Religi?o sobe ao palco no Miss Brasil Gay Das 25 candidatas, cinco fazem homenagens a figuras e locais religiosos

Priscila Magalh?es
Rep?rter
18/08/2008

A vencedora do Miss Brasil Gay 2008, Lizandra Brunelly, levou ao palco a imagem de Nossa Senhora do Carmo (foto ao lado) para homenagear Pernambuco, estado que representou.

A Santa ? a padroeira de Pernambuco e ? a guardi?o do escapul?rio. A roupa representa toda a riqueza hist?rica e cultural das obras barrocas, quase sempre ornamentadas por ostens?rios, onde se ostenta a h?stia consagrada. O traje de Lizandra mostra que a decora??o da arte sacra s?o j?ias guardadas pelo povo pernambucano.

A Miss Brasil 2008 entrou no palco escondida atr?s da imagem de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, apareceu ao p?blico vestida com asas de metal banhadas a ouro. Na roupa, gotas de cristal e strass. ? uma cria??o de Bruno Oliveira.

A Miss Amazonas, Charlote Kawasky, homenageou os ribeirinhos do alto Solim?es e Rio Negro atrav?s de Nossa Senhora Aparecida (foto abaixo ? esquerda), Santa protetora desses brasileiros. Al?m dos ribeirinhos, a roupa homenageia o Brasil e o Alto da Compadecida. O traje foi feito em organza, segunda pele, vime grega e veludo azul escuro. A preocupa??o da Miss foi em n?o levar a Santa para o palco.

"N?o queremos chocar o p?blico", diz. Ent?o, na roupa foram usados materiais r?sticos, principalmente na coroa, onde foi usado o vime. Quem assina a cria??o do traje ? Dino Soares e Douglas Rodrigues e custou cerca de R$ 250.

Foto de Miss Amazonas Foto de Miss Esp?rito Santo

A padroeira do Esp?rito Santo, Nossa Senhora da Penha (foto acima ? direita), foi levada ao palco do Miss Gay 2008 pela candidata Myrian Vervloet, que trazia um ter?o, uma coroa e o cora??o. A Santa tamb?m ? conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias. Seu convento, em Vit?ria, ? o principal ponto tur?stico do Estado. Foi fundado h? 450 anos e constru?do no cume de um penhasco, onde os fi?is pagam suas promessas. A roupa ? uma cria??o de Wallace Menezes. Foi confeccionada nas cores branca e azul.

A Miss Par?, Rafaela Larret, se vestiu de anjo da paz e da f? para conduzir a corda do C?rio de Nazar?(foto abaixo ? esquerda). A candidata fez sua apresenta??o ao som da m?sica 'Ave Maria'. Duas grandes asas douradas compunham a roupa, tamb?m toda em dourado. A cria??o ? de Antara Gold e Nilo Calandrini

Foto de Miss Par? Foto de Miss Paran?

A Capela de Santa B?rbara (foto acima ? direita) foi representada pela Miss Paran?, Priscila Bitencourt. Al?m da ind?stria e agricultura, o Estado se destaca pela religi?o. A capela ? destaque pelos seus valores hist?ricos: foi a primeira erguida pelos jesu?tas que passaram pelo Paran?.

A candidata saiu de uma capela usando um manto vermelho. Ela trazia uma ta?a e uma coroa dourados. O vestido foi confeccionado em veludo alem?o, sedas importadas, paet?s e cristais por Marcos Conegundes.

Traje premiado
O traje t?pico premiado foi o da candidata de Tocantins, Ava Sim?es, um dos estados mais ricos em diversidade cultural. Ela veio ao palco dentro de um cristal diamante e foi muito aplaudida pelo p?blico. A cria??o ? de "as caipirinhas": Adriano Augusto e Rinald Guimar?es. O traje foi confeccionado em segunda pele com prata, rivoles e gotas de cristal.