MGM e Miss Brasil Gay selam parceria Al?m da mudan?a de local, uma das novidades ? a realiza??o, pela primeira vez, da Parada Gay no domingo. Organizadores adiantam detalhes da festa

Daniele Gruppi
Rep?rter
23/04/2008

Em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira, dia 12 de maio, organizadores do Miss Brasil Gay e representantes do Movimento Gay de Minas (MGM) anunciaram parceria para a realiza??o da Semana Rainbow, que inclui em sua programa??o o Miss Brasil Gay, a Parada do Orgulho Gay, mini-confer?ncias sobre pol?ticas p?blicas voltadas para a classe GLBT, al?m de festas raves espalhadas pela cidade.

Segundo um dos organizadores, Marcelo Carmo, a Miss Brasil Gay 2007 Ianka Ashylen vai passar a faixa para a pr?xima representante da beleza gay no Cine-Theatro Central, no dia 16 de agosto. "A mudan?a de local, do Gin?sio do Sport para um teatro, ? pol?mica e ousada. Pensamos bastante, pesamos os pr?s e contras e acreditamos que o evento vai ser um divisor de ?guas: antes do Central e depois".

Marcelo Carmo afirma que a proposta ? dar novo formato ao Miss Brasil Gay. N?o vai ter mais servi?o de bar e o show vai ser menor, mas os organizadores acreditam que v?o ter mais qualidade. Ianka Ashylen, presente na coletiva, acredita que a sua responsabilidade aumenta com a realiza??o do evento no Central.

Foto dos organizadores do Miss Brasil Gay O organizador e cabeleireiro, Andr? Pavam, encarregado pela produ??o art?stica, diz que o Central oferece muito mais facilidade, j? que tem uma infra-estrutura adequada para o espet?culo. Ele n?o vai estar sozinho no comando da cria??o art?stica. "Vamos ser uma equipe. Aline Firjam e Patida Mauad fazem parte dela", revela.

Andr? Pavam afirma que o espet?culo vai ter a dura??o de 02h30. "Antes a festa durava cerca de quatro horas. Agora, vamos encurt?-la. Os jurados, por exemplo, n?o v?o ter que atravessar a passarela como antes, j? v?o estar assentados. As candidatas que tinham liberdade na passarela v?o ter tempo cronometrado para atravess?-la e esta tamb?m ser? menor", comenta.

O Miss Brasil Gay n?o vai ter um tema espec?fico, como nos anos anteriores, mas o espet?culo ter? um t?tulo: "Divas". "Os ?cones gays v?o ser traduzidos nos palcos", revela Pavam.

L?o ?quilla - presen?a confirmada

Foto de L?o ?quilla A comiss?o organizadora confirmou a presen?a de L?o ?quilla, que ? uma drag queen brasileira, conhecida por suas performances em shows de boates gays e por suas apari?es em programas de TV. Alcan?ou destaque nacional quando foi rep?rter do programa Noite Afora, de Monique Evans. Atualmente, atua no Bom Dia Mulher.

O artista j? conta com projeto pr?prio de programa de televis?o, prestes a ser avaliado pela dire??o art?stica de uma emissora de televis?o. Outros projetos tamb?m fazem parte da vida de L?o ?quilla, como o lan?amento de um livro e um novo trabalho videogr?fico (clipe musical).

Parada do Orgulho Gay vai ser no domingo

Foto dos organizadores do Miss Gay e Parada Gay Outra novidade anunciada ? que a Parada do Orgulho Gay que se realizava, tradicionalmente, no s?bado, agora vai acontecer no domingo, dia 17 de agosto, seguindo a tend?ncia mundial. "A id?ia ? que o turista possa permanecer mais tempo na cidade, o que vai fomentar a economia local, declara o diretor do MGM, Marcos Trajano.

Marcelo Carmo diz que o incremento de receita para a cidade pode chegar a 33% com a mudan?a na data. "Pela primeira vez, as operadoras de turismo querem comercializar o pacote rainbow, com o destino Juiz de Fora. Trata-se da profissionaliza??o do turismo".

Marcos Trajano acredita que a Parada possa ter um p?blico menor, mas ele garante mais seguran?a. O evento vai come?ar a se concentrar ?s 12h, no Parque Halfeld e ?s 14h acontece a sa?da em dire??o ? Pra?a Ant?nio Carlos.

Debates na Semana Rainbow

A Semana Rainbow conta tamb?m com mini-confer?ncias proferidas por representantes de v?rios minist?rios, secretarias estaduais e municipais. As mini-confer?ncias acontecem na segunda-feira, dia 11 de agosto, e se estendem at? a sexta, 15 de agosto.

Segundo Marcos Trajano, as discuss?es v?o girar em torno do documento expedido na 1? Confer?ncia Nacional de GLBT, que acontece nos dias 06 e 08 de junho, em Bras?lia. O evento discute a implanta??o de pol?ticas p?blicas GLBT, atrav?s do programa do governo federal Brasil Sem Homofobia. "Queremos debater as id?ias que v?o nascer da confer?ncia para serem implantadas de acordo com a realidade de Juiz de Fora. Pretendemos lan?ar o Juiz de Fora sem Homofobia".

Marcos Trajano quer, ainda, despertar aten??o dos pol?ticos. "Este ano tem elei??o e, em Juiz de Fora, os eleitores gays, constitu?do por cerca de 50 mil pessoas, podem mudar os rumos de qualquer candidatura".

Outro evento que vai ser realizado na Semana Rainbow, ser? beneficente e promovido por Ianka Ashylen. A data ? dia 15 de agosto, em uma boate de Juiz de Fora. "Quando ganhei o concurso queria fazer algo de import?ncia humana e resolvi organizar, em novembro, um evento para ajudar as pessoas. Como a iniciativa deu certo, vou repetir a dose". A institui??o que vai ser beneficiada ainda n?o foi definida.

Enquete
O que voc? acha da mudan?a de local do Miss Brasil Gay para o Theatro Central?
       Boa iniciativa
       Iniciativa ruim
       N?o faz diferen?a
       J? estava passando da hora de mudar
   

ATEN??O: o resultado desta enquete n?o tem valor de amostragem cient?fica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com