Juiz de Fora com o foco no xadrez Pedro Moura vai representar a cidade na categoria Sub-16 do Campeonato Mineiro da modalidade, que acontece neste fim de semana, em Belo Horizonte

Ricardo Corr?a
R?porter
21/03/2006

Xadrez ? esporte sim senhor e com praticantes de alto n?vel em Juiz de Fora. E o n?mero de praticantes, seja como divers?o no Parque Halfeld, seja como competi??o s?ria, em campeonatos de n?vel nacional, s? tem aumentado. E com uma particularidade: os jogadores de xadrez, ou enxadristas como costumam ser chamados, n?o s?o apenas praticantes, mas apaixonados pelo esporte que praticam.

Um exemplo deles ? Pedro Moura (foto ao lado), que vai representar Juiz de Fora no Campeonato Mineiro da Juventude de Xadrez Pensado (convencional), que acontece no pr?ximo final de semana, dias 25 e 26 de mar?o, em Belo Horizonte. O garoto de 14 anos ir? competir na categoria Sub-16. E est? de olho no t?tulo de sua faixa, que garante as despesas de hospedagem pagas para o Campeonato Brasileiro de Xadrez, a ser realizado logo em seguida, em abril, nos estados do Paran? e de Goi?s. No Campeonato Mineiro, est?o em disputa as categorias: Sub-10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Pedro Moura participa pela primeira vez do xadrez mineiro. Isso porque, at? ent?o, fazia parte da Federa??o de Xadrez do Paran?, Fexpar. Agora na Federa??o Mineira de Xadrez (FMX), ele espera conseguir, n?o s? bons resultados, como o crescimento do esporte na cidade.

A paix?o pelo xadrez vem de fam?lia, j? que ele ? irm?o do enxadrista Marcelo Moura, de 37 anos, que ? um dos conhecidos lutadores pela implanta??o do xadrez na cidade em Juiz de Fora.

Quem quiser participar do Campeonato Mineiro de Xadrez, precisa primeiro fazer sua filia??o no site da Confedera??o Brasileira de Xadrez, que traz mais informa?es. Clique aqui para acessar.