Respirando cultura nas trilhas de Minas O roteiro da Trilha dos Inconfidentes atrai todos os estilos de turistas
aliando tradi??o, aventura e sossego nas ladeiras mineiras



Marinella Souza
*Colabora??o
09/10/2007

Belas paisagens, tradi??o, culin?ria de qualidade, boa m?sica s?o alguns dos atrativos da Trilha dos Inconfidentes, localizada no cora??o da Estrada Real. O circuito envolve os munic?pios de Barbacensa, Barroso, Coronel Xavier Campos, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Resende Costa, Rit?polis, S?o Jo?o del Rei, S?o Tiago e Tiradentes e representa um compromisso com a soberania de um povo.

O Circuito Trilha dos Inconfidentes foi criado com o objetivo de manter a qualidade de vida na regi?o e hoje ? um dos roteiros tur?sticos mais procurados por quem espera unir divers?o, aventura, cultura e hist?ria.

A integra??o de v?rias cidades em um s? roteiro permite que os visitantes conhe?am a hist?ria da Comarca do Rio das Mortes, por onde bandeirantes, tropeiros e inconfidentes trilharam os caminhos dos ?ndios, descobriram outros novos caminhos, espalhando as id?ias libert?rias trazidas da Europa do s?culo XVII.

Quem se aventura por esses caminhos entra em contato direto com a Hist?ria do Brasil, visto que o trajeto ? o mesmo percorrido pela Fam?lia Real e suas comitivas, que traziam as novidades da metr?pole e transpiram as tradi?es do per?odo colonial no fim da tarde - quase ? poss?vel ver as mocinhas casadoiras com suas vestes requintadas e pesadas rezando nas igrejas, ou os homens com seus elegantes chap?us e bengalas passeando pelas ruas da cidades.

Foto Rua da C?mara em Tiradentes ? noite, as casas e os monumentos parecem "sussurar" os segredos da Inconfid?ncia; as pedras da cidade s?o fontes de cultura, trazem as marcas da luta pela liberdade. Nas ruas, express?es culturais de todo tipo carregam as mem?rias do per?odo ?ureo de nossa Hist?ria, proporcionando um passeio bastante enriquecedor, um regalo para os olhos e para alma.

A Trilha dos Inconfidentes ? um percurso bastante peculiar, pioneirismo nas trilhas desbravadas pelos bandeirantes, os alicerces da soberania nacional trazidos pelo pensamento iluminista dos incofidentes. A arte barroca e a tradi??o hospitaleira fixada pelos tropeiros misturam-se harmonicamente, fazendo dessas terras de Minas verdadeiros templos culturais cujo pano de fundo ? uma natureza bel?ssima que empresta seu encantos ao roteiro tur?stico.

Manifesta?es culturais e gastron?micas

Com uma localiza??o estrat?gica, o circuito ? famoso por suas manifesta?es culturais e gastron?micas, que o transformaram em refer?ncia nacional. A culin?ria mineira possui requinte e tradi??o, atendendo, com excel?ncia, aos mais exigentes gostos. S?o doces, queijos, quitandas e cacha?as da melhor qualidade (vale lembrar que ? nessa regi?o onde est?o localizados os mais antigos engenhos de cacha?a do pa?s), tendo o fog?o ? lenha como principal instrumento nos in?meros restaurantes espalhados por esses centros hist?ricos, propiciando uma verdadeira festa ao paladar.

Foto de Marcella Santiago em Tiradentes Para a estudante, Marcella Santiago (foto), fazer esses caminhos onde se respira hist?ria e tradi??o ? "viver Minas como Minas ?: cidades hist?ricas, como Tiradentes oferecem essa oportunidade. As ruas, as cal?adas, a arquitetura colonial, o povo na pra?a. Al?m disso, o com?rcio da cidade se prepara para esse Circuito e oferece o que h? de melhor em hospitalidade, culin?ria e roteiros tur?sticos".

Talvez Marcella ainda n?o conhe?a a musicalidade de Prados e S?o Jo?o del Rei, n?o tenha prestado aten??o na pedra capistrana que cal?a as ruas de Tiradentes, n?o tenha viajado de trem nem conhecido as fontes termais de ?guas Santas sen?o teria mencionado esses encantos mineiros em sua declara??o de amor ao Estado mineiro.

A Trilha dos Inconfidentes ? um roteiro democr?tico que atende tanto a quem espera por aventura como ?queles que est?o a procura de sossego. Nas cidades mais antigas, pode-se ouvir a m?sica colonial do s?culo XVIII executadas nas igrejas por centen?rias e famosas orquestras. Por outro lado, a regi?o oferece cavalgadas e caminhadas pelas trilhas centen?rias, locais apropriados para a pr?tica de esportes radicais como escaladas, raffting, trekking e outras modalidades em que a adrenalina ? o o combust?vel ideal. Al?m disso, h? grutas e pinturas rupestres a serem exploradas.

Foto Vista de Tiradentes Tudo conspira a favor nesse circuito: ? tradi??o, cultura e aventura, alia-se um clima temperado, com chuvas bem distribu?das e um inverno rigoroso que garantem o romantismo e o charme do trajeto. As ?guas s?o tratadas e isentas de polui??o. O tom buc?lico ? dado pela zona rural, onde as fazendas centen?rias s?o verdadeiros ref?gios cujos pontos fortes s?o a arquitetura do s?culo XVII e a agricultura de subsist?ncia que garante alimentos livre de agrot?xicos.

Para Marcella, eterna apaixonada pelo interior de Minas e todas as suas possibilidades, o pior do Circuito ? perceber que toda essa beleza pode ser apropriada de forma indevida. Segundo a estudante, mesmo sabendo que o potencial tur?stico tem que ser explorado devido ? quest?es econ?micas. "As cidades perdem as suas caracter?sticas e passam a ser t?o elitizadas e exploradas que mais parecem cidades tem?ticas. A sensa??o que tive ? que ser mineiro, em Tiradentes, ? ser de fora".

Foto Sobrado Ramalho em Tiradentes Minas Gerais ? um terreno f?rtil em que se respira liberdade de uma forma muito especial, tendo ao redor uma atmosfera onde pairam tradi??o, pol?tica, arte, aventura, consci?ncia ecol?gica, enfim, o que h? de mais belo na cultura mineira. E ainda com o aval de nomes relevantes da Hist?ria nacional, como Tiradentes e Tancredo Neves, personagens que levaram o Estado para as p?ginas dos livros did?ticos e hoje desperta curiosidade de pessoas de todas as idades e de todas as regi?es.



*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF

** Fotos de Tiradentes