Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 12/09/2014

Capela Sagrada Família

As portas de pinho de riga da capela foram abertas. A primeira visão foi do altar, a nave para a Assembleia e o crucifixo original, com a imagem do Nosso Senhor Jesus, no Santuário da Sagrada Família. O assoalho de ipê tabaco, ressoa repentinamente. Tudo parte dos fundos da capela para sua frente, onde o aumento gradativo da iluminação pode ser visto.

O lanternim, com vidros coloridos, propicia a iluminação. As paredes estão divididas por traços, como se fossem juntas de tijolos. Os anjos dão o tom da purificação, grandes e pequenos, porém restaurados e esplêndidos. Há presença de frases em latim, todas com dizeres sobre a celebração, com desenhos, nos trapézios da cúpula. A vida é celebrada.

Memória Histórica

Neste local, predestinado com a função de promover o alimento, inicialmente do corpo, e mais tarde da alma, segundo Maria Elizabeth Sacchetto (coordenadora de cultura da Academia), já funcionou a cozinha dos alunos, nos primórdios da fundação institucional. Dinâmica, através de uma liturgia de palavras espetaculares, que só ela fala, domina e sabe agregar, entendi cada sequência dos fatos. Um privilégio obter cada informação através dela.

O Projeto e a Restauração

Com a duração de 4 anos, a intenção era de recuperar o antigo e criar o irrecuperável. Em relação à recuperação das pinturas, foram observados o jogo de luz e sombra, os degrades. As folhas de ouro e a grade variedade de cores e desenhos merece destaque.

O coral tem lugar aos fundos, com bancos destinado a eles, onde a acústica do som prevalece.

Influência

Atualmente, segundo o assessor do Colégio Cristo Redentor, Ademir Veroneze, a capela é usada para encontros da comunidade acadêmica, consolidando os valores cristãos e princípios da instituição.
Aquele que desejar um momento de paz e oração pode visitar a Capela da Sagrada Família.
E você também, pode ter um espaço para orações dentro de casa, basta criar um pequeno local bem arejado, com cores claras, usufruir de flores e plantas que não necessitem de muitos cuidados, personalizando com o seu jeito. E segundo Pricyla Moreira, oratórios, fontes ou esculturas, quadros, que transmitem paz, como tapetes e almofadas podem tornar esse cantinho aconchegante, independente da religião.

As fotos de Jorge Júnior, registram com exclusividade.

Ficha técnica:
Restauração da capela: Pedro kopschitz X. Bastos (engenheiro responsável pelo projeto)
Dr.César Xavier Bastos (Mentor e autor do livro A Capela da Academia)
Restauradores: Henrique Lott e João Carlos Souza,alunos só curso de Artes(Ufjf),equipe de artistas locais

Agradecimentos: Ademir Veroneze (Ascom da Academia)
Maria Elizabeth Sacchetto ( coordenadora cultural da Academia)
Colégio Academia
Pricyla Moreira (d.interiores)


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Capela Sagrada Fam?lia