Reaproveite fitas cassete e confeccione porta-lápisCom as fitas e as embalagens onde elas são guardadas é possível montar objetos que ajudam a organizar e enfeitar o ambiente de trabalho ou de casa

Aline Furtado
Repórter
12/11/2011
Porta-lápis

Sabe aquelas fitas cassete que já estiveram entre as paradas de sucesso e, hoje, estão jogadas em algum canto de casa? Que tal dar a elas uma nova função? A dica do artista plástico, Wagner Hansen.

Com as fitas e com as embalagens onde elas são guardadas é possível montar porta-lápis que ajudam a organizar e enfeitar o ambiente de trabalho ou de casa. É uma forma de reaproveitar materiais, a chamada reciclagem.

"É possível aproveitar muita coisa que à primeira vista não teria utilidade alguma. Basta observar as formas dos objetos e visualizar o pode ser criado a partir de um material que não serve mais."

Usando as fitas cassete

Para confeccionar o porta-lápis a partir das fitas, você vai precisar de duas fitas cassete; oito braçadeiras plásticas; um pedaço de material plástico, tipo uma tampa de pote de margarina; cola quente ou adesivo instantâneo universal; uma chave de fenda; uma caneta.

Comece retirando o parafuso localizado na parte inferior da fita. Cada uma das fitas será dividida, então, em duas partes. Em cada uma das quatro partes das duas fitas cassete, faça uma marca com a caneta na parte superior, seguindo a direção dos furos da parte inferior da fita, que ficam ao lado de onde foi retirado o parafuso. Com o auxílio da chave de fenda aquecida no fogo, de uma furadeira ou de ferro de solda, faça os furos nas quatro partes das fitas. "Lembrando que se uma criança quiser montar a peça, que peça ajuda aos adultos", lembra Hansen.

Depois de feitos os furos, passe as braçadeiras e feche-as, unindo as quatro partes das fitas, dando forma ao porta-lápis. Recorte as pontas das braçadeiras. Para finalizar, utilize um molde de 6 cm por 6,5 cm e recorte, na tampa de margarina, a parte inferior do porta-lápis. Posicione o fundo e cole com a ajuda de cola quente ou adesivo instantâneo. Caso queira dar cor ao porta-lápis, é possível usar tinta spray para plástico.

Usando as embalagens

Porta-lápisPara montar o porta-lápis com as embalagens das fitas cassete, você vai precisar de duas embalagens; dois rebites; um pedaço de material plástico, tipo uma tampa de pote de margarina. Para começar, marque o meio da tampa frisada de cada embalagem. Esquente cada rebite no fogo e fure o local marcado. "É possível furar, ainda, com a ajuda de uma chave de fenda, esquentando a ponta no fogo", ensina Hansen.

Posicione as caixinhas abertas e, com o auxílio de um rebitador, feche os rebites, encaixando os lados opostos. Confeccione o fundo do porta-lápis em uma tampa de margarina, cortando com a ajuda do molde. Encaixe o fundo ou cole, se preferir, usando cola quente ou adesivo instantâneo. Depois de pronto, pinte, se quiser, com ajuda de tinta spray para plástico.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.