A arte dos mosaicos exposta em paredes e pisos Técnica permite a criação de desenhos, além da disposição das pastilhas por meio de faixas decorativas

Aline Furtado
Repórter
4/12/2009

O mosaico é uma forma de arte na qual o autor da obra organiza as peças, de tamanho pequeno, colando-as de modo a formar imagens. A técnica é usada como decoração, conferindo personalidade a ambientes internos e externos. As formas são criadas por meio de pastilhas, as quais podem ser vistas, comumente, em fachadas de edifícios. Ultimamente, as peças têm sido muito usadas em paredes e em pisos. De acordo com a arquiteta Márcia Lanna, o uso tem ficado mais popular devido aos preços mais acessíveis. "As pastilhas estão acessíveis a todos os bolsos e são muito usadas porque levantam ambientes simples."

A maioria das pastilhas é comercializada em peças de 30 cm x 30 cm. Entre os materiais utilizados estão porcelana, vidro, cerâmica, granito, coco,  pedras portuguesas, resina de vidro, entre outros. As pastilhas podem ser encontradas com brilho ou no estilo rústico, e devem ser combinadas com móveis coloridos e com certa rusticidade.

As opções de uso das pastilhas são diversas: traços livres em composições abstratas, criações de desenhos, obras de domínio público ou releituras de estilos artísticos consagrados. Para quem prefere o estilo mais simples, pode optar por mesclar as cores ou utilizar as pastilhas em faixas. Existem empresas que disponibilizam peças mescladas e desenhos pré-fabricados. A arquiteta cita que há casos em que os clientes solicitam o uso das pastilhas no piso e na parede a fim de conferir ao ambiente a ideia de piscina.

Banheiro Cozinha Banheiro
Sobre as cores a serem utilizadas, Márcia ensina que laranja, amarelo e vermelho são tons quentes, já o azul e o verde são consideradas cores frias. "A utilização das tonalidades depende da sensação que o proprietário quer oferecer ao frequentador do ambiente." Ela destaca que as pastilhas de cores quentes têm custo mais elevado que as outras.

Uma dica dada pela arquiteta é sobre o local onde será montado o mosaico. "É importante que a pessoa pense no conjunto do ambiente, ou seja, é preciso lembrar que o mosaico traz muita informação e movimento. Assim, é imprescindível que os elementos que compõem o visual estejam bem integrados."

Banheiro Box Banheiro

Os mosaicos são usados com mais frequência na cozinha e no banheiro, mas é possível disponibilizá-los em áreas de churrasqueira e até mesmo em salas. A forma de colocação do mosaico é variável, podendo ser feito em uma parede inteira ou em parte dela. Com relação ao tamanho do ambiente, Márcia afirma não haver restrição. "Os mosaicos podem ser criados tanto em cômodos pequenos como em locais maiores."

A arquiteta destaca a importância do assentamento das peças. "As pessoas devem se preocupar com a escolha do profissional que fará a aplicação das pastilhas para que não tenham problemas no futuro, como a soltura das peças." A aplicação é feita com argamassa e o rejunte pode ser colorido ou não.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes