Saiba como proceder para manter as contas em dia com os serviços dos correios paralisados

Por

Quinta-feira, 03 de abril de 2008 atualizada ?s 16h

Saiba como proceder para manter as contas em dia com os servi?os dos correios paralisados



Daniele Gruppi
Rep?rter

Devido ? greve dos trabalhadores dos Correios, muitas correspond?ncias n?o est?o chegando ao seu destino. Para as pessoas que esperam por contas a vencer nos pr?ximos dias, o Procon (Funda??o de Prote??o e Defesa do Consumidor) orienta a procurar pelos credores e solicitar outras formas de pagamento. O fato das contas estarem retidas, n?o d? ao consumidor o direito de quitar suas d?vidas ap?s o vencimento.

Segundo a advogada do Procon/ JF, Carla Marques, o consumidor ? conhecedor das d?vidas em pend?ncia. "Para que n?o haja atraso, evitando surpresas com multas, recorrer ? empresa ? a melhor op??o. Entretanto se ela n?o apresentar outra forma alternativa para o pagamento, vale um registro no Procon". Para formalizar a reclama??o no ?rg?o, a pessoa deve comprovar que o contato foi efetuado.

A advogada afirma ainda que, se o consumidor estiver esperando mercadorias que foram adquiridas pela Internet e o prazo estipulado for ultrapassado, ? permitido cancelar a compra. A interpreta??o ? de que a corpora??o precisa procurar outro meio para entregar o produto. Como os Correios n?o podem garantir o cumprimento de envio do Sedex 10 e Sedex Hoje os servi?os foram suspensos. O Disque-Coleta tamb?m n?o est? funcionando.