O artesanato mineiro na decoração

Por

O artesanato mineiro na decora??o
Luiz Henrique Duarte 22/07/2016

O artesanato mineiro na decoração

A arte reúne formas de ser expressada, com as diversas técnicas, encontradas no artesanato mineiro. Com uma enorme variedade de produtos, os artesãos, desenvolvem suas habilidades, em peças que contam histórias e reproduzem sentimentos. Atualmente, é uma forte tendência o mix de elementos artesanais, confeccionados à mão, seja na arquitetura ou no design de interiores. O artesanal ganha força promovendo a identidade regional, dos diferentes estados brasileiros e mais precisamente, de Minas Gerais, preservando a cultura e os hábitos, em técnicas  exclusivas, herdadas de gerações ou ensinadas como instrumento para preservar os costumes.

Com uma grande variedade de possibilidades, para ser usado na decoração de interiores, seja em ambientes residenciais ou comerciais, o artesanato mineiro é reconhecido nacionalmente, com repercussão internacional, confirmando nomes expressivos de artistas ou simplesmente mãos talentosas e anônimas, mas com codinomes que fazem evidenciar seus talentos, na mais bela forma.

Do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, passando pelo Rio Doce, Resende Costa e Tiradentes, a arte mineira é riquíssima em design e esculpida de diferentes formas e maneiras. Das esculturas em barro, peças em madeiras de demolição ou trabalhos manuais, como bordados, crochê e retalhos, estas peças garantem a cor aos espaços, contrastando com um mobiliário contemporâneo e industrializado.

Mas, Minas Gerais é a certeza do progresso, da ciência e da tecnologia, oferecendo riquezas para a economia brasileira, com o terceiro PIB nacional. O artesanato representa uma enorme atividade econômica. Das riquezas naturais, no território mineiro encontra-se minério de ferro, manganês, ouro, café, produtos agrícolas e uma agropecuária sólida. Aqui, já aconteceu fatos históricos, como a Inconfidência Mineira e imortalizou talentos como do mestre Aleijadinho. Consolidou o estilo Barroco, presente inclusive na decoração e até romances, como o do autor Tomás Antônio Gonzaga, em " Marília de Dirceu ", cenário na história Vila Rica, hoje Ouro Preto.

Para os projetos de interiores, o artesanato mineiro, propaga uma atmosfera de glamour, mas, sabendo usar e expor as peças corretamente, para valorizar o ambiente e a arte, promovendo o estilo e trazendo uma identidade ao espaço, sempre de acordo com a personalidade do dono da casa. As peças, podem ser simples, como um porta controle remoto, um pequeno tapete, uma escultura ou toalhas de mesa. A arte é sublime, subjetiva, o jeito de confecção da peça é que torna-a especial.

Em Juiz de Fora, a Associação dos Artesãos de São Mateus, fundado há dezoito anos, reúne mestres em confeccionar a arte, em forma de acessórios e objetos decorativos, para todos os ambientes de casa. Tudo é criado baseado nas tradicionais técnicas artesanais, como o fuxico e o patchwork, além dos panos de prato,  toalhas bordadas com ponto cruz e renda gripir.

Atualmente, está acontecendo sempre nas três primeiras semanas de todo mês, a "Quinta Artesanal", sempre às quintas-feiras, no primeiro piso do Santa Cruz Shopping, na região Central da cidade, onde cerca de 60 expositores apresentam seus artigos, sempre em cada edição com participantes diferentes, promovendo a oportunidade para todos e a possibilidade de encontrar novos e diferentes produtos, seja  para casa ou objetos pessoais, além de uma linha pet e alimentos sem glúten e lactose.

Além de garantir a interação do público com os artigos que encantam e surpreendem, a "Quinta Artesanal", de acordo com Maria Ivany Gomes da Silva, presidente da Associação dos Artesãos de São Mateus (AASM), tem como objetivo "propagar o artesanato de uma forma em geral e chamar a atenção para a feira que acontece em São Mateus, que somos antigos lá, a associação existe desde 1997, e a feira desde 1998, e agora, vamos ser tombados pelo Patrimônio Histórico, só falta a última aprovação", enfatiza Ivany.

Para presentear e escrever os mais belos pensamentos e mensagens de afeto, destacamos os emocionantes cartões da "Kirigami". Os recém-nascidos ganham acessórios exclusivos com detalhes únicos, do "Ateliê Santa Rosa" e as mamães ainda podem compor os quartos com fantoches educativos e pedagógicos da "Pitucha", com uma linha de personagens únicos. Os lavabos recebem elaboradas toalhas com detalhes da "Arte com Fitas" e as "Amigas do Pathwork" criam peças com retalhos maravilhosos em uma harmonia estética e visual singular, que hoje é uma tendência forte na decoração.

O sucesso de parceria com o shopping garante muita satisfação, "as feiras tem feito grande sucesso com nosso público, além de trazermos um tipo de produto diferente do encontrado no shopping, também trazemos esse clima gostoso de feira, já está se tornando uma marca do shopping e também uma forma bacana de incentivar os produtores locais, já que essa parceria busca valorizar os artesãos de nossa cidade, em especial da Associação de Artesãos se São Mateus", argumenta o síndico do condomínio do Santa Cruz Shopping, Luciano Rodrigues Sobrinho.

O cheiro de uma casa arrumada revela quem somos, onde o "Atelier Flor de Algodão" segue uma linha natural ou o elegante frescor das essências "Lumminare Provence", que rouba todas as cenas, um néctar para o olfato. As caixas decorativas e a arte sacra, está presente através do "Atelier Dedo Dy Dondoca", criação da artista plástica Adriana Marinho.

Mas esta encantadora feirinha exibe ainda os simpáticos sorrisos das artesãs Rosa Maria e Flávia Antonio, com simpatia, boa conversa e belíssimas toalhas e centros de mesa, além de porta objetos confeccionados em pedrarias. E não é só de decoração que se vive, os deliciosos biscoitos caseiros da  "Tia Marise" deixa qualquer convidado com vontade de degustar essas maravilhas rezando, agradecendo por um sabor incomparável, não deixando a desejar para nenhum "pétit full" de qualquer casa de chá cinco estrelas.

E a filantropia também acontece, como na tradicional festa junina, que terá renda em benefício a Casa São Camilo de Lelis, sábado, de 09h às 15h, na própria praça do bairro São Mateus, com direto a muita diversão, alto astral, é claro! Ah, sem contar com os produtos para você decorar a sua casa, com muito estilo, fazendo a diferença!

As fotos exclusivas de Jorge Júnior registram.

Feira de Artesanato:
Associação dos Artesãos de São Mateus  www.artesanatojf.com.br

.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com