Em Juiz de Fora, a chegada da esta??o
das flores coloca a Defesa Civil em alerta

14/10/98

Segundo as previs?es dos meteorologistas, a primavera brasileira de 1998 ser? mais quente e chuvosa do que nos outros anos, o que j? ? poss?vel observar desde o in?cio da esta??o, em 23 de setembro. Este ano, o aumento de temperaturas e da quantidade de chuvas est? sendo previsto como conseq??ncia do fen?meno inverso ao El Ni?o: La Ni?a (diminui??o na temperatura das ?guas do pac?fico sul que, influenciando outros elementos, causam altera?es no clima de todo o mundo).

De acordo com o diretor do Departamento Defesa Civil de Juiz de Fora, S?rgio Rocha, as atividades de preven??o devem ser priorit?rias. ?Um trabalho de informa??o e conscientiza??o da comunidade pode evitar desastres, preju?zos e mortes?, afirma.

O Prefeito Tarc?sio Delgado publicou a portaria de N? 3027, no dia 1? de setembro, na qual determina que as atividades da Defesa Civil devem ser priorizadas nos pr?ximos seis meses, obtendo o apoio necess?rio de outros ?rg?os municipais.

A campanha ?Vem Chuva A?, Gente?, que prev? a distribui??o de mais de 23 mil cartazes, panfletos e boletins educativos em v?rios pontos da cidade, vem orientando a popula??o para prevenir inunda?es e alagamentos. Nos ?nibus urbanos j? foram afixadas as orienta?es sobre como agir antes, durante e depois das chuvas.

Um projeto ser? implantado em parceria com a comunidade. Os Nudecs (N?cleos de Defesa Civil) v?o reunir volunt?rios que receber?o um treinamento com no?es b?sicas de Defesa Civil: t?cnicas de constru??o, meio ambiente, preven??o e combate a inc?ndios, primeiros socorros e saneamento b?sico. 13 bairros de Juiz de Fora j? formaram turmas e se apresentaram ? DF atrav?s de suas Sociedades Pr?-melhoramentos. O treinamento ter? in?cio assim que os recursos forem liberados. O Corpo de Bombeiros e a Comiss?o de Meio Ambiente e Recursos Renov?veis da Prefeitura (Comar) j? participam do projeto e a UFJF tamb?m pretende colaborar.

Segundo S?rgio Rocha, o per?odo mais cr?tico ? o m?s de janeiro, quando costuma chover v?rios dias seguidos. Os principais problemas s?o os deslizamentos de encostas e desabamentos de casas. Eles s?o causados pela ocupa??o de ?reas de risco, pela constru??o de im?veis totalmente irregulares e pelo ac?mulo de lixo em ?reas n?o apropriadas. ?A campanha de conscientiza??o e o treinamento de membros das pr?prias comunidades visa eliminar as causas e assim evitar os desastres?, afirma S?rgio.

Colabora??o: Juliana Escobar,
estudante do 7? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF.