Tudo pronto para a 36ª edição do Miss Brasil Gay

Evento ocorre no dia 17 de agosto, no Cine-Theatro Central, com o tema Todos Somos Iguais em Direitos. Programação já está definida

Jorge Júnior
Subeditor
30/7/2013

Faltando pouco mais de 15 dias para a realização do concurso de beleza Miss Brasil Gay, a organização do evento divulgou, na tarde desta terça-feira, 30 de julho, os nomes das 27 candidatas (26 estados brasileiros e o Distrito Federal) que concorrerão ao título de Miss Brasil Gay 2013 (ver tabela abaixo). Além dessa informação, foram divulgadas as atrações da 36ª edição do concurso, que este ano ocorre pela segunda vez no Cine-Theatro Central, no sábado, 17 de agosto. "Será um espetáculo luxuoso. Vamos utilizar o tema Deluxe Edition, que contará também com a criação de um dos maiores artistas da cena gay, Ikaro Kadoshi", afirma o diretor artístico do concurso, André Pavam.

Segundo Kadoshi, as apresentações serão mescladas desde a ópera, passando pelo cabaré, até chegar as modernidades dos grandes shows. "Vamos homenagear todas as 35 misses que venceram o concurso, além dos profissionais envolvidos no evento desde o início. Queremos que as pessoas entendam a mensagem desta edição." De acordo com Kadoshi, no total serão nove números: a abertura do evento, o desfile de trajes típicos, show, trajes de gala, mais 15 minutos de show e a coroação da vencedora. "Entre os nomes que vão brilhar nesta edição estão a Luiza Gasparelli, Sasha Zimmer, Andréa Andreus, Suzy Brasil e eu. Além disso, vamos homenagear a Fernanda Muller, que durante muito tempo foi uma das apresentadoras do concurso, e morreu neste ano." Para Pavam, a Fernanda era uma grande apresentadora. "Trouxe a Fernanda para o concurso. Em 2007 ela estreou como artistas e desde 2008 ela era apresentadora."

Nos palcos da 36ª edição do evento, quem assume a tarefa de substituir Fernanda Muller é Meime dos Brilhos, que já esteve à frente do concurso durante anos e, com seu talento e elegância, é ícone da cena gay carioca e brasileira. Junto dela, Paulo Nahal mais uma vez comanda o palco.

O Central

Para o diretor artístico, o teatro é o lugar ideal para a efetivação do Miss Brasil Gay. "O Central combina com o conceito do evento. Ele valoriza a beleza do concurso. Fora isso, temos as questões técnicas, pois os clubes de Juiz de Fora não estão capacitados a receberem eventos deste porte, devido às adequações exigidas pelos Bombeiros, após o incêndio na boate Kiis", diz.

Para Pavam, a realização do concurso do Central também vai movimentar e economia local. "É um ponto de fácil acesso. Com isso, o público vai poder curtir outras festas que tiverem ocorrendo na cidade, após o término do Miss Brasil Gay", acrescenta, destacando que o Central é um Patrimônio Histórico da cidade, e o concurso um patrimônio imaterial.

Kadoshi comenta que há um mês veio a Juiz de Fora para conferir a estrutura do Central. "O teatro tem uma estrutura maravilhosa, que permite que todos os presentes assistam aos espetáculos, além de uma acústica de qualidade.

concurso

Tema

O tema desde ano é Todos Somos Iguais em Direitos, e foi proposto pelo professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo do Carmo Rodrigues, que é um dos colaboradores do evento. O tema pretende transformar o discurso teórico em ação. "Esse é o papel do Miss Brasil Gay. A vinda do evento ao teatro vai trazer essa discussão para o Centro da cidade. Se voltarmos em 1976, quando o concurso foi fundado, veremos que o movimento gay começou com o Miss Brasil."

Segundo Rodrigues, a escolha do tema está relacionada ao atual momento histórico, em que os direitos humanos estão em destaque, assim como o acesso a eles pelas minorias sociais, o casamento gay e os números da homofobia no Brasil.

Apoio

O Miss Brasil Gay tem o apoio da UFJF e da Prefeitura de Juiz de Fora, que disponibilizam recursos e apoio técnico e logístico essenciais para a viabilização do evento. "A universidade está aberta a qualquer tipo de pensamento. O Central abriu as portas para o evento, por se tratar de um acontecimento cultural e de arte. Sempre que possível, vamos abrir a casa para esses acontecimentos", afirma o pró-reitor de cultura da instituição, Gerson Guedes.

A secretária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Danielle Rabelo Feyo, também acredita que o evento irá fomentar a economia local, e impulsionar o turismo em Juiz de Fora, já que este ano será mais central. "Vamos mostrar o que a cidade tem a oferecer aos turistas."

O concurso foi idealizado pelo cabeleireiro Chiquinho Mota na década de 70, conta com desfile em traje típico, ressaltando as características e determinados aspectos culturais do estado que representam; traje de gala, marcado pelo luxo e pelo primoroso trabalho de estilistas, além de shows com artistas do cenário gay nacional. "Eu gosto muito do Central. É um sonho realizar esse evento aqui", diz Mota.

Ingressos

Parte das vendas está sendo feita pelo site do concurso. Os demais lugares serão vendidos na bilheteria do teatro, a partir do dia 2 de agosto, das 10h às 19h. Os preços variam entre R$ 15 (galeria/meia-entrada) e R$ 60 (plateia A - inteira).

Em 2012

Em 2012, o evento não ocorreu porque não houve a captação de todos os recursos financeiros necessários para a realização da festa, segundo informou a organização do concurso.

Estado Candidata
ACRE Bruna Vidal
ALAGOAS Taylla Martinelly
AMAPÁ Sthephanny Monphettiny
AMAZONAS Nycolle Syros
BAHIA Eduarda Brigida
CEARÁ Narrasha Delatorre
DISTRITO FEDERAL Jessika Vilallon
ESPÍRITO SANTO Sheila Veríssimo
GOIÁS Rafaela de Roll
MARANHÃO Raina Magalhães
MATO GROSSO Ainda sem representante
MATO GROSSO DO SUL Kauanny Motta
MINAS GERAIS Amanda Vidall
PARÁ Stela Bueno de Palermo
PARAÍBA Rayssa Rodrigues
PARANÁ Mirella Ayella
PIAUÍ Hellen Cristhnne Ânderllee
PERNAMBUCO Nicolle Shiva
RIO DE JANEIRO Camilla Lima
RIO GRANDE DO SUL Roberta Luma
RIO GRANDE DO NORTE Caroliny Dias
RONDÔNIA Fabiolla Martinelly
RORAIMA Natally Matarazo
SANTA CATARINA Scarlett Campanini
SÃO PAULO Thayra Agnelli
SERGIPE Lanna Guimarães
TOCANTINS Raina d’Martin

ACESSA.com - Tudo pronto para a 36? edi??o do Miss Brasil Gay