Melhor idade prefere viajar em grupo, aponta pesquisa do MTur

Organizadores de excursão dizem que idosos são mais criteriosos na hora de colocar o pé na estrada

Angeliza Lopes
Repórter
30/01/2017
foto

Já foi o tempo que ter mais de 60 anos era motivo para desacelerar e ficar dentro de casa. Com aumento da expectativa de vida no país, que chegou a 75,5 anos no último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresce o envolvimento e participação desta parcela da população com opções de lazer e entretenimento. Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, divulgado em setembro de 2016, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa da Melhor Idade pretendem viajar.

Na hora da viagem, os idosos são mais criteriosos e coletivos. De acordo com a pesquisa do MTur, reunir uma boa turma para fazer o passeio é a opção de 84% dos futuros viajantes com mais de 60 anos. Segurança, comodidade, confiança e atenção nas excursões também são critérios que este público leva em conta, conforme afirma o sócio-proprietário de uma agência de turismo de Juiz de Fora, Davi Cherem. “O idoso gosta de ser atendido com carinho, presteza e agilidade”.

Os pacotes mais ofertados pela agência são os rodoviários com pensão completa para destinos como Poços de Caldas, São Lourenço, Campos do Jordão e Caldas Novas. Cherem diz que os idosos que atende são completamente ativos e gostam de passeios com propostas diversas de diversão. “Eles acordam cedo e dormem tarde. Para agradá-los, optamos por hotéis que oferecem música ao vivo, jogos, hidroginástica. Hoje, estamos envelhecendo com qualidade”, destaca. Mesmo não tão frequente quanto as viagens de ônibus, a empresa também faz passeios internacionais. “Temos um roteiro intenso de atividades nas viagens para Portugal, Itália, Alemanha e França", completa.

Com 11 mil cadastrados ativos, a Associação dos Aposentados, sociedade sem fins lucrativos, também é referência quando o assunto é viagem para a melhor idade em Juiz de Fora. O atual presidente, Antônio José Amaral Moreira, informa que a nova diretoria mudou o foco das viagens, voltando as opções apenas para os sócios, com pacotes a preço de custo. Além de oferecer valores mais acessíveis, ele destaca a necessidade de preocupação dos cuidados com a saúde dos participantes. “Para passeios mais longos, entregamos um questionário com perguntas sobre estado de saúde para os associados que vão na excursão e fazemos uma reunião antes da data de embarque. Quem tem restrições, orientamos que a pessoa faça consulta para ter aprovação médica para as viagens”.

Cada detalhe no roteiro faz a diferença. De olho nas ofertas turísticas de cada lugar visitado, o importante é observar o que agrada o público. Estas características são relevantes na hora de pensar em um bom passeio para os associados, conforme afirma Moreira. “Preferimos oferecer pacotes fora de alta temporada para evitar tumultos e preços melhores. Além disso, observamos as festividades, atrações, clima que o local oferece e o que o turista quer. Fizemos uma viagem para Barra Bonita, por exemplo, onde almoçamos em um navio e em paralelo, levamos todos para um espaço de vendas de tricô e fábrica de sapatos”.

Novas amizades

Com 73 anos, o aposentado Antônio Scafutto conta que não dá para viajar sozinho. Com sua esposa, ele viaja em excursões para vários lugares do país, América do Sul e Europa. “Prefiro em grupo. Interagimos muito e me sinto mais seguro”. Principalmente em roteiros fora do país, ele acha fundamental o apoio de guias que fazem parte do pacote da agência. “Caso aconteça algum imprevisto, como roubo de documentos ou problemas de saúde, a equipe nos direciona para um hospital, dá apoio, faz contato com a família”.

Há seis anos, Maria Helena Gonçalves, de 61 anos, começou a viajar em excursões. "O mais importante é a organização do grupo. Adoro fazer amizades e os passeios são ótimos para conhecer pessoas novas". Hoje, ela faz parte de um grupo da terceira idade Pró-Idoso da AMAC onde também se exercita. "Temos bailes, aula de dança e ginástica e o nosso grupo já foi para Caldas Novas. Temos que viver a vida enquanto Deus nos dá saúde!".

ACESSA.com - Melhor idade prefere viajar em grupo, diz pesquisa do MTur