• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Itens que compõem o cantinho de estudos trazem cores neutras e frases para reflexão  Entre os mais procurados estão porta-lápis, mural e aparador de livros. Cadeiras, bancadas e luminárias ajudam a compor o ambiente

    Aline Furtado
    Repórter
    19/1/2011
    Itens para o cantinho de estudos

    Com a proximidade do reinício das aulas, é hora de começar a pensar nos estudos. E, por que não pensar em organizar um espaço da casa, para destiná-lo ao aprendizado? Para quem vai renovar o cantinho de estudo ou mesmo construir um novo, o Portal ACESSA.com dá dicas sobre itens como porta-lápis, porta-treco, mural, separador de livros, luminárias, lixeira, móveis, entre outros.

    De acordo com o proprietário de uma empresa que fabrica e comercializa materiais para casa e escritório, Marcelo Andrade, a tendência é que o ambiente seja composto por cores neutras e artigos que tragam frases que estimulam a reflexão.

    "Os itens mais procurados para compor o cantinho de estudos e leitura são os porta-lápis, os murais, além do aparador ou separador de livros, que auxiliam na organização do espaço. As cores preferidas são o branco e o preto, mas podem variar de acordo com quem compra. Meninas preferem o rosa e o vermelho, já meninos, optam pelo azul ou pelo verde."

    A gerente de uma loja de artigos para presentes e decoração, Renata Cristina Peterman, confirma a tendência de procura de peças nas cores branca e preta. "Muitos irmãos, sendo meninos e meninas, dividem o mesmo quarto, onde pode funcionar o cantinho de estudo. Com isso, as cores neutras são bem-vindas." Ela conta que as pessoas optam por combinar elementos, sempre buscando aquilo que combine com os itens que já possuem.

    Contudo, Andrade ressalta que a tendência é que as peças tragam estampas, principalmente frases que estimulem a reflexão. Com relação à idade, ele lembra que os itens são procurados por crianças, adolescentes e adultos. "O fato de decorarem e organizarem acaba chamando atenção de todo mundo."

    Dicas de artigos para o cantinho de estudos

    Organização e praticidade

    Um dos dois pontos fundamentais a serem observados são a organização e a praticidade, que poderão garantir a concentração necessária nos momentos de estudo. O local deve ter espaço para acomodar livros, cadernos, luminárias, porta-lápis, computador, além de contar com a bancada para leitura ou escrivaninha.

    A arquiteta Juliana Mara lembra que a luminária deve ser usada caso a iluminação do ambiente não seja adequada para o rendimento do estudo. A peça dá um toque especial ao ambiente, além de preservar a saúde durante os estudos. "Outro objeto de grande importância é a escolha da cadeira, que deve ser ergonômica, permitindo que a pessoa se assente corretamente, sem que haja prejuízo à postura."

    Ainda com relação à cadeira, a vendedora de uma loja de produtos para escritório, Joselma Aguiar da Silva, afirma que as cores que estão em alta são as tonalidades fortes, como rosa, verde e laranja, por exemplo. "Geralmente as pessoas optam pelas cadeiras combinando com a cor da parede." Sobre a cor do ambiente, Juliana lembra que o amarelo funciona como estimulando, contribuindo para a imaginação.

    Um alerta da arquiteta diz respeito ao tempo em que a pessoa utilizará o espaço. "Caso permaneça sentado por muito tempo, lendo e escrevendo, o ideal é o uso de cadeiras com braço. Além disso, peças giratórias são ideias porque não riscam o piso." Outro item são as bancadas, que, segundo Juliana, tem tomado lugar das escrivaninhas, já que ocupam menos espaço.

    Com relação às tonalidades dos móveis, ela afirma que a escolha depende do gosto do morador, podendo variar das cores clássicas aos tons fortes aplicados em laca brilhante. "Para quem prefere tonalidades neutras, o ideal é usar laca branca." Ela lembra, ainda, que as mesas com gaveteiros ou rodízios permitem proximidade a materiais de uso intenso, como calculadora e estojos, por exemplo.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.