Dicas para n?o danificar o notebook na viagem de f?rias Ter uma bolsa acolchoada ? o primeiro passo para garantir a seguran?a do seu computador port?til durante a viagem de f?rias


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
06/01/2009

F?rias n?o ? sin?nimo de descanso para todas as pessoas. Algumas, mesmo em viagem, n?o podem deixar de cumprir compromissos importantes e, por isso, o computador port?til, com informa?es essenciais n?o pode ficar para tr?s.

Entretanto, levar o notebook para a viagem exige alguns cuidados. O primeiro deles ? ter uma bolsa apropriada para o transporte do aparelho, j? que usar apenas uma capa protetora fina e coloc?-lo na bolsa de m?o n?o ? aconselh?vel. . Quanto mais acolchoada e imperme?velfor a bolsa, melhor. Assim, ele vai ficar protegido contra poss?veis quedas, batidas e balan?os na estrada.

O t?cnico de redes da ACESSA.com, Denys Moreira, diz que quanto mais divis?rias a bolsa tiver, mais apropriada. "Assim, d? para guardar o mouse, a bateria e a fonte de energia separados."

O profissional diz que n?o existe uma posi??o adequada para acomodar o computador na bolsa. Entretanto, a m?quina deve ficar presa pelas al?as internas e objetos pontiagudos n?o devem ser colocados no mesmo compartimento. "Eles podem arranhar a tampa."

Foto de uma tv Foto de uma tv

Na hora de guardar o notebook na bolsa, deve-se deix?-lo desligado. "S? no stand by n?o ? suficiente", comenta Denys. Al?m disso, ele s? deve ser usado em cima de uma mesa ou de outros objetos que n?o ret?m calor. Nunca deve ser utilizado no colo e em cima da cama. "Isso tampa a entrada de ar e ele vai ficar quente, o que pode prejudicar sua parte interna"

Outro cuidado importante ? evitar colocar peso em cima do notebook. Esta ? uma forma de proteger o monitor. "O cristal ? muito sens?vel e pode trincar." Tamb?m se deve evitar abrir o aparelho em qualquer lugar. Se ele sujar, a limpeza deve ser feita apenas com um pano seco.

O profissional diz que n?o h? problemas em deixar o computador no sol, desde que ele esteja dentro da bolsa e desligado. Entretanto, se, na hora de usar, ele estiver quente, n?o ? aconselh?vel ligar. "Primeiro, espere esfriar. Caso contr?rio, pode dar problema no cristal da tela, na mem?ria e no processador."

Foto de uma tv Foto de uma tv

Outra dica ? deixar a bateria sempre carregada e, se poss?vel, ter uma reserva. A fonte de energia tamb?m n?o deve ser esquecida para tr?s.