Papéis de parede voltam a ser tendência em decoração Com o avanço tecnológico, surgiram novidades, como a trama feita em papel e tecido, o que confere textura a alguns papéis

Aline Furtado
Repórter
18/11/2011
Papel de parede

Quem pensava que os papéis de parede, que saíram de moda há algum tempo, estariam fadados ao esquecimento, acabou se enganando. O uso do material na decoração de residências voltou com força total há aproximadamente quatro anos.

De acordo com a proprietária de uma loja de decoração em Juiz de Fora, Beatriz Barroso, o papel de parede foi muito usado até o final da década de 90. "O uso é feito conforme tendência na Europa e nos Estados Unidos. Contudo, desde o atentado do dia 11 de setembro de 2001, houve uma parada na importação, o que explica o sumiço do material no Brasil."

Após a interrupção, os papéis de parede voltaram à cena, sendo usados, atualmente, de tipos variados. De acordo com Beatriz, as novas tecnologias acabaram contribuindo para o surgimento de novidades. "Uma delas é o non-woven, que é a junção de papel e tecido em uma mesma trama, conferindo textura a alguns papéis." Por se tratarem de um verdadeiro aliado quando o assunto é decoração de interiores, os papéis têm sido procurados, segundo Beatriz, por arquitetos, decoradores e clientes finais.

Papel de parede Papel de parede Papel de parede

"O mais interessante é que o material não está, como antes, limitado a ambientes como quartos e salas. É possível aplicar nas paredes de cozinhas, banheiros e lavabos. Entretanto, é importante lembrar que o papel de parede confeccionado com tecido não pode ser usado nesses casos, já que não é lavável. O indicado é aplicar o papel de parede vinilizado." Ela lembra que, no caso de aplicação em banheiros, é possível usar na área externa ao box do chuveiro.

Parede pronta para pintar

Antes de aplicar o papel, é importante que a parede esteja livre de imperfeições, ou seja, pronta para ser pintada. "A parede já deve ter recebido a massa corrida fina e o selador. Um ponto importantíssimo, para que haja durabilidade do papel, é que o local deve estar livre das infiltrações, para evitar o risco do papel soltar." Beatriz lembra, ainda, que a aplicação é rápida, não havendo qualquer tipo de incômodo caso o morador esteja em casa. "Não há cheiro algum porque a cola usada é à base de água."

Papel de parede Papel de parede Papel de parede
Personalidade aos ambientes

Os papéis de parede podem ser encontrados com desenhos variados. Cores e formas podem auxiliar na sensação de ampliação ou redução de espaços. "Ao contrário do que muitos pensam, a aplicação de papéis de parede pode ampliar espaços pequenos. O material confere, ainda, certo ar de aconchego a ambientes diversos."

Além de formas e desenhos, que podem apresentar temática clássica, divertida, infantil, entre outras, é possível verificar papéis que imitam madeira, pedras, tijolo de demolição, entre outros temas. "O ideal é que a escolha seja orientada pelo mobiliário e pelos acessórios que compõem ou irão compor o ambiente. No caso de móveis muito coloridos, o papel deve ser mais clean, embora existam pessoas que optam por algo que está muito na moda, o composê, uma mistura de listras com estampas. Nesse caso, o ideal é ser auxiliado pelo bom senso, a fim de que o ambiente não fique pesado."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

junção de papel e tecido em uma mesma trama, o que acaba conferindo textura a alguns papéis