Projeto Renova??o

Atletismo muda a vida de adolescentes em JF

Colabora??o
Rep?rter Ana Maria Reis
15/03/2000

O sonho de Viviany Anderson de criar uma escola de atletismo j? tem no Projeto Renova??o os seus primeiros passos. Apesar do pouco tempo de atua??o (o Renova??o foi estruturado em agosto do ano passado), os ?novos? atletas j? acumulam medalhas, t?m planos de seguir carreira e, o que ? melhor, j? come?aram a ?mudar? de vida.

? o caso de Rosana Aparecida Lima de Oliveira que come?ou a treinar h? 2 anos quando ainda morava no Educand?rio Carlos Chagas. Com a ajuda de Viviany, ela obteve uma bolsa de estudo integral, almo?a em um restaurante self-service da cidade, tem apoio financeiro da triatleta Beatriz Hollanda, al?m de morar na casa da fam?lia de Viviany. ?Minha m?e foi considerada impossibilitada de cuidar de mim e quando minha av? adoeceu, n?o tinha mais onde morar?, fala a atleta mirim de apenas 12 anos que considera Viviany como ?m?e?. Rosana quer se profissionalizar mas para isto sabe que deve ter muita disciplina nos treinos, se sair bem na escola (esta ? uma das exig?ncias para se integrar ao Projeto Renova??o) e fazer dieta alimentar. ?N?o podemos tomar refrigerante e comer chocolate a qualquer hora?, comenta Rosana.

Considerado por Viviany Anderson uma das grandes promessas do grupo de 18 adolescentes que integram o Projeto Renova??o, Rafael Luiz Braga, 16 anos, j? coleciona 2 trof?us e 8 medalhas, sendo 2 delas de primeiro lugar. ?Cheguei a jogar futebol, praticar nata??o mas foi no atletismo que encontrei quem me incentivasse?, fala Rafael que conheceu a atleta numa situa??o de pura ?tietagem?, puxando conversa e mostrando-se interessado pela pr?tica esportiva. Assim como Rosana, Rafael tamb?m sonha em profissionalizar-se e especializar-se maratonista de 10 mil metros. Al?m dos novos h?bitos alimentares, o atleta considera o seu atual rendimento escolar uma das conquistas do Projeto Renova??o, j? que, al?m do incentivo, Viviany Anderson ? muito exigente.

No final de 1998, Viviany Anderson chegou a trabalhar o atletismo com um grupo de 7 pessoas, entre crian?as e adolescentes carentes que freq?entavam a Casa Aberta da AMAC, mas encontrou v?rias dificuldades, desde a falta de patroc?nio at? o desest?mulo dos atletas e seus constantes envolvimentos com drogas.

O grupo acabou se desfazendo at? que ela entrou em contato com a ONG Aldeia SOS, que j? tinha planos de desenvolver um projeto esportivo. A partir da?, passou a acompanhar os treinos de 15 internos e mais 3 adolescentes da comunidade, entre estes, Rafael Braga e Rosana de Oliveira.

Ap?s a fase laboratorial, que durou 4 meses, o Projeto Renova??o estruturou-se atrav?s de patroc?nios, ajuda do com?rcio local e coes?o do grupo de adolescentes. Seus integrantes passaram a competir contando pontos no ranking de Corridas de Juiz de Fora nas Faixa 3 (10 km, para maiores de 16 anos) e Faixa 2 e 1 (corridas rasas para competidores 12 a 16 anos).

O gasto mensal do projeto ? de R$ 1.100 (somando plano de sa?de, vale transporte, professor de educa??o f?sica e uma secret?ria), al?m dos R$ 1.500 gastos de 4 em 4 meses com uniforme patrocinado pela Olympikus e o Brasil Center.