• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Confira as dicas para transformar uma quitinete

    Ambientes interligados e móveis funcionais tornam os pequenos apartamentos mais aconchegantes e práticos

    Andréa Moreira
    Repórter
    22/1/2013
    Quitinete

    O período letivo está prestes a ser iniciado, e isso gera uma enorme procura por apartamentos na cidade. Enquanto alguns preferem dividir a moradia com os amigos, outros optam por morar sozinhos e, em alguns casos, o local escolhido é uma quitinete. Porém, esses ambientes, apesar de serem fácies de serem conservados, podem trazer alguns problemas, como a disposição dos móveis, por exemplo.

    Para solucionar isso, a reportagem do Portal ACESSA.com conversou com o designer de interiores, Rodrigo Bissoli. "Parto do princípio que cada cliente possui um perfil. Então, antes de iniciar qualquer trabalho, tenho que entender os hábitos da pessoa, como: ele viaja muito, recebe muitos amigos ou os pais, tem o hábito de cozinhar em casa, namora ou é solteiro. Com base nessas informações, procuro criar um ambiente ideal e aconchegante para o cliente," explica.

    Para Bissoli, os locais pequenos, como as quitinetes, devem ser bem aproveitados, sempre fazendo uma junção de praticidade e estética. "Sou a favor dos ambientes múltiplos, abertos à comunicação. Afinal, hoje em dia, as pessoas não ficam mais isoladas. Quando recebemos os amigos, não ficamos trancados na cozinha, enquanto todos se reúnem na sala. Então, nada mais funcional do que ligar os ambientes", diz.

    Outra dica do especialista é sobre os móveis, ponto considerado fundamental. "Eles têm que ser multifuncionais. Por exemplo, o sofá pode ser cama e a bancada pode virar uma mesa de estudos. Com isso, o local será melhor aproveitado e o morador terá mais espaço", afirma. Valorizar as paredes também é outro destaque apresentado por Bissoli. "As prateleiras de parede são fundamentais em uma quitinete, pois elas não ocupam espaço e podem guardar uma variedade de objetos," acrescenta, revelando um truque muito usado para criar a sensação de um ambiente maior. "O uso de espelhos nas paredes faz com que o espaço se multiplique."

    Quitinete Quitinete

    As cores também são fundamentais para compor o ambiente, que segundo Bissoli, devem ser neutras. "O cinza ou cimento queimado estão na moda ultimamente. O objetivo de utilizar cores neutras é a facilidade de modificar o cômodo. Por exemplo, trocar a capa do sofá ou um quadro é muito mais fácil e barato do que ter que comprar um móvel novo ou pintar o local. E as cores neutras trazem mais opções de mudanças."

    As portas de correr também são muito utilizadas em pequenos espaços. "Devido às fiações e encanamento, é preferível que se use os trilhos para fora, não afetando assim nenhuma estrutura interna do apartamento, " orienta o profissional.

    Seguindo essas dicas simples e funcionais, Bissoli acredita que a pessoa terá um local aconchegante e confortável para viver. "O mais importante é a pessoa se sentir bem onde ela mora, e para isso, o fundamental é que o local tenha a personalidade do morador. Garanto que isso sempre irá trazer bem-estar", completa.

    Quitinete Quitinete

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.