Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 4/09/2015

Almofadas valorizam os ambientes. Saiba como usar

Almofada é um acessório usado para o conforto adequado do corpo humano, visando a ergonomia e o apoio das pessoas. Geralmente, tem uma finalidade decorativa, para todos os ambientes residenciais. É um elemento essencial que permite dar um "toque" em todos os espaços, promovendo o aconchego e a versatilidade do seu uso.

Origem Histórica

As "almofadas", foram inventadas, segundo pesquisas históricas na área do design de interiores, através dos árabes, devido à sua insatisfação com os travesseiros que usavam. Eles precisavam de um "algo a mais" para o conforto nas costas. Ainda necessitavam de apoio para as nádegas ou um simples ornamento para ficar sobre os tapetes orientais.

Brasil

No nosso país, as almofadas ganharam diversas formas e formatos, do artesanal ao tecido nobre. Vários materiais são utilizados para a sua confecção, conforme os avanços segmentados nas fábricas de tecidos e acabamentos.

Material

Atualmente, a maioria das almofadas são produzidas no "recheio", com fibras de silicone, uma espécie de nuvem sintética. Se sua finalidade é o assento de uma cadeira, você poderá usar uma espuma ou flocos em pedaços. Talvez exista até um outro tipo de matéria prima mais contemporânea.

Decoração

Na decoração e acabamento dos ambientes de uma casa, é uma peça muito importante, capaz de criar estilo e personalidade em todos os ambientes. Você deverá escolher de acordo com a sua preferência, verificando a composição de cores e estampas.

Dicas: Analise o tamanho e o tipo de espaço que será destinada. Pense no conforto para os usuários. Lembre-se que ela estará presente todos os dias no seu sofá, cama ou poltrona.

Como escolher

As cores do ambiente e o estilo de decoração indicarão qual o tipo de almofada que será usada para promover a integração total do seu espaço, tornando-o acolhedor e elegante. Os sofás lisos, possibilitam almofadas diferentes, com muitas opções. Os sofás estampados (raros hoje em dia), pedem as cores monocromáticas, mas nada impedindo de ser o contrário.

Dicas: A paleta de cores como o bege, marrom e cinza são clássicos. Nunca ficam fora das tendências.
As cores vibrantes, podem ser usadas em ambientes despojados e até áreas externas cobertas.

Tecidos

O estilo do seu espaço, como já mencionei, é quem ditará também a escolha dos tecidos, com variadas opções para todos nós. Você poderá misturar, em um ambiente nobre, um tecido diferente, para causar impacto.

Dicas: As almofadas em linho e algodão são as mais desejadas. Combinam com tudo e qualquer estilo de decoração. O cashemere, a seda e o cetim permitem ambientes ecléticos. A lã e o crochê, estão em alta para todos os espaços.

Estações do Ano

No verão, os tecidos devem ser leves, revigorantes, para não aquecer os usuários, deixando os ambientes mais convidativos e com uma sensação de frescor. No inverno, use e abuse da criatividade nos tecidos.

Dicas: Verão: algodão, linho, sarja. Inverno: camurça, lã, linho rústico, veludo.

Conservação

Com a exposição diária e o uso constante, as almofadas poderão acumular impurezas e ácaros, perder sua cor natural, ficando opacas. É recomendado lavá-las sempre, garantindo a sua saúde. Basta retirar as capas e usar as recomendações do fabricante ou um sabão neutro.

Almofadas Artesanais

Acho o máximo as almofadas artesanais, produzida com afeto e carinho por sua avó, tia ou madrinha. Até mesmo aquele artesão local, talentoso e cheio de criatividade, que inventa estilos com criatividade e cuidado. Você poderá misturá-las na sua casa, ficará super original e com muita personalidade.

Dicas

Para qualquer ambiente, uma almofada é sempre bem vinda, tornado mais prazeroso o ato de jogar conversa fora, receber os amigos e relaxar. Para cada ambiente, de acordo com sua linha de decoração, existem certas dicas.

Ambiente Moderno - misture texturas, tamanhos e motivos, mantendo a harmonia. Use cores conforme seus móveis e objetos.

Ambiente Clássico - seda, floral, xadrez, veludo. Tons pastéis, ícones clássicos como verde claro, azul, lilás em suas versos contemporâneas.

Ambiente Romântico - cores suaves, tons pastéis novamente, porém secos, leves, com a sutileza do romantismo. O linho e a seda, inspirações apaixonantes.

Não "carregue" um sofá ou cama com muitas almofadas. Sempre use uma composição ímpar, nada de duas almofadas juntas de cada lado do sofá. Tente três ou mais (de cada lado), assim o sofá e o ambiente será um sucesso!

As fotos abaixo ilustram nossas sugestões!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Almofadas valorizam os ambientes. Saiba como usar