas que se recuperam de cirurgias ou com les?es. "O foco ? o trabalho de resist?ncias e o pilates complementa a fisioterapia", explica a fisioterapeuta, Juliane Favero.

No caso de gestantes, os exerc?cios tamb?m s?o recomendados ap?s o terceiro m?s de gesta??o. H? ganho na circula??o, ? evitada a reten??o de l?quido, geralmente ocasionada pela altera??o hormonal e, ainda, fortalecida a musculatura abdominal e treinada a respira??o para a hora do parto.


A Hist?ria de Pilates
"Joseph Hubertus Pilates, nasceu em 1880, em Dusseldorf, na Alemanha. Desde a inf?ncia, devido a problemas de sa?de f?sica, dedicou-se ao condicionamento f?sico. Praticou v?rios tipos de atividades f?sicas, dentre elas, gin?stica ol?mpica, esqui e boxe. Aos 14 anos, Joseph Pilates tinha uma musculatura t?o definida que podia posar para mapas de anatomia.

Durante a I Guerra Mundial, tornou-se prisioneiro e foi mandado para a Ilha de Man e no per?odo em que ficou no campo de concentra??o, auxiliou na reabilita??o dos doentes utilizando-se daquilo que mais sabia fazer: exerc?cios f?sicos e respirat?rios. Em 1926 imigrou-se para os Estados Unidos e estabeleceu-se em Nova York, local em que abriu seu studio.

PILATES criou v?rios equipamentos para a pr?tica de exerc?cios f?sicos, por exemplo, o Universal Reformer. No entanto, destacou-se muito pelo seu trabalho de exerc?cios no solo (mais de 500 varia?es). Seus ensinamentos foram repassados para alguns instrutores como um m?todo de condicionamento f?sico denominado Arte do Controle ou Contrologia. No entanto, legalmente, n?o foi dado aos seus disc?pulos o monop?lio do m?todo.

Extra?do: Associa??o Barsileira de Pilates
(MENDON?A, T. M. S; PERINI, S; OLENKA, K. L.)

Leia mais:

  • Gin?stica e reabilita??o reunidos no Pilates