• Assinantes
  • Autenticação
  • Mulher

    Árvore de Natal com mosaico alegra o ambiente Aprenda a fazer uma árvore de Natal com estrelas de mosaico e enfeite a casa as festas de fim de ano

    Priscila Magalhães
    Repórter
    03/12/2008

    Natal é época de enfeitar a casa para receber pessoas queridas. Melhor ainda se a decoração for moderna e criativa, diferente dos enfeites sempre iguais encontrados no mercado. Com materiais simples, é possível produzir árvores de Natal artesanais para alegrar o ambiente e presentear.

    Quem ensina o passo-a-passo de uma árvore de Natal super original é a artesã Juçara Ribeiro (no vídeo). Para isso, será necessário utilizar a técnica do mosaico, que dificulta um pouco o trabalho para as pessoas que não têm experiência. "Considero que esta é uma árvore difícil de fazer, mas nada é impossível", comenta ela.

    Para montar a árvore, serão necessários:

     

    • azulejo específico para mosaico
    • martelo
    • cola branca
    • tinta branca látex
    • oito estrelas de MDF
    • cone de isopor com 15 cm de altura
    • um rolo de fio
    • um pacote de musgo
    • um pacote de rejuntamento
    • dois pincéis: um para passar cola e outro para passar rejuntamento

     


    Foto de azulejo vermelho Foto de estrela em mdf Foto de musgo
    Passo-a-passo

    Primeiro, quebre o azulejo em pedaços pequenos usando o martelo. Neste momento, observe o lado em que ele será quebrado. A parte colorida deve estar para baixo. Assim, ele fica protegido das batidas do martelo e não descasca. Outro cuidado é com os olhos, pois pequenos pedaços podem atingí-los. "O ideal seria usar um óculos de proteção", diz Juçara.

    Os pedacinhos do azulejo serão colados nas estrelas de MDF de maneira que uns se encaixem nos outros. A dica da artesã é para procurar, sempre, as pontinhas do azulejo para formar as pontas das estrelas. Da mesma forma, as partes mais retas devem ser colocadas nas laterais das estrelas. "Assim, o acabamento fica mais bem feito, porque as laterais vão ficar mais retinhas." Outra dica de Juçara é sempre encher bem o mosaico. "Sempre cabe mais um pedacinho de azulejo. Quanto mais cheio, mais bonito fica."

    Foto de estrela em mosaico Foto de estrela em mosaico rejuntada Foto de estrela amarrada

    Depois de pronto o mosaico, deixe a colar por alguns minutos antes de colocar o rejuntamento. Para fazer a massa, coloque quatro colheres do produto, o mesmo usado na construção civil, em uma vasilha e acrescente um pouco de água até formar um creme, com consistência pastosa. Passe o produto de forma que ele cubra todos os espaços entre os azulejos. Isso também inclui as laterais das estrelas. Para retirar o excesso da massa é só passar um pano úmido.

    O próximo passo é passar a tinta branca na parte de trás e nas laterais. Ela vai cobrir o MDF, dando o acabamento. Deixe secar por alguns minutos e passe a tinta mais uma ou duas vezes. Depois que ela secar, é hora de colar as estrelas no isopor. "Para o cone de 15 cm, uso oito estrelas. Para os menores, são seis. O importante é que elas fiquem bem distribuídas", diz Juçara.

    Foto de cone de isopor com estrelas Foto de cone de isopor com estrelas e musgo Foto de árvore pronta e outra fazendo

    Para colar, não é necessário passar a cola em todo o verso das estrelas, mas somente no meio. Para fixá-las, é preciso amarrar, passando um fio por cima delas, em todo o diâmetro do isopor. Deixe secar por duas horas e depois corte a linha.

    O último passo é preencher os espaços em branco do cone com o musgo. Para isso, vá passando a cola no isopor, por partes. O musgo também deve ser colocado em pedaços pequenas. É importante que ele fique bem fixo e que cubra todos os espaços do cone. "Quanto mais musgo colocar, mais verdinha e bonita a árvore vai ficar", completa Juçara.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.