Sexta-feira, 7 de agosto de 2009, atualizada às 11h56

Movimento Gay de Minas cancela toda a programação da Rainbow Fest e a Parada Gay

Clecius Campos
Repórter

O Movimento Gay de Minas (MGM) decidiu cancelar a realização da Rainbow Fest e da Parada Gay. A informação é do presidente da ONG, Osvaldo Braga. De acordo com ele, toda a programação cultural e de palestras não irá acontecer este ano, em Juiz de Fora.

O motivo seria o desânimo da organização, que se sente sem o apoio do poder público. "Parece que tudo acontece na nossa hora. Somos a primeira Parada Gay do mundo a ser cancelada por causa da gripe suína. Temos a impressão de que a cidade não está muito interessada no nosso evento. Então vamos procurar quem esteja."

Segundo Braga, existe a possibilidade de que o 1º Encontro Nacional de Gays Masculinos aconteça no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro, véspera da Parada Gay daquela cidade. "Podemos repensar a decisão, caso muitas pessoas se mostrem interessadas nas festas, mas isso depende de muito esforço da organização. Temos prejuízos políticos e financeiros nas mãos."

Braga entende que a prevenção à Influenza A deve ser realizada, porém acredita que haveria outra forma de solução do problema que não envolvesse a suspensão dos eventos. "Poderia haver distribuição de folhetos e máscaras, capacitação de agentes, a montagem de uma estrutura de saúde preventiva durante a semana, mas a administração pública sequer tocou no assunto. A suspensão é precipitada, intempestiva e tem um viés muito preconceituoso."

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora afirma que a suspensão dos eventos tem caráter exclusivo de prevenção de saúde pública. Informa ainda que o Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) levou em conta dois critérios para a determinação: o número de pessoas (proibido acima de 800 indivíduos) e o público-alvo desses eventos (se os participantes são de Juiz de Fora, de outros municípios, Estados ou países). A preparação de uma campanha de prevenção simultânea à realização dos eventos foi pensada, mas o comitê acreditou que tal medida não seria tão eficaz contra a disseminação da doença como a suspensão dos eventos.

A administração municipal lembra que a Exposição Agropecuária da cidade, evento realizado pela Prefeitura, também foi sacrificada sob os mesmos critérios. Ainda na tarde desta sexta-feira, dia 7 de agosto, o comitê divulga a resolução sobre a volta às aulas e o cancelamentos de mais eventos que estão por vir.

Destino do Miss Brasil Gay ainda será decidido

De acordo com o consultor administrativo do Miss Brasil Gay, Marcelo do Carmo, o concurso continua suspenso, sem data para acontecer. Na próxima segunda-feira, dia 10, a organização do evento reúne-se para definir o destino da festa e divulgar uma data para seu acontecimento, caso não seja cancelado.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes