Quarta-feira, 5 de agosto de 2009, atualizada às 20h22

Miss Brasil Gay e Rainbow Fest são suspensos por tempo indeterminado

Clecius Campos
Repórter

Os eventos Miss Brasil Gay 2009 e Rainbow Fest estão suspensos por tempo indeterminado. A determinação é da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, que recomenda a suspensão de eventos com aglomerações de pessoas e concentração de turistas vindos de áreas onde existe transmissão sustentada da gripe A. A realização da Exposição Agropecuária também está suspensa.

Segundo o presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A (H1N1), Ivander Mattos Vieira, a decisão foi unânime e prima pela prevenção da saúde pública na cidade. "Determinantes como a possibilidade de disseminação e a capacidade de assistência à doença no município foram levados em conta."

De acordo com Vieira, embora não seja possível precisar, a expectativa é de que os eventos possam acontecer a partir da segunda semana de setembro. Isso porque, levando-se em conta o período de disseminação da gripe sazonal (gripe comum), que é de seis semanas, e o fim do inverno, acredita-se na diminuição da influenza no país. "Durante esse período será feita uma avaliação técnica da doença na cidade para que seja definida uma nova data para realização dos eventos."

O chefe do executivo, Custódio Mattos, garantiu que a Prefeitura vai apoiar, juridicamente, os administradores dos eventos, a fim de que os contratos já assinados com fornecedores, atrações e casas de espetáculos possam ser suspensos, sem pagamento de multa. "Será feita uma manifestação formal, para salvaguardar a situação dos organizadores, informando que a determinação ocorreu devido à questão de saúde pública."

Organizadores são pegos de surpresa

O diretor do Movimento Gay de Minas, Marco Trajano, afirma que foi pego de surpresa e não sabe mensurar o prejuízo causado pela decisão. "A cinco dias do evento, teremos que comunicar palestrantes, convidados, DJs e atrações. Mas entendemos que a questão envolve saúde pública e deve ser tratada com cuidado." O consultor administrativo do Miss Brasil Gay, Marcelo do Carmo, acredita que, além do dano financeiro, o prejuízo institucional é preocupante. "O público está acostumado com a realização do concurso nesta data. Será que os turistas virão em meses diferentes? Será que conseguiremos adequar a festa ao calendário nacional de eventos GLBT? A tradição do Miss Brasil Gay corre o risco de ser quebrada?"

Ao longo da semana, será discutido um plano conjunto para divulgação da notícia em todo o Brasil. Carmo teme que a suspensão dos eventos, por tempo indeterminado, cause grandes danos na rede hoteleira da cidade. "Teremos que juntar forças para informar agências de turismo e hotéis em tempo hábil." Segundo Trajano, no ano passado, a cidade recebeu cerca de dez mil turistas para os eventos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes