• Assinantes
  • Autenticação
  • Animais
    Daniele Milione Daniele Milione 28/09/2015

    Dúvidas frequentes de quem acabou de adotar um pet

    Olá amiguinhos! Como já foi falado, temos que escolher nossos companheiros, cães e gatos, os adequando a cada ambiente por nós oferecidos. Agora, já escolhidos nossos amiguinhos, o que fazer? Todos os dias escuto meus clientes perguntarem: "O que devo dar para meu cãozinho ou gatinho comer?", "Posso dar banho com que idade?" ou "Posso levar na rua?". Ufa! Quantas dúvidas...

    Nesta coluna, vou ajudar a esclarecer algumas das questões mais frequentes:

    • Ao adquirir o cãozinho ou gatinho, verifique se eles foram vermifugados. Esta verificação deve ser feita com 20 dias de nascidos, sejam da ninhada assim como seus progenitores. Eles só devem ser doados ou vendidos acima de 45 dias. Verifique se foram devidamente vacinados (os cães devem ser vacinados com 45 dias e gatinhos com 60 dias) e se estão com parasitas, que são pulgas e carrapatos. Se o seu amiguinho não foi vermifugado nem vacinado e apresenta estes parasitas, o melhor a fazer é procurar o profissional adequado, que é o médico veterinário, para que o mesmo possa orientá-lo melhor e tomar as devidas precauções.
    • De posse do animalzinho de estimação, seja seu cãozinho ou gatinho, vamos a algumas orientações: chegando em casa devemos observar como se comportam diante do novo ambiente. Não devemos deixar coisas espalhadas pela casa, já que eles gostam de brincar, comer e morder tudo que encontram pela frente. Portanto, retirem chinelos, brinquedos, plantas (pois muitas delas podem ser tóxicas). Tomados todos estes cuidados, devemos oferecer o alimento adequado. Cães e gatos devem se alimentar de rações, específicas de cada espécie e raça, respeitando seu porte. Esta deve ser fornecida até os 12 meses , com exceção de algumas marcas que trocam aos 10 meses e depois aos 12 meses. A ração deverá ser fornecida no mínimo três vezes ao dia, respeitando a quantidade de ingestão diária que cada ração tem. Água deve ser fornecida fresca, sendo trocada ao longo do dia. Podemos oferecer frutas após os 3 meses, como maça, mamão e banana, mas sempre respeitando a quantidade, já que as mesmas podem prender ou soltar o intestino, assim como fazem conosco. Elas devem ser dosadas.
    • Banhos podem ser semanais. Lembro que os cães e gatos não transpiram pela pele como nós, e sim, pelas patas e saliva. Quando está muito quente, os cães tendem a ficar com a língua para fora, respirando rapidamente, chamamos isso de arfar, por isso eles não necessitam de banhos diários. O mesmo acontece com os gatos. Se dermos banhos diários, poderemos prejudicar a saúde da sua pele podendo causar dermatites.
    • Só devemos leva-los à rua quando tiverem tomados todas as doses de vacinas, oferecidas com segurança e qualidade no consultório veterinário, através do profissional adequado. São estas: Octupla ou Déctupla , deve ser feita a partir dos 45 dias de vida e serem reforçadas a cada 30 dias no total de três doses , a anti-rábica feita após os quatro meses de vida, outras como a da gripe canina e a que combate a giardia (parasita intestinal, que pode ser transmitida do homem ao animal e vice-versa), ambas sendo feita aos três meses de idade, em apenas duas doses. Para os gatinhos, temos a quádrupla ou quíntupla, sendo feitas a partir dos 60 dias de vida, necessitando de três doses a cada 30 dias e a anti-rábica após os quatro meses, como nos cães. Todas estas vacinas necessitam de reforço anual. Sendo assim após as mesmas, poderá sair com seu cãozinho com tranquilidade e segurança, certo de que eles estão imunizados e livres de pegar viroses que mais acometem nossos animaizinhos de estimação.

    Espero ter ajudado e até a próxima! Podem deixar suas perguntas que responderei aos leitores.


    Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.