Grupos Virtuais s?o usados para lazer, estudo e trabalho Jovens recorrem ?s ferramentas da internet para facilitar a comunica??o. A vantagem dos grupos virtuais ? a possibilidade de trocar id?ias sem hora marcada

Daniele Gruppi
Rep?rter
30/07/2008

A estudante de Medicina Camila Pereira quando terminou o ensino m?dio foi convidada por um amigo para fazer parte de um grupo virtual. A comunidade foi criada em 2002 e continua ativa, sendo a forma de comunica??o que os colegas mais utilizam para manter o contato.

"Em 1999, est?vamos nos separando. Cada um ia seguir um caminho. Muitos iam prestar vestibular para outras cidades e o grupo virtual foi a forma que encontramos para n?o deixarmos morrer a amizade do tempo de escola"

No in?cio, o grupo era formado por sete pessoas e, atualmente, conta com 12. "As pessoas perceberam que trata-se de uma boa iniciativa. A participa??o atualmente ? maior do que no in?cio".

Para Camila, a ferramenta ? pr?tica e interativa. "A gente acaba n?o ligando para algumas pessoas e pelo grupo podemos saber como todos est?o". Para participar da comunidade ? preciso ser convidado por algum membro.

Foto dos participantes do grupo virtual de Camila Recentemente, os amigos marcaram um encontro atrav?s do grupo. Mas n?o ? s? para o lazer que os grupos virtuais s?o utilizados. Camila, h? quatro meses, prop?s aos amigos de faculdade a cria??o de um espa?o para ser usado como divulga??o de materiais do curso.

A estudante Fernanda Montesi se interessou e faz junto com mais 14 pessoas parte da comunidade. "? uma maneira r?pida e pr?tica de trocar arquivos de trabalho. ? tamb?m interativo e din?mico".

A webdesigner Juliana Cetrim integra um grupo virtual de leitura. "H? cerca de um ano e meio, criamos o grupo virtual para dar continuidade ?s discuss?es das obras liter?rias depois dos encontros presenciais. Usamos para enviar curiosidades sobre os textos abordados, marcar reuni?es e divulgar outras informa?es".

Segundo Juliana, 11 pessoas fazem parte do Prazer da Leitura. "A ferramenta ? pr?tica, principalmente para mim, porque lido muito com computador e internet". A webdesigner tamb?m participa de um grupo de amigos da ?poca de faculdade. "Tem uma ?tima funcionalidade", avalia.

O desenvolvedor web e m?sico Gustavo Riani participa de um grupo virtual para discuss?o de assuntos relacionados ? Mocidade Esp?rita do CEAP ? Centro Esp?rita Amor ao Pr?ximo. Para ele, a vantagem de um grupo virtual ? a possibilidade de trocar id?ias com as pessoas sem ter hora marcada.

Ele tamb?m participava de grupo com objetivo de debater a cria??o de um site e f?rum sobre espiritismo, que deixou de existir depois da cria??o do f?rum. "Era muito ?til, tinha membros de v?rias cidades. At? em Portugal e Espanha havia participantes".

Foto dos participantes do grupo virtual de Bairral J? o estudante Ricardo Bairral come?ou a jogar beisebol depois que ingressou em um grupo virtual. "Comecei a acompanhar o esporte e estava procurando em Belo Horizonte por um time. Digitei em um site de busca e acabei encontrando o grupo de uma equipe de uma col?nia japonesa".

Bairral conta que o grupo foi criado em 2005. "L? fiquei sabendo de hor?rios de treinos e em 2006 comecei a jogar". Ricardo diz que o grupo est? deixando de ser utilizado, mas que tem vontade de reativ?-lo. "A gente se divertia bastante com as mensagens e sem o grupo perdemos contato com que p?ra de jogar".

Os grupos virtuais tamb?m s?o utilizados como ferramentas de trabalho. As pessoas podem passar informa?es das atividades di?rias. ? uma maneira de todos ficarem sabendo sobre o que est? acontecendo na empresa, mesmo os que est?o fora temporariamente.