Nove dicas para deixar sua sala aconchegante para receber os amigos no Carnaval

Por

Nove dicas para deixar sua sala aconchegante para receber os amigos no Carnaval

Nove dicas para deixar sua sala aconchegante para receber os amigos no Carnaval

 Luiz Henrique Duarte 9/02/2018

É tempo de folia, soltar a voz para cantar as tradicionais marchinhas carnavalescas, sempre no ritmo dos afoxés, pandeiros e tamborins, principais instrumentos de uma roda de samba. De norte a sul, as fantasias fazem parte do look dos foliões, trazendo a irreverência como ingrediente principal para brincar os dias do reinado do Momo.

Os dias de carnaval podem ser agradáveis e de relaxamento, recebendo os amigos e familiares em casa, com um ambiente aconchegante e muito simples de montar, utilizando alguns elementos que possuímos em nossos espaços. As salas de estar configuram-se entre os principais ambientes de nossas casas, utilizados para receber as nossas visitas e devem agregar o conforto, a funcionalidade e a praticidade, com muito estilo e sofisticação, porém, com uma atmosfera descontraída e acolhedora para os dias de carnaval. A simplicidade deve estar presente, através dos pequenos detalhes, onde a ordem é só uma: curtir e divertir-se!

Salas e carnaval

As tradicionais salas de estar ou livings para visitas correspondem aos ambientes destinados para receber as pessoas, entendendo-se, que são os espaços sociais mais utilizados por moradores de uma residência. As salas de estar apresentam a finalidade de promover as boas-vindas para os visitantes, deixando-os à vontade para interagir com os anfitriões. O carnaval contemporâneo, atualmente, é destinado ao descanso e relaxamento, onde a maioria das pessoas recarregam as energias ou aproveitam para receber pequenos grupos de amigos, com descontração e muito alto-astral. Para traduzir de uma forma mais real, podemos simplificar os nossos espaços sociais nesta época, embalando no ritmo das tradições de Momo e produzindo ambientes criativos, através de um layout flexível, agregando o conforto, a ergonomia e um mobiliário com linhas projetuais arrojadas e elegantes (Conceito Sier). Nesta edição especial, foi projetado um espaço descontraído, onde podemos receber os amigos e relaxar, confira as dicas:

  • Espaço: saiba as dimensões de seu ambiente e faça uma lista do número de convidados que irá receber. Caso possua um espaço gourmet ou varandas com cozinhas integradas, poderá utilizá-los para o conforto de todos.
  • Sofás: em nosso cenário, um sofá retrátil e reclinável, com linhas retilíneas e um design em formato quadrado, apresenta, na composição do seu assento, uma manta fixa e lapelas bordadas na costura. O tecido é impermeável, confeccionado em linho natural. Detalhes pontificam para estabelecer o conforto dos usuários e a ergonomia, evitando distorções musculares. Para assistir os bailes e desfiles carnavalescos, descansar ou sentar-se com os amigos, este sofá moderno e tecnológico garante a sua multifuncionalidade.
  • Poltronas: três poltronas de aproximação compõe o espaço, promovendo um layout flexível e à disponibilidade de mais lugares para o assento dos convidados. Um puff com tecido estampado é exposto para compor a atmosfera descontraída. Os tecidos neutros são utilizados como revestimentos, evitando o desequilíbrio estético e pontual.
  • Mesas: duas mesas centrais são expostas paralelamente, e apresentam um desnível em seu tampo. As lâminas em madeira cinamomo castanho e a laca off-white aplicada com tintas sayerlack garantem à durabilidade e resistência.
  • Mesas laterais: funcionam como apoio para a luminária em cerâmica verde, com a cúpula plissada e expõe adornos decorativos.
  • Almofadas: seguem a paleta de cores dos tons de azul, com nuances que são tendências, como o blue jeans e o turquoise.
  • Tapete: o tapete em sisal sintético, é exposto estrategicamente, aquecendo o espaço e permitindo que os convidados ou usuários circulem descalços, afinal, é carnaval!
  • Painel e som: o painel, apresenta, lâminas em madeira de carvalho, com à tonalidade damasco natural. O som da TV central, apresenta uma estação de subwoofer, ampliando à potência sonora de acordo com a reverberação desejada
  • Gravuras: gravuras com registros de momentos do cinema hollywoodiano compõe o espaço.

Um papel de parede com motivos tropicais deixa o ambiente acolhedor, como o espelho retangular, exposto em uma das paredes laterais. O painel de brise vertical, setoriza e divide o espaço com charme e estilo. As entradas gourmets, bebidas, copos, petiscos e taças, formam agrupados informalmente sobre o tampo da mesa central, em bandejas, bailarinas de vidro para bolos e cooler transparente. "Para decoração e conforto, utilizamos o que possuímos, como as almofadas e utilitários de nossa própria cozinha, pensando na praticidade de uma casa que recebe pessoas e uma sala que funciona", finaliza a designer de interiores Elaine Almeida.

As fotos exclusivas da coluna Casa Arrumada registram.